Conferencia nacional dos bispos do brasil cnbb



Baixar 12,3 Kb.
Encontro13.10.2018
Tamanho12,3 Kb.

CONFERENCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL - CNBB

COMISSÃO PARA O LAICATO

SETOR JUVENTUDE

PJMP

PASTORAL DE JUVENTUDE DO MEIO POPULAR DO BRASIL – PJMP
Dia Nacional de Oração pela Juventude do Meio Popular

Dia 09/07/2005 – Sábado.

CELEBRAÇÃO

Tema: “Fé e Vida nossa Mística Popular”




  • PREPARANDO O AMBIENTE: Colocar um cartaz com o tema do Dia Nacional de Oração pela Juventude do Meio Popular, um cartaz dos 25 anos, gravuras, frases com palavras de ordem, fotos de atividades que marcaram e marca o processo histórico da PJMP da sua diocese, regional, paróquia, comunidade ou grupos, expor duas vasilha, uma com água limpa (sinal de Fé e vida) e a outra com água suja (sinal de morte no mundo dos jovens), bíblia, vela, flores, incenso, fogo e uma cruz.



  • ACOLHIDA: Celebraremos hoje o Dia Nacional de Oração pela Juventude do Meio Popular, vivenciando nossa mística e fortalecendo nossa prática de vida fundamentada na fé, buscando concretizar o projeto de Jesus na construção do reino de Deus, à parte da mística de Jesus que alimenta nossa ação e nos leva a assumir a missão e seus desafios; mística esta que é alimentada através do diálogo permanente com o Pai e pelo amor aos jovens oprimidos, e então somos convidados para que de mãos dadas possamos rezar em uma só voz a oração que o Pai nos ensinou e nos uniu: “PAI NOSSO QUE ESTÁS NO CÉU...”



  • CANTO DE ABERTURA: Vence a tristeza, enxuga o pranto/ Ó meu povo/ Vem cantar um canto novo/ DEUS da vida/ Aqui está (bis). Ver livro Lutando e Cantado –25 anos, canto n° 225 – Zé Vicente.(os cantos são sugestão podendo a comunidade escolher outros).




  • COMENTÀRIO: A nossa espiritualidade se espelha no projeto e na prática de Jesus Cristo encanado na real situação de miséria e opressão do povo de sua época, como também na vida de sofrimento de tantos jovens do Brasil que hoje sofrem de fome, violências, das drogas, do desemprego, etc... Como Jesus, nós jovens da PJMP fazemos parte da classe empobrecida e oprimida deste país e temos anseios de libertação. Por isso nos identificamos com sua pessoa e projeto. É isto que fundamenta nossa caminhada e com o coração aberto acolhemos com alegria o Santo Evangelho cantado.




  • CANTO DE ACLAMAÇÃO: Toda palavra de vida é palavra de Deus/ toda ação de liberdade é a divindade agindo entre nós (bis). REFRÃO: Boa nova em nossa vida/ Jesus semeou/ o evangelho em nosso peito é chama de amor (bis).




  • LEITURA: Lucas 4, 14 – 22.




  • REFLEXÃO DO TEMA: A espiritualidade é uma vivência do amor, da partilha, da solidariedade, da escuta aos jovens na vontade de fazer com eles possam se descobrir e compreender o seu crescimento pessoal na fé e comunitária encarnada na vida. Precisamos assumir como projeto de vida a nossa missão que nos desafia a evangelizar os jovens do meio popular anunciando o Jesus Libertador, jovem como nós. A vida de Jesus é marcada pelo enfrentamento aos conflitos, é uma referência de protagonista, questionador e desafiador do modelo de vida e fé que vivemos. Por isso é importante nos perguntar, como se dar à vivência da Fé dos jovens na família, escola, sindicato, partido e na sociedade? Faz necessário levamos os jovens a fazerem uma relação profunda entre Fé e Vida como mística popular assumindo uma prática libertadora nos espaços de mudança da sociedade, pessoal e comunitária sendo sal, luz e fermento no seu meio na convicção de que estão formando novos homens e novas mulheres, a caminho de um reino jovem que sonhamos e queremos.




  • PARTILHA

- Como se dar o processo da educação e vivência na Fé em nossos espaços de organização?

- Quando descobrimos que estamos sendo chamado a evangelizar? Qual a nossa resposta?



- Como percebemos entre os jovens, a vivência da mística da PJMP?


  • CANTO DE ANIMAÇÃO: Hino da PJMP.

Ilêao a juventude é bandeira do amor, com o coração com as tuas mãos com todo o povo a gente faz um mundo novo. – Livro Lutando e Cantado 25 anos.


  • COMPROMISSO DO DIA:

Gesto-concreto – No circulo de mãos dadas podemos fazer o beijo coletivo onde todos, da esquerda para direita e vice-versa, beijam a mão do outro, como podemos fazer também o abraço coletivo. Sugerimos que se façam visitas a famílias de jovens que foram vítimas de violência, das drogas, que tenham necessidades especiais (deficiências físicas e mentais) e outros.


  • ORAÇÃO FINAL:

Oração do Dia Nacional de Oração pela Juventude do Meio Popular – Pe. Murilo.


  • CANTO FINAL: É pra valer, pra caminhar, nós somos jovens do meio popular... Ver livro Lutando e Cantando n° 66 – Cícero – Iguatú – Ceará.




©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal