Dicas e Técnicas



Baixar 10,49 Kb.
Encontro29.05.2017
Tamanho10,49 Kb.

FILMES
Um estranho no ninho ("One flew over the cuckoo's nest") - Impossível não começar por esse filme. Já é um clássico na discussão da normalidade e da questão dos hospitais psiquiátricos. Jack Nicholson está impecável, como sempre, no papel de um presidiário internado por "comportamento anti-social".

Para lembrar um grande amor ("Do you remember love") - Filme de 1985, onde Joanne Woodward faz uma professora universitária em um processo de Doença de Alzheimer. Comovente e perfeito.

Repulsa ao sexo - Um clássico de Roman Polanski, onde Catheriene Deneuve faz uma jovem em um processo psicótico. As cenas das alucinações, mesmo sem os efeitos especiais de hoje, são um primor.

Asas da liberdade ("Bird") - Um belo filme que retrata um quadro catatônico de um soldado ferido em guerra e internado em um manicômio. A cena final é surpreendente.

Mr. Jones - Richard Gere é um maníaco-depressivo que se envolve com a psiquiatra. Vale mais pelo charme de Gere que pelo conteúdo psiquiátrico.

Meninos não choram ("Boys don't cry") - Belíssimo e doloroso filme que discute a questão da inadequação de gênero. 

Garota interrompida ("Girl, interrupted") - Baseado em fatos reais, mais um filme a discutir as arbitrariedades do conceito de normalidade e a adaptação a loucura como forma de normalidade. Angelina Jolie está fantástica no papel.

Melhor, impossível ("As good as it gets") - Jack Nicholson como um neurótico obsessivo-compulsivo em papel que lhe valeu um Oscar.

Trumann Show e Matrix - Dois filmes que discutem o conceito de realidade, sob óticas e estilos diferentes, que valem a pena. 

O pescador de ilusões ("Fisher king") - O encontro entre um "yuppie" e um "homeless" psicótico nas ruas de Nova Iorque. Apesar das belas cenas das alucinações visuais o filme é mais uma discussão sobre projetos de vida.

Shinne - A história real de um genial pianista diagnosticado como esquizofrênico. Para ver e conferir se seria esse mesmo o possível diagnóstico.

Na corda bamba ("Sing Blade") e Poder da emoção ("Digging to China") - Dois filmes que narram a amizade entre crianças e adultos com retardo mental. O primeiro com Billy Bob Thornton  e o segundo com Kevin Bacon nos papéis principais, são exemplos de excelentes interpretações.

Os 12 macacos ("12 monkeys") - Em um ambiente do futuro, esse filme de ficção científica mostra-nos que o hospício continua o mesmo, apesar de todos os avanços tecnológicos.

Desejos ("Final analysis") e Príncipe das marés ("Prince of tides") são dois dos inúmeros filmes que tratam da relação entre terapeuta e paciente. Ambos são exemplos do que não deve ocorrer.

Bicho de 7 cabeças - O fantástico filme brasileiro baseado no livro "Canto dos malditos" (citado abaixo), tem Rodrigo Santoro, em excepcional atuação, no papel do adolescente internado em um hospício por ter sido descoberto com um cigarro de maconha. Imperdível.

Dr. Mumford ("Mumford") - Interessante para se discutir a necessidade de uma formação específica para o terapeuta. Será que apenas o "saber ouvir" e o bom senso não bastariam?

Angel baby - Filme australiano que mostra uma relação afetiva entre dois esquizofrênicos. Algumas vezes lírico, algumas vezes angustiante. 

Um mente brilhante ("A beautiful mind") - Narra a história verídica do premio Nobel da Matemática John Nash, portador de esquizofrenia. 

Mentes que brilham ("Litlle man Tate") - uma criança superdotada intelectualmente e suas dificuldades de adaptação.

Contos de Nova York ("The New York story") - tres histórias contadas por tres famosos diretores de Hollywood. Uma delas - "Edipo Arrasado" - é uma comédia de Wood Allen e trata de uma mãe dominadora que "enlouquece" o filho. Muito divertida.

 

 



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal