Curso de arquitetura e urbanismo no brasil II



Baixar 1,3 Mb.
Página1/2
Encontro09.09.2017
Tamanho1,3 Mb.
  1   2





CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA E URBANISMO NO BRASIL II

PROFª FÁTIMA ANDRADE PELAES


Técnicas Construtivas dos estilos arquitetônicos

Até por volta de 1870 predominou no Brasil uma arquitetura de influencia neoclássica difundida pela missão francesa e pela academia imperial. Com elevados padrões de correção formal e construtivas, porém os recursos para sua produção e uso eram importados do continente europeu, por esse motivo ficou restrita as classes economicamente privilegiado.

As famílias mais ricas apresentavam inovações que pretendiam seguir uma orientação neoclássica aproveitando as técnicas dos países europeus. Esta arquitetura se caracteriza por sua clareza constritiva e simplicidade de forma apenas alguns elementos construtivos como cornijas e platibandas eram exploradas.

As linha básicas eram marcadas por pilares sobre as quais nas platibandas existiam objetos de louça.

- Paredes  de pedra ou tijolo;

- Pintura  cores suaves como branco, rosa, amarelo ou azul pastel;

- Janelas e portas em forma de arco;

- Escadarias na entrada.



A rusticidade dos interiores dos tempos coloniais vinham ser substituídos pela tendência da grande valorização decorativa, as paredes eram revestidas com papéis decorativos importados da Europa.

As obras dos arquitetos ligados à Academia, no Rio de Janeiro, ou de Vauthier, no Recife, estruturavam-se com paredes de pedra ou tijolo. [...] Traziam-se da Europa vidros, ferragens,mármores, luminárias, calhas e até mesmo telhas e madeira para portas, janelas e estruturas de telhado.




  1   2


©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal