Digitado por Fábio Pereira Boa Vista



Baixar 29,37 Kb.
Encontro28.05.2017
Tamanho29,37 Kb.

  1. COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ SIQUEIRA ROSAS – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

    1. Rua Maringá, 350 – Centro – Rosário do Ivaí/PR Fone/Fax: (43) 3465-1169


e-mail: rsojoserosas@seed.pr.gov.br -

Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã

VALQUIRIA DA SILVA BARBOSA DE LIMA


PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
ENSINO RELIGIOSO
ENSINO FUNDAMENTAL

Rosário do Ivaí - PR

2010

SUMÁRIO

FUNDAMENTOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS …........................................... 3

    1. CONTEÚDOS ESTRUTURANTES ….....................................................................5



CONTEÚDOS BÁSICOS …....................................................................................5
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS ….................................................….5

      1. PRÁTICAS AVALIATIVAS ….................................................................................6


REFERÊNCIAS …...................................................................................................7


FUNDAMENTOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS

O Ensino Religioso, contribui para superar a desigualdade étnica religiosa e garantir direito de liberdade de crença. É certo que não se pode negar que as relações de convivência entre grupos diferentes é marcado pelo preconceito, sendo isso um dos grandes desafios da escola, que pretende ser um espaço da discussão por meio da disciplina de Ensino Religioso. Essa compreensão deve favorecer o respeito à diversidade cultural e religiosa, e em suas relações éticas e sociais diante da sociedade, tomando medidas de repúdio a toda e qualquer forma de preconceito e discriminação e o reconhecimento de que, todos nós, somos portadores de singularidades.

O Ensino Religioso permitirá que os educandos possam refletir e entender como os grupos sociais se constituem culturalmente e como se relacionam com o sagrado. E, ainda, compreender suas trajetórias, suas manifestações no espaço escolar, estabelecendo relações entre culturas, espaços e diferenças, para que no entendimento destes elementos o educando possa elaborar o seu saber, passando a entender a diversidade de nossa cultura, marcado pela religiosidade.

O desenvolvimento dos conteúdos deve ocorrer de forma integrada, abordando os conhecimentos sobre os mecanismos históricos e a organização dos valores para compreender as diferentes culturas. Compreender os processos do Ensino Religioso através da vivência humana na sociedade, comparando presente e passado em relação aos contextos sociais, étnicos e religiosos. Oportunizando o educando a refletir a formação do sujeito investigando em busca de compreender o sagrado para a sua vida.

A partir desta perspectiva o sagrado passará todo currículo de Ensino Religioso, de modo a permitir uma análise mais ampla de sua presença nas diferentes manifestações religiosas, estabelecendo instâncias para análise e reconhecimento do sagrado. O Ensino Religioso influenciara a compreensão de mundo e a maneira com que o ser humano vive.

O Ensino Religioso visa proporcionar aos educandos a oportunidade de identificação, entendimento, conhecimento, aprendizagem em relação às diferentes manifestações religiosas presentes na sociedade, de tal forma que tenham a amplitude da própria cultura em que se insere.

O Ensino Religioso permitirá que os educandos possam refletir e entender como os grupos sociais se constituem culturalmente e como se relacionam com o sagrado.

Compreender suas trajetórias, suas manifestações no espaço escolar, estabelecendo relações entre culturas, espaços e diferenças, para que no entendimento destes elementos o educando possa elaborar o seu saber, passando a entender a diversidade de nossa cultura, marcada pela religiosidade.


Desafios educacionais Contemporâneos e Diversidade
Contemplando as Leis nº 10.639/03 e 11.645/08 “História e Cultura Afro Brasileira e Indígena”, a Lei 9.795/99 “Educação Ambiental”, as Leis 11.733/97 e 11.734/97 “Prevenção da AIDS e Educação Sexual”, os temas relacionados aos desafios educacionais contemporâneos e a diversidade, serão desenvolvidos ao longo do ano letivo em coerência com os conteúdos a serem trabalhados e também a necessidade observada na turma em relação a tais temas.


    1. CONTEÚDOS ESTRUTURANTES




  • Paisagem Religiosa

  • Universo Simbólico Religioso

  • Textos Sagrados



CONTEÚDOS BÁSICOS




ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS

A disciplina de Ensino Religioso como uma disciplina de conhecimento tem como indicativo escolar as relações sociais humanas em respeito as várias formas de existir refletindo princípios significativos no que diz respeito a vida.

Por isso faz se necessário a memória de fatos antigos podendo valer-se de todos os tipos de recursos como, slides, pesquisas na internet, documentários, fotos, vídeos entre outros. Podendo proporcionar aos educandos melhor compreensão.

Uma outra opção muito rica é a pesquisa em sala para conhecer as tradições religiosas existentes na comunidade, podendo fazer relatos e até exposições.



      1. PRÁTICAS AVALIATIVAS

A disciplina de Ensino Religioso, faz-se necessário destacar os procedimentos avaliativos a serem adotados, uma vez que este componente curricular não tem a mesma orientação que a maioria das disciplinas no que se referem a atribuição de notas e conceitos. O Ensino Religioso não se constitui como objeto de reprovação, bem como não terá registros de notas ou conceitos na documentação escolar, isso se justifica pelo caráter facultativo da matrícula na disciplina.

A avaliação não deixa de ser um dos elementos integrantes no processo educativo na disciplina de Ensino Religioso.

Mesmo que não haja aferição de notas ou conceitos que impliquem na reprovação ou aprovação dos alunos, essas diretrizes orientam que o professor proceda ao registro formal do processo avaliativo, adotando instrumentos (vídeos, mapas, laboratório de informática e tudo que possa contribuir para uma melhor aprendizagem, que permitam a escola, ao aluno, aos seus pais ou responsáveis, identificarem os progressos obtidos na disciplina.



REFERÊNCIAS

100 histórias que educam para a vida. Contos que encantam. Editora Mundo e Missão, 2006.


Equipe do Jornal Missão Jovem. Vivendo e Aprendendo. Editora Mundo e Missão, 2002.
HEERDT, Mauri Luiz. Como Educar Hoje. Editora Mundo e Missão, 2003.
HEERDT, Mauri Luiz. Educando para a vida. Editora Mundo e Missão, 2003.
JORDACK, Dora M. Religiões do Mundo. Editora Brasileira.
PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Caderno Pedagógico de Ensino Religioso – O Sagrado no Ensino Religioso. Curitiba: Memvavmem Editora, 2008.
PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Ensino Religioso. Curitiba, 2008.



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal