Compreender a condiçÃo humana pelo olhar de



Baixar 19,61 Kb.
Encontro11.07.2018
Tamanho19,61 Kb.

COMPREENDER A CONDIÇÃO HUMANA PELO OLHAR DE


UMA EDUCAÇÃO QUE ENSINE A PENSAR

Ivone Ferreira Costa BALDAN


_____________________________________

Resumo: Vivemos numa sociedade da era tecnológica. As visões científicas mudaram e conseqüentemente a vida mudou. Mas... E o nosso pensamento?... Temos que buscar na educação modelos diferentes de pensar a própria educação. A condição humana no mundo exige isto; e o educador deve empenhar-se, a fim de refletir sobre e criar aquilo que considerar desejável e válido.
Palavras-chave: História; condição humana; educação; educação para o pensar.

EDUCAÇÃO: CONCEITOS E VERDADES SOB SUSPEITA

Grandes descobertas através de um novo olhar

Márcia Elaine Catarin VIGNOTO


______________________________________

Resumo: O atual momento histórico, no qual podemos observar a total incerteza dos saberes, a tentativa de valorização tanto de questões individuais quanto coletivas, a perda da identidade social, a ausência de ética, entre outros fatos, leva-nos a buscar novos referenciais que possam fundamentar uma visão mais adequada de homem e de mundo.A sugestão de um paradigma construtivista, interacionista, sociocultural e transcendente estaria abrindo caminhos para a tão necessária transformação social? Estas são as reflexões propostas por este artigo.
Palavras chaves: Formação de professores; mudanças sociais, provisoriedade; mudança paradigmática.

UMA CRÍTICA SOCIOLÓGICA ÀS QUESTÕES EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE


Pascoal MANFREDI NETO

Maria Noemi Gonçalves do PRADO

__________________________________

Resumo: Neste artigo, através do posicionamento teórico de diversos autores, abordam-se as questões educacionais da atualidade, assim como organiza-se uma síntese do processo educacional, que, em nossos dias, manifesta-se na inclusão, exclusão e negação social.
Palavras-chave: Educação; sociologia da educação; sistemas educacionais; coerção social; inclusão; exclusão e negação social.


INFORMÁTICA EM EDUCAÇÃO: AS IMPLICAÇÕES DO USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL

Eunice Pinheiro Guimarães TURRINI

__________________________________

Resumo: O texto visa despertar, de maneira profícua, a questão do uso do computador como ferramenta de ensino. Trata-se de algumas implicações sobre abordagens metodológicas e as várias maneiras de usar o computador na sala de aula, com o objetivo de incentivar educadores e educandos para o uso de novas tecnologias, intervindo de modo eficaz na implementação dos programas de informática nas escolas.


Palavras-chave: Software educacional; abordagens; instrucionista; construcionista; interacionista.

A PERCEPÇÃO VISUAL E SUAS REGRAS DE PROCESSAMENTO SEGUNDO OS REPRESENTACIONISTAS


Sônia Ribeiro MORAIS
______________________________________________

Resumo: O objetivo do artigo é apresentar aspectos que fundamentam o processo perceptivo de acordo com a tradição representacionista. Um dos pontos básicos desta tradição é a representação dos processos mentais no sistema nervoso central. A existência de representações no sistema nervoso central está vinculada à dependência do cérebro (e de suas funções físico-químicas) das regras mentais para processar a percepção visual.
Palavras-chave: Representação mental; percepção visual; sistema nervoso central

AS CIÊNCIAS COGNITIVAS, O “COGNITIVISMO” PIAGETIANO

E O PROBLEMA DO JULGAMENTO ÉTICO/MORAL
Leonides da Silva Justiniano

_____________________________________

Resumo: A responsabilização moral tem por base, fundamentalmente, a liberdade e o conhecimento. O desenvolvimento de uma capacidade cada vez maior de algo que se assemelhe à inteligência em cérebros artificiais abre espaço para se discutir sobre a responsabilização dos mesmos. Por outro lado, leva a refletir sobre a necessidade de uma formação crítica nas escolas.
Palavras-chave: Inteligência; máquina; ser humano; moralidade; vida

EDUCAÇÃO E ÉTICA EM MAX WEBER. ALGUMAS REFLEXÕES CRÍTICAS.


Vera Maria Neves SMOLENTZOV

________________________________________


Resumo: O texto atual tem a intenção de fazer uma brevíssima revisão em alguns pontos da obra de Max Weber, abordando o tema que mais nos interessa aqui: ética e educação. Pela abrangência do tema, espero ter podido fazer uma pequena reflexão sobre esses assuntos agora absolutamente pertinentes, quando se fala, pensa e discute sobre eles e suas relações com a política nacional e internacional. É por isso de grande valor retomar um pouco as reflexões do grande professor Max Weber, durante o seu conturbado período de vida, no início do século, e palco também de grandes e profundas modificações, tanto do ponto de vista econômico (2 guerras, revolução russa e ascensão do nazismo), como do político cultural e social. Daí sua enorme preocupação com a questão ética e sua relação com o político (o homem de ação) e com a ciência.



Palavras-chave: Ética; educação; ciência; política.

CAPACITANDO PARA A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA


Marcia Regina VICTORIANO

_________________________________________



Resumo: Este texto objetiva, a partir da problematização das relações entre cidadania e democracia, ressaltar a experiência do Orçamento Participativo, como mecanismo de democracia direta que está sendo colocada em prática em várias cidades brasileiras. Pretende ainda, apontar para a experiência do Orçamento Participativo de São Paulo, iniciada a partir da gestão petista que se iniciou em 2001 e do seu compromisso assumido com a capacitação e educação política dos cidadãos e cidadãs que participam do processo.
Palavras-chave: Democracia; cidadania; participação popular; orçamento participativo; capacitação



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal