Circuito Nacional de Tiro Esportivo



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Confederação Brasileira de Tiro Esportivo

Carabina, Pistola e Rifle
Regulamento de USBR

USBR - United States Benchrest

atualizado em 30 de dezembro de 2012

I- Finalidade

Regulamentar a prova USBR – United States Benchrest no âmbito da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo e de suas Filiadas.


II- Descrição da Prova



  1. Distância

Ar Comprimido: 25 (Vinte e cinco) metros;

Fogo Circular: 50 (Cinquenta) metros;


b) Alvo

Alvo código 101-07 IMPACTO AIR GUN/CBTE ou código 09 LCL/CBTE. Os alvos consistirão em vinte e cinco (25) alvos de prova e três alvos de ensaio, em um único cartaz de papelão. Há uma linha grossa entre os alvos de ensaio e os de prova. Todos os tiros abaixo desta linha contam para o cômputo da prova.


Os tamanhos dos anéis dos alvos são (em polegadas):
10 - 0.100"

9 - 0.300"

8 - 0.550"

7 - 0.850"

6 - 1.200"

5 - 1.600"

4 - 2.050"
Os anéis 8 e 4 são verdes para ajudar na visada, enquanto todos os anéis restantes são brancos com uma linha verde nas bordas. (O “verde” pode ser uma outra cor qualquer.)
c) Posição

Assentado, com arma apoiada em bancada rígida.


d) Apoio

Os apoios dianteiros podem manter contato com a parte do fuste (forend) do rifle em frente do protetor do gatilho (guarda mato – trigger guard). Os apoios traseiros podem suportar a parte traseira do rifle. Os apoios dianteiros e traseiros não podem ser conectados um ao outro e os apoios não podem ser fixados à bancada ou ao rifle de maneira nenhuma. Sistemas mecânicos de “retorno ao ponto exato de disparo” (rail gun) não serão permitidos. Um bipé unido ao rifle é permitido, desde que não esteja de nenhuma maneira fixada à bancada, e seu peso será incluído ao do rifle.


e) Ensaio

Número de disparos livre, incluso no tempo de prova.


f) Prova

25 disparos para a prova mais os disparos de ensaio, em vinte minutos.


g) Comandos

  • "Seu tempo de 5 minutos de preparação começará a partir de agora"

  • Após 5 minutos, “Começar”.

  • Após 19 minutos "Resta 1 minuto”

  • O comando de “descarregar” poderá ser dado a qualquer momento que for necessário.

  • Ao final da prova será dado o comando “Prova encerrada – armas em segurança”.

Obs.: Armas em segurança significa: abertas e descarregadas sobre a bancada ou em seus invólucros.


h) Tiro Cruzado

Em caso de um tiro cruzado, tal fato deverá ser imediatamente comunicado ao árbitro. O tiro cruzado não será contado no alvo que foi atingido acidentalmente. O autor do disparo cruzado, quando identificado, será punido em 10 (dez) pontos na contagem final.

Se o disparo cruzado impactar um alvo em que um tiro legitimo já tenha sido efetuado e na impossibilidade de determinar qual disparo pertença a que atirador, será considerado o valor mais elevado.
i) Apuração

A borda de pontuação de maior valor será usada. Se o furo do disparo tocar na borda do anel de maior valor, a contagem mais elevada será concedida. Os rasgos no papel não são contados, somente a parte do furo do tamanho do projétil.


Os tiros abaixo da linha dos alvos de ensaio, mas não tocando em nenhuma área de alvo de prova será contado como 0 (zero) pontos. Se qualquer alvo tiver furos múltiplos, usar para contagem o furo marcando o valor mais baixo. Os tiros adicionais (acima dos 25 - vinte e cinco) abaixo da linha dos alvos de ensaio contarão como menos 10 (dez) pontos cada disparo apontado.
Os gabaritos marcadores podem e devem ser usados para verificar os furos que estão demasiados perto da borda de maneira a certificar o valor do impacto corretamente. Se um gabarito marcador estiver usado sendo usado, o mesmo deve ser introduzido somente uma vez no furo do impacto, um “P” deve ser escrito ao lado da contagem aferida. Deve-se ter muito cuidado ao usar gabarito marcado, pois um furo ampliado pode invalidar uma contagem. Se não for possível determinar se o furo realmente quebrou a beira do anel mais elevado seguinte, a contagem mais baixa deve ser dada.

Se o branco do anel da pontuação 10 está totalmente obliterado (isto é, o furo do disparo se estende para fora do branco do anel 10 em todos os lados), será contado como 10 pontos para esse disparo e um “X” anotado. A pontuação X é usada para os casos de desempate. Se um concorrente é desqualificado por qualquer razão, tal como uma violação do equipamento, a contagem deve ser relatada como “DQ”. O diretor da competição relatará a razão para o DQ nos resultados da competição. Se um concorrente não completou seu alvo no tempo atribuído, a contagem estará relatada como “DNF”.


j) Penalização para tiros dados a mais.

Serão computados os vinte e cinco impactos mais baixos e aplicada uma penalização de menos 2 (dois) pontos no total.


III- Divisões
a) Fogo Circular



  1. Sporter

Rifles “de fábrica”, sem modificações.


Trabalho no gatilho, bedding para o cano e/ou re-coroação da boca do cano, são permitidos. O trabalho do gatilho deve ser limitado ao polimento das superfícies e ao ajuste normal do conjunto. A instalação de colunas de fixação da ação e/ou bedding do cano com massa epoxi/fibra de vidro é aceitável, e a parte de frente da coronha pode ser aberta para deixar o cano “flutuar”.
Cano: Da fábrica sem modificações com o nome ou logo do fabricante gravado no metal.
Limite de peso: 8.5 libras. (3,86 kgs) Incluindo sistema de pontaria.
Luneta: Nenhum limite.
Coronha: De fábrica e sem modificações, convexa em todas as superfícies inferiores.
2. Custom

Cano: Nenhum limite.


Limite de peso: 10.5 libras. (4,76kgs) Incluído sistema de pontaria.
Luneta: Nenhum limite.
Coronha: Superfícies inferiores planas ou convexas, não mais largas do que 3 polegadas (7,62cm).
3. Unlimited

Vale praticamente qualquer rifle de fogo anular (naturalmente deve ser legal sob a legislação em vigor) que não seja uma “rail gun”, que o apoio não possua dispositivo mecânico de retorno ao ponto preciso de visada e que os apoios dianteiros e traseiros não estejam unidos de qualquer forma.


b) Ar Comprimido
2.1. PCP (Carabina de Ar Comprimido com velocidade acima de 600 pés por segundo sem regulador)
2.2. Match (Carabina PCP abaixo de 600 pés por segundo)
2.3. CO2 (todas as carabinas propelidas por CO2)
2.4. Mola (todas as carabinas com pistão propelidos por ação de mola)
2.5. Unlimited (PCP ou mola, sem limite de velocidade, com ou sem regulador)

Tipo de Ação: qualquer tipo de ação é aceito


Limite de Peso: não há limite;
Cano: não há limite;
Luneta: não há limite;
Coronha: não há limite, não se permitindo “rail gun”.
Armas "scuba" armas podem ser utilizadas enquanto "ligado" ao tanque de mergulho.
IV- Desempate

Se dará pelos itens abaixo nesta ordem:




  • Maior número de centros olímpicos (X), 10, 9 e assim sucessivamente.




  • Sorteio






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