Dia da Associação Portuguesa de Desportos



Baixar 13 Kb.
Encontro26.07.2018
Tamanho13 Kb.


PROJETO DE LEI Nº 587, DE 2009
Institui o "Dia da Associação Portuguesa de Desportos"



A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETA:
Artigo 1º - Fica instituído o “Dia da Associação Portuguesa de Desportos”, a ser comemorado, anualmente, em 14 de agosto.
Artigo 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.



JUSTIFICATIVA

Surgia em 14 de agosto de 1920, a Associação Portuguesa de Esportes, pela união de 5 clubes brasileiros de origem portuguesa: Lusíadas Futebol Clube, Portugal Marinhense, Associação Cinco de Outubro, Associação Atlética Marquês de Pombal e Esporte Club Lusitano.


Em 2 de setembro de 1920, o pedido de filiação foi deferido pela APEA – Associação Paulista de Esportes Atléticos, porém não havia mais tempo para a inscrição no campeonato, então a Portuguesa uniu-se ao Mackenzie que já estava inscrito e juntos participaram do campeonato daquele ano.
A Associação Atlética Mackenzie, fundada em 1898,foi o primeiro clube de futebol brasileiro, formada por alunos do Mackenzie College. Até 1922 a Portuguesa-Mackenzie disputou os certames pela APEA. Desligaram-se em 1923. Em 1940 o clube recebeu o nome atual ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS, naquela época com sede na Rua Cesário Ramalho.

Em 1922, compra as instalações da Praça de Esportes União Artística Recreativa Cambuci, inaugurada em 25 de janeiro de 1925. Em 1926 aconteceu a primeira Festa Junina, na verdade joanina, pois era somente no Dia de São João. Em 1957, como Festa Junina realmente, pois comemorava também Dia de Santo Antonio e Dia de São Pedro. Os festejos são um sucesso até hoje, comemorados no Estádio do Canindé.


Em 1929, no nono aniversário do Clube é comprado um terreno no Bairro do Ipiranga, na Avenida Tereza Cristina. Em seguida, o time fixou sede no Largo de São Bento, foram dias de muitas glórias, inclusive com a conquista do título Tri-Fita Azul do futebol brasileiro. Tratava-se de um troféu oferecido pelo jornal A Gazeta Esportiva ao time brasileiro que conquistasse invicto, dez jogos fora do país.
Em 1956, na gestão de Luiz Portes Monteiro, a Portuguesa adquiriu o atual espaço no Canindé.
Em 1966 assumiu Mário Augusto Isaías, iniciando a campanha “Time de Ouro”, com o objetivo de obter recursos para o departamento profissional. Neste mesmo ano foi disputado o último Torneio Rio - São Paulo.
Em 1967 começou o Torneio Roberto Gomes Pedrosa. A Portuguesa lança títulos especiais para os associados, a fim de arrecadar recursos para realizações como o tão esperado Ginásio de Esportes.
Em 1969 é concluído o Ginásio de Esportes, graças ao carnê “Jubileu de Ouro”, campanha que durou até 1971, tratava-se de um empréstimo de associados e simpatizantes de Dez Cruzeiros Novos mensais, durante dois anos.
Em 1971, é disputado o primeiro Campeonato Brasileiro. E o estádio da Portuguesa é inaugurado em 1972, com dez mil lugares. Em agosto do mesmo ano concluíram-se as obras do alojamento para os jogadores, da lanchonete e do Departamento Médico recebendo o nome de Dr. Senna Manso, homenagem ao grande médico da Portuguesa e do Futebol Paulista.
Em 1973 a Portuguesa conquista o Título do Campeonato Paulista. Em 30 de maio daquele ano, o então Prefeito da Cidade de São Paulo, José Carlos de Figueiredo Ferraz, em reconhecimento ao papel social e cultural da Portuguesa, procede a doação de um terreno de quatorze mil e setecentos metros ao clube. Conquista a Taça São Paulo.
Em 1976 conquista a Taça Governador do Estado e em 1977 inicia-se o Departamento de Atletismo e é realizada a primeira Volta Pedestre ao Canindé.
Em 10 de maio de1981, o Canindé foi palco de uma manifestação de fé pela população religiosa de todo o Brasil, de helicóptero, chegava de Portugal a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Foi recebida por quinze mil pessoas, em cerimônia transmitida pelos veículos de comunicação para todo o país.
Em 1982, outras obras eram inauguradas, como a Sala de Imprensa, em 18 de julho. Nesse ano foi reconhecida oficialmente a qualidade das festas juninas, passando a figurar no calendário turístico do estado de São Paulo. E em 31 de agosto é criado o Museu Histórico.
Em 1985 conquista o Vice Campeonato Paulista. Em 1987 o Presidente de Portugal visita as instalações do clube sendo recepcionado pela colônia lusa de São Paulo.
Em 1988 o então Governador de São Paulo, Orestes Quércia, procede a doação de uma área, onde está instalado o Centro de Treinamento. Em 8 de dezembro daquele ano, é registrado o público recorde da história do Canindé:19.633 espectadores assistiram a disputa entre Portuguesa e Flamengo
Em 1991, a Portuguesa é campeã invicta da Copa São Paulo e revelou o craque Dener que estreava na Seleção Brasileira em 27 de março. Lamentavelmente o atleta faleceu em 19 de abril de 1994, vítima de acidente automobilístico.
Em 1996 a Portuguesa sagrou-se Vice Campeã brasileira de futebol, recebendo o título: “Portuguesa, a namoradinha do Brasil”, pela crônica esportiva.
Em 1998 a Portuguesa entra para o seleto “Clube dos Treze”. A Lusa foi campeã paulista de futebol feminino.
Em 2002 passa para a série B do Campeonato. Em 2005 é lançada a campanha: “Lusa Rumo a Primeira Divisão”
Em 2007 as festas juninas batem todos os recordes de público, com mais de cento e dez mil pessoas. Nesse ano também é inaugurada a primeira loja oficial da Portuguesa”Lusa Mania & Sports”Em 24 de novembro, após cinco anos, o Clube volta à série A do Campeonato Brasileiro, estando entre os vinte maiores clubes do país. Conquista o Campeonato Paulista A2.
Sem dúvida a Associação Portuguesa de Desportos tanto na área esportiva, como social tem beneficiado uma grande parcela da população paulista, além de ser o grande elo entre o Brasil e Portugal, laços de amizade sempre fortalecidos pelo clube que demonstra uma característica típica da Cidade de São Paulo, que é receber com carinho e respeito os estrangeiros de todo o mundo, visando a harmonia entre os povos. Motivos suficientes para a aprovação deste projeto de lei, que vem propor uma justa homenagem a esse clube que se destaca em nosso Estado.


Sala das Sessões, em 5-8-2009.
a) Chico Sardelli - PV





©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal