Congresso de Viena



Baixar 6,34 Kb.
Encontro26.07.2018
Tamanho6,34 Kb.

Congresso de Viena
FGV ECO 07

Os soberanos do Antigo Regime venceram Napoleão, em que eles viam o herdeiro da Revolução, e a escolha de Viena para a realização do Congresso, para a sede dos representantes de todos os Estados europeus, é simbólica, pois Viena era uma das únicas cidades que não haviam sido sacudidas pela Revolução e a dinastia dos Habsburgos era o símbolo da ordem tradicional, da Contra-Reforma, do Antigo Regime.

(René Remond, O século XIX: introdução à história do nosso tempo)

Acerca do Congresso de Viena (1815), é correto afirmar que

A) tornou-se a mais importante referência da vitória do liberalismo na Europa, na medida em que defendia a legitimidade de todas as dinastias que aceitavam a limitação dos seus poderes por meio de cartas constitucionais.

B) países como a Inglaterra, Portugal e a Espanha, os mais prejudicados com o expansionismo napoleônico, defendiam que a França deveria tornar-se republicana, com o intuito de evitar novos surtos revolucionários.

C) foi orientado, entre outros, pelo princípio da legitimidade — que determinava a volta ao poder das antigas dinastias reinantes no período pré-revolucionário, além do recebimento de volta dos territórios que possuíam em 1789.

D) presidido pelo chanceler austríaco Metternich, mas controlado pelo chanceler francês Talleyrand, decidiu-se por uma solução conciliatória após o caos napoleônico: haveria a restauração das dinastias, mas não a volta das antigas fronteiras.

E) criou, a partir da sugestão do representante da Prússia, um organismo multinacional, a Santa Aliança, que detinha a tarefa de incentivar regimes absolutistas a se modernizarem com o objetivo de sufocar as lutas populares.
Resolução

As decisões tomadas pelo Congresso de Viena foram os elementos mais significativos que nortearam a geopolítica européia após a queda de Napoleão. Dentre as suas várias estipulações, destacam-se o princípio da legitimidade — que restabelecia as antigas dinastias monárquicas absolutistas destituídas pelo expansionismo napoleônico e pela Revolução Francesa — e o concerto europeu, que foi a busca das principais potências vencedoras (Áustria, Prússia, Inglaterra e Rússia) por uma nova ordem para a Europa, delimitando suas áreas de influências. As conquistas napoleônicas foram perdidas, estabelecendo-se a restauração das antigas fronteiras, exceto por um ou outro pequeno ajuste territorial localizado.



Resposta: C




©livred.info 2019
enviar mensagem

    Página principal