Dá denominação à Estrada Vicinal Reforma Agrária que interliga Campinas Valinhos, em Campinas



Baixar 11,75 Kb.
Encontro11.09.2017
Tamanho11,75 Kb.

Projeto de Lei n° 414, de 2002

“Dá denominação à Estrada Vicinal Reforma Agrária que interliga Campinas – Valinhos, em Campinas.”

A Assembléia legislativa do Estado de São Paulo decreta:



Artigo 1° - Passa a denominar-se Estrada Vicinal “Doutor José Bonifácio Coutinho Nogueira” a Estrada Vicinal Reforma Agrária que interliga Campinas-Valinhos, em Campinas.

Artigo 2° - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

JUSTIFICATIVA

José Bonifácio Coutinho Nogueira, nasceu em 03 de dezembro de 1923, em São Paulo, onde veio a falecer em 09 de janeiro de 2002, com 78 anos de idade. Filho do ex-Deputado Federal Paulo Nogueira e da Senhora Regina Coutinho Nogueira, foi casado com a Senhora Maria Thereza Coutinho Nogueira, teve seis filhos e 19 netos.

Figura de projeção e destaque na vida política, social e econômica do Estado de São Paulo, atualmente presidia o Grupo Anhumas, da Usina Açucareira Ester S/A e da Empresa Pioneira de Televisão - EPTV; afiliada e associada à Rede Globo de Televisão, que atende cerca de 9 milhões de telespectadores no interior de São Paulo e sul de Minas Gerais.
Quando acadêmico elegeu-se Presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Em 1962, disputou as eleições para o Governo do Estado de São Paulo. Foi Secretário da Agricultura no Governo Carvalho Pinto e Secretário da Educação na Administração Paulo Egydio Martins. Cumulativamente, em 1976, foi Secretário da Cultura, Ciência e Tecnologia.

Em 1964 foi nomeado pelo Presidente Castelo Branco para integrar o Conselho Nacional de Economia, órgão da Presidência da República e exerceu a Presidência da Comissão Consultiva Bancária do Banco do Brasil S/A . A convite do Governador Abreu Sodré, instalou e presidiu, de 1968 a 1972, a Fundação Padre Anchieta, responsável pela Televisão Educativa em São Paulo.


Fundou a Empresa Paulista de Televisão que na sua expansão, passou a denominar-se Empresa Pioneira de Televisão (EPTV), proprietário da TV Campinas, TV Ribeirão, TV Central, TV Sul de Minas, da Unicabo, com cinco operações de TV a Cabo no interior de São Paulo e de suas subsidiárias.
Foi Diretor-Gerente e Vice-Presidente do Banco Comercial de São Paulo S/A . Presidiu a Cooperativa de Cafeicultores de Campinas, o Conselho Nacional de Propaganda , a Comissão Coordenadora da Criação do Cavalo Nacional do Ministério da Agricultura, o Conselho de Educadores da Escola de Pais do Brasil e a Fundação Crespi Prado.
José Bonifácio Coutinho Nogueira também pertenceu ao Conselho Curador do Museu Lasar Segall, ao Museu da UNICAMP, ao Museu de Arte Moderna e ao Museu da Casa Brasileira. Foi ainda presidente da Sociedade Harmonia de Tênis e Jockey Club de São Paulo.
Como Secretário da Agricultura, José Bonifácio Coutinho Nogueira, efetivou a primeira reforma agrária em nosso país, ao desapropriar a Fazendo Capivari e, transformar uma área degradada em um local produtivo e de destaque no cenário nacional.
Como se vê, José Bonifácio Coutinho Nogueira foi uma figura exponencial do nosso Estado, tendo deixado, de modo indelével, a marca de sua

personalidade; de seu caráter e de sua competência, indiscutíveis, e que sempre estiveram a serviço das boas causas.

São estas as razões que nos levam a solicitar a aprovação do presente Projeto de Lei, que ora submetemos à deliberação dos nobres pares desta Casa.

Sala das Sessões, em __ / __ / 01



CARLOS SAMPAIO

Deputado Estadual




Sistema STL - Código de Originalidade:1806021534002.802




©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal