Controle comunista



Baixar 10,84 Kb.
Encontro27.05.2017
Tamanho10,84 Kb.

TAREFA UT 7


  1. A) As guerras tradicionais terminavam com a vitória de uns e derrota de outros; já nas guerras de hoje o que se vê é continuidade, pois não se consegue eliminar o inimigo.

b) É uma guerra “irreal”. Não ocorre o confronto bélico definitivo e não se busca a eliminação total do adversário.


c) Guerra Fria significa um tipo de conflito indireto (EUA x URSS), constante e sem o embate final entre os dois lados. É parecido com o que Orwell chamava de impostura ou guerra irreal.

2)


a) Este termo “Cortina de Ferro” fazia referência às nações dominadas pela influência soviética no leste europeu e sem a capacidade de escapar deste

controle comunista.


b) Stalin sabia perfeitamente que não poderia empreender uma guerra contra as potências capitalistas, mas ao mesmo tempo não queria deixar de mostrar que não sentia receio e a URSS estava preparada para se defender.
3 – pessoal

4 - pessoal


5) A presença dos ingleses não era totalmente combatida, pois as contribuições para o desenvolvimento eram nítidas. Todavia, os indianos se opunham aos meios utilizados pelos ingleses para uma exploração constante e opressora.
6) a = Os seguidores de Gandhi não viam problemas em aceitar os ingleses como iguais, entretanto, não concordavam com a situação de servidão.
b = desejavam que sua dignidade e participação política e social fossem restabelecidas.

7) 1948 – Criação de Israel seguida da guerra entre Judeus e Palestinos (Israel ocupa toda antiga Palestina)

1956 – Guerra de Suez (Israel X Liga Árabe)

1967 – Guerra dos Seis Dias (Israel x Liga Árabe) = Israel amplia seus territórios anexando regiões como o Sinai, Colinas de Golan, Faixa de Gaza e Cisjordânia.

1973 - A Guerra de Yom Kippur
8) b
9) Sim. A China optou por manter a estrutura política nas mãos do Partido Comunista enquanto abre cada vez mais sua economia capitalista, além de enormes investimentos em educação e tecnologia.
10) A China tem investido sistematicamente em ciência, tecnologia e educação. Sua economia é aberta para o mundo com a produção de uma infinidade de bens de consumo e eletrônicos.
11) A ditadura da Fulgêncio Batista atendia aos interesses de uma minoria. A vitória da Revolução Cubana representou, inicialmente, uma mudança nos rumos da política onde, em teoria, a maioria seria beneficiada pela implantação do socialismo e, por isso, o apoio à guerrilha foi elevado.

12 – Conflito indireto entre dois modelos ideológicos distintos (EUA – capitalismo – e URSS – socialismo-) na busca pela hegemonia.


13 – Não-Violência e Desobediência Civil onde, sem enfrentamento, os indianos eram estimulados a não cooperarem com o colonizador, não pagarem impostos e não respeitarem as determinações.
14 – Em tese não. Ocorre que o Estado de Israel é um Estado Laico, ou seja, não é orientado pela religião. Todavia não se pode negar o poder de influência da esmagadora maioria de judeus que vive em Israel bem como o histórico da criação desta nação e seus vínculos religiosos.
15 – Tanto a revolução cubana quanto a chinesa podem ser consideradas vitórias da ideologia soviética no contexto da Guerra Fria. Se, em um primeiro momento, esses processos revolucionários apontavam para um ideal de independência, o que se verificou na sequência dos acontecimentos foi a substituição de uma ditadura por outra.
16 – pessoal
17 – E 18 – D 19 - A



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal