De 12- cinema – 6ª série



Baixar 37,97 Kb.
Encontro10.09.2017
Tamanho37,97 Kb.


PA_Antes_7_DE12

Atividade 1: O que você já sabe

Professor, estimule o aluno a pensar sobre a importância do cotidiano na criação da obra de arte, seja ela um filme, uma peça de teatro, um romance etc. Vale destacar que uma história, uma imagem, uma música podem inspirar a criação de um filme, e quanto melhor for o observador mais detalhes que se assemelham à realidade ele mostrará em sua obra, seja um documentário ou uma ficção.
No cinema, é notório que contos populares e clássicos, histórias em quadrinhos e a vida real inspiram muitas produções em diferentes gêneros.
Os gêneros classificam os filmes que podem documentar uma realidade, criar uma ficção ou misturar as duas linguagens. No cinema existem vários gêneros: animação, aventura, fantasia, comédia, comédia romântica, ação, cult (filmes antigos ou alternativos que têm um grupo de fãs), documentário, drama, suspense, faroeste, ficção científica, guerra, série, musical, drama, suspense, filme noir (em preto-e-branco), propaganda, policial, erótico, terror e muitos outros.
Nesta DE, daremos um foco especial ao cinema de animação.

Atividade 2: A fotografia e o cinema

Nesta atividade, o aluno passa a conhecer a origem do cinema, a partir da fotografia.
Vale destacar que a fotografia não apenas precedeu o cinema, mas até hoje é um dos recursos dele, pois há a filmagem e a fotografia de cada quadro. Outro papel importante da fotografia na história do cinema é a questão do filme, pois, a partir do filme fotográfico criado por Eastman (1854-1956), da Kodak, foi possível criar a película (filme em rolo) para o cinema.
A animação das imagens, descoberta pelo fotógrafo Eadweard Muybridge (1830-1904), contribuiu muito para a invenção do cinema, pois, através do fuzil fotográfico, ele conseguiu capturar várias imagens em sequência e depois pôde colocá-las em movimento.
DE8 8º ano - http://www.estudamaisbrasil.com.br/conteudo/pagina/0,6313,BRA2-3782-,00.html – A arte da fotografia
Dica de livro: História da fotografia. Autor: SOUGEZ, Marie-Loup.
Para saber mais:

http://www.klick.com.br/2006/conteudo/pagina/0,6313,PPR-692--692,00.html - Biblioteca/Artes/História do cinema brasileiro

http://www.klick.com.br/enciclo/encicloverb/0,5977,PPR-6208,00.html - Enciclopédia Viva/C/CI/CINEMA

http://www.klick.com.br/enciclo/encicloverb/0,5977,PPR-726,00.html - Enciclopédia Viva/F/FO/FOTOGRAFIA

http://www.klick.com.br/conteudo/pagina/0,6313,PPR-698-,00.html - Biblioteca/Artes/A história da fotografia

Atividade 3: A tecnologia


Nesta atividade são apresentados alguns recursos do cinema utilizados ao longo dos séculos. Além disso, a turma fica conhecendo também os modos de produção analógica e digital.

Existe uma discussão acerca desse título de ‘primeiro desenho animado’. Pois o francês Émile Reynaud projetou o praxinoscópio (1877), sistema de animação com 12 imagens por segundo, filmado em aproximadamente 500 a 600 quadros (desenhos). Mas a primeira apresentação conhecida de Reynaud, que supostamente é tido como o primeiro curta-metragem de desenho animado, foi datado em 1892.



Para saber mais: http://www.canalkids.com.br/arte/cinema/teatro.htm

Atividade 4: O cinema e a animação


Nesta atividade, o aluno aprende sobre a técnica, a magia e a ilusão de ótica permitidas pelo filme de animação através do stop motion, como podemos ver em bonecos e nos primeiros desenhos da história da animação, quando a fotografia dos quadros (frames) era o único recurso usado para criar a ilusão do movimento. Evidencie que hoje, com a animação digital, os desenhos evoluíram e utilizam também recursos em 2D e animação em 3D.
Stop motion:

George Mélies (1861 – 1938), mágico ilusionista francês, fez uso de seus truques adaptando-os em atos prodigiosos, filmando pausadamente imagem por imagem, repetindo diversas vezes o processo, o que posteriormente ficou conhecido como Stop Motion. Uma de suas obras mais famosas é Viagem à Lua (1902).

Para saber mais sobre os inventores, diretores e atores citados, consulte:


George Eastman

http://www.namedigital.com.br/enciclo/encicloverb/0,5977,BRA3-8396,00.html
Joseph Nicéphore Niépce

http://www.namedigital.com.br/enciclo/encicloverb/0,5977,BRA3-10139,00.html
Daguerre

http://www.namedigital.com.br/enciclo/encicloverb/0,5977,BRA3-7426,00.html
Tim Burton

http://www.burtonland.org/?id=bio
Lumière

http://www.klick.com.br/enciclo/encicloverb/0,5977,PPR-10324,00.html
Charles Chaplin

http://www.pensador.info/autor/Charles_Chaplin/biografia/

http://www.biografiasyvidas.com/monografia/chaplin/
David Griffith

http://www.mundocine.net/David-Wark-Griffith-biografia-858.html (em espanhol)

http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/DaviWGri.html http://www.algosobre.com.br/biografias/david-griffith.html
Walt Disney

http://www.e-biografias.net/especial/coletanea_adinalzir/walt_disney.php http://home.disney.com.br/
Dica de Livro:

Walt Disney - O triunfo da imaginação americana. Autor: GABLER, Neal.

Humberto Mauro



http://www.cinemabrasil.org.br/hummauro/index.html

Professor, além de tirar as dúvidas dos alunos sobre as técnicas utilizadas, aproveite para perguntar se eles conhecem animações que usam mangás (histórias em quadrinhos feitas no estilo japonês). Naruto é um bom exemplo desta técnica.

O Anime do Mangá: Naruto


Uzumaki Naruto é um jovem rapaz que sonha em se tornar o líder de sua vila (Hokage) e o ninja mais forte e respeitado. O que é complexo, pois dentro dele mora um demônio, Kyuubi, que foi preso para evitar mais destruição e morte. Naruto cresceu sendo visto como o próprio demônio, sendo excluído; porém, por meio do trabalho duro se mostrou o oposto disso, e ganhou respeito e amizade da maioria das pessoas da vila.
Em oposição a Naruto, que utiliza técnicas de 2D para a animação, Noiva cadáver é uma produção trabalhada em stop motion, em que as massas de modelar dão vida aos personagens. Aproveite a oportunidade para contar brevemente aos alunos a sinopse do filme:
• Noiva cadáver (Corpse bride) de Tim Burton, com Johnny Depp e Helena Bonham Carter
Em um vilarejo europeu do século 19 vive Victor Van Dorst (Johnny Depp), um jovem que está prestes a se casar com Victoria Everglot (Emily Watson). Porém, acidentalmente, Victor se casa com a ‘noiva cadáver’ (Helena Bonham Carter), que o leva para conhecer a Terra dos Mortos. Desejando desfazer o primeiro casamento para poder enfim se casar com Victoria, aos poucos Victor percebe que a Terra dos Mortos é bem mais animada do que o meio vitoriano em que nasceu e cresceu. 
Curiosidades
A sonorização:
Para colocar som num filme, os técnicos precisam fazer a sincronização posterior, em que aparece a dublagem, o som ambiente e a sonorização geral.

Atividade 5: Para aplicar o que aprendeu


Para finalizar esta DE, oriente o acesso ao ícone das Questões OnLine para que os alunos trabalhem com alguns exercícios propostos.
Questões OnLine (gabarito)

a) Os filmes são em preto-e-branco ou os dois filmes são mudos.
b) Um filme de animação retrata uma história ficcional e um documentário mostra a vida real.
c) (x) Tempos modernos








©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal