Densidade da "substância madeira" para o eucalipto



Baixar 50,13 Kb.
Encontro22.05.2017
Tamanho50,13 Kb.




Pergunte ao Euca Expert / Ask the Euca X Pert
www.eucalyptus.com.br
www.celso-foelkel.com.br
___________________________________________________

Perguntas / Questions

___________________________________________________

Pergunta nº: 809/Question nº: 809
Título: /Title: Densidade da "substância madeira" para o eucalipto.

Por: / By: Fernando Gadelha


E-mail: fhlg_9@hotmail.com
Questão: /Question:
Caro Celso Foelkel, boa tarde.

Estou fazendo minha dissertação sobre rendimento energético da lenha de eucalipto e entre os vários trabalhos que tenho lido, todos citam seu trabalho MÉTODOS PARA DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE BÁSICA DE CAVACOS PARA CONÍFERAS E FOLHOSAS (1971) na metodologia para determinação da densidade básica da madeira e seguem a expressão matemática apresentada, onde mostra um valor 1,53 para a densidade da substância madeira. Então fui procurar a definição de "substância madeira" e não achei nada muito claro. Você tem algum material que apresente a definição de substância madeira e o porquê desse valor de 1,53? É um valor para qualquer madeira?


 
No aguardo

 

Att:


Fernando Henrique de Lima Gadelha


Eng Florestal - Mestrando em Ciências Florestais / UFRPE

_________________________________________________
Resposta por Celso Foelkel: / Answer by Celso Foelkel:
Fernando, bom dia.

Esse tema sempre gera dúvidas nas pessoas. Quando eu dava aulas de química da madeira, tinha o seguinte exemplo: Imaginemos que um tijolo totalmente sólido (100% massa de tijolo) tenha uma densidade de 1,4 g/cm³. Um tijolo com furos, desses que se usam muito hoje em dia, tem na parte sólida uma densidade de tijolo sólido (1,4 g/cm³), mas o tijolo em si, por ser poroso, com furações e poros, tem densidade muito mais baixa, talvez 0,8 g/cm³.

A madeira seria assim também. Ela é muito porosa. Por exemplo, a madeira do eucalipto tem porosidades que variam entre 50 a 75% do seu volume total. São espaços vazios dos lúmens das células e até mesmo espaços microscópicos nas paredes (pontuações, micro-fraturas, etc.).

A "substância madeira" seria a parte totalmente sólida da madeira, 100% paredes celulares. Já a densidade básica da madeira é medida com o peso da parte sólida, mas dividido pelo volume contendo a porosidade. Em meu capítulo mais recente, lançado como número 15 de meu Eucalyptus Online Book dou alguns exemplos sobre vazios e porosidade da madeira. O capítulo é sobre impregnação dos cavacos de madeira por licor kraft de cozimento. É para esses poros que o licor penetra mais facilmente. Você pode baixar esse capítulo em: http://www.eucalyptus.com.br/eucaliptos/PT15_ImpregnacaoCavacos.pdf  

Voltando à substância madeira: a forma de se medir a sua densidade é transformando a madeira em pó e pesando o seu peso (ou massa) absolutamente seca (sem umidade alguma). Mas como achar o volume de sólidos, só de paredes, desse peso de substância madeira? Precisamos desse volume para calcular a densidade. Para isso, usa-se um picnômetro, que é um vaso de vidro muito calibrado e com seu volume absolutamente conhecido. Põe-se um dado peso seco de madeira em pó dentro do picnômetro e se completa o volume até o menisco, na completa impregnação do pó com um líquido que molhe bem a madeira, ocupando todos os espaços vazios desse pó. Pode ser água, mas pode ser também acetona, éter, álcool, etc. Por diferenças de peso ou por leis hidrostáticas (tipo empuxo do volume de líquido deslocado) pode-se calcular o volume de paredes celulares desse pó de madeira (que está dentro do picnômetro).

Já fiz isso com madeira e fibras de eucalipto, inclusive em minhas aulas práticas quando lecionava na ESALQ e na UFV.

Bom, os estudos mostram que a densidade da substância madeira varia muito pouco de uma madeira para outra, entre 1,51 a 1,55 g/cm³ - preferindo-se usar o valor mais comum que é 1,53 e que se aplica muito bem tanto aos Pinus, como aos Eucalyptus.

Para lhe esclarecer melhor ainda, sugiro ler algumas das referências citadas nas pesquisas que lhe fiz no Google :



http://scholar.google.com.br/scholar?num=100&hl=pt-BR&lr=&q=%22density+of+wood+substance%22&btnG=Pesquisar&lr

Para o espanhol:



http://www.google.cl/search?hl=es&num=100&q=%22sustancia+madera%22+densidad&meta

Para o português (muito pouco disponível):



http://www.google.com.br/search?q=%22densidade+da+subst%C3%A2ncia+madeira%22&hl=pt-BR&num=100&filter=0

Um abraço, espero que tenha sido útil essa explicação.

Celso Foelkel

__________________________________________________
Outros Comentários: / Other Comments:
Por: / By: Fernando Gadelha
E-mail: fhlg_9@hotmail.com
Muito obrigado

Att:


Fernando Henrique de Lima Gadelha

Eng Florestal - Mestrando em Ciências Florestais / UFRPE



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal