Cema – repositório de patrimônio artístico e científico currículos resumidos 1 Ana Maria de Bulhões-Carvalho



Baixar 140,94 Kb.
Encontro11.09.2017
Tamanho140,94 Kb.

CEMA – CURRÍCULO RESUMIDO DOS PESQUISADORES

CEMA – REPOSITÓRIO DE PATRIMÔNIO ARTÍSTICO E CIENTÍFICO

CURRÍCULOS RESUMIDOS

1) Ana Maria de Bulhões-Carvalho

Grupo de Pesquisa:

DRAMATURGIA E CENA - UNIRIO (líder)

Resumo do CV Lattes

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969), mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990) e doutora em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, consultora ad hoc da CAPES, da FAPERJ, e dos periódicos científicos Repertório Teatro & Dança (UFBA), Urdimento (UDESC) e do periódico eletrônico Territórios e Fronteiras da Cena (USP). Tem experiência na área de Artes/Teatro, com ênfase em Dramaturgia, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro brasileiro, dramaturgia, teatro brasileiro contemporâneo, literatura brasileira e teatro.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5109330382615819

2) Carlos Alberto Figueiredo Pinto

Grupos de pesquisa:

Biblioteca Digital de Música Brasileira - UNIRIO (pesquisador)

Musicologia Histórica Brasileira - UNESP (pesquisador)

Resumo do CV Lattes

Possui graduação em Bacharelado Em Piano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) , especialização em Regência Coral pelo Conservatório Real de Haia (1980) , especialização em Regência Coral pelo Fundação Kurt Thomas (1979) , especialização em Cantatas de Bach pela Sommerakademie J S Bach (1980) , especialização em Repertório Barroco pela Ministére de La Jeunesse Et Des Loisirs (1980) , mestrado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000) . Atualmente é Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e funcionário do Associação de Canto Coral do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. Atuando principalmente nos seguintes temas: Música Colonial Brasileira, Edições, José Maurício Nunes Garcia.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1225424215823034

3) Evelyn Furquim Werneck Lima

Grupo de Pesquisa: ESTUDOS DO ESPAÇO TEATRAL

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D

Resumo do Lattes

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), com doutorado sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (1994). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, onde coordena o Laboratório de Estudos do Espaço Teatral. Bolsista da Capes no Pós-doutorado na Universidade de Paris X e na EHESS (2003). Tem experiência nas áreas de Artes e de Arquitetura com ênfase em Estudos do Espaço Cênico, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio cultural, história da arquitetura, arquitetura cênica, história do teatro, história da cidade e do urbanismo. É membro titular do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural. Autora dos livros premiados Arquitetura do Espetáculo (2000) e Avenida Presidente Vargas: uma drástica Cirurgia (1990 e 1995). Publicou Das vanguardas à tradição (2006) e organizou em co-autoria Espaço e Teatro (2008),Espaço e Cidade (2004 e 2007) e Cultura, Patrimônio e Habitação (2004). Editora especial da revista O Percevejo n. 10. Orientou três Teses de Doutorado e dez Dissertações de Mestrado defendidas e aprovadas entre 1999 e 2008.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7357324433079681

Laboratório LEG-T5 CT-INFRA

PRODUÇÃO MAIS IMPORTANTE:

Artigos completos publicados em periódicos:

1. LIMA, E. F. W. Arquitetura e dramaturgia: dos palcos barrocos ao Real Teatro de São João. Convergência Lusíada, v.24, p.156 - 176, 2007.

2.LIMA, E. F. W., LACROIX, N. Théâtre et société dans la région du Minas au Brésil: un public métis pour les salles de spectacle. Canadian Journal of History, v.42, p.25 - 51, 2007.

3. LIMA, E. F. W. O teatro SESC Fábrica da Pompéia: uma proposta inusitada da arquiteta Lina Bo Bardi. Revista Polêmica, v.21, UERJ, p.21 - , 2007.

4. LIMA, E. F. W. Entre a metrópole e a colônia: dramaturgia e cena teatral no Brasil (1711-1822). Urdimento (UDESC), v.4, p.73 - 90, 2006.

5. LIMA, E. F. W. Teatro e Memória: casas de ópera nas Minas Gerais no século XVIII. Urdimento (UDESC), v.6, p.67 - 80, 2004.



Livros publicados

1.LIMA, E. F. W. Das vanguardas à tradição: arquitetura, teatro, e espaço urbano. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006, v.1.172 p.

2. LIMA, E. F. W. Arquitetura do espetáculo. Teatros e cinemas na formação da Praça Tiradentes e da Cinelândia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2000, v.1.392 p.(Prêmio IAB-2000)

3. LIMA, E. F. W. Avenida Presidente Vargas: uma drástica cirurgia. Rio de Janeiro: SMC/DGDI - Coleção Biblioteca Carioca- série científica, 1995, v.12_.144 p.[1ª edição 1990] (Prêmio Olga Verjovski)



Capítulos de livros publicados

1. LIMA, E. F. W. Espaços teatrais de Lina Bo Bardi. Entre o Teatro Oficina e o Teatro SESC fábrica da Pompéia In: Espaço e cidade. Do edifício teatral à cidade como palco. 1a ed.Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008, v.1, p. 12-29.

2. LIMA, E. F. W. Arquitetura cenográfica e o fenômeno do city marketing. In: Cidades e Museus. 1a ed.Rio de Janeiro : Editora do Museu Histórico Nacional, 2004, p. 135-148.

3. LIMA, E. F. W. Políticas de desenvolvimento e patrimônio cultural. In: Espaço e Cidade: conceitos e leituras. 1a ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2004, v.1, p. 11-24.

4. LIMA, E. F. W. Art Déco na América Latina: o teatro João Caetano In Czaikowski, J., Art Déco na America Latina.1a ed.Rio de Janeiro : Solar Grandjean de Montigny/PUC, 1997, v.1, p. 159-164.

5. LIMA, E. F. W. Rio de Janeiro: permanência e mudança In: Zettel, J. e Schiavo, C., Memória, Cultura e Cidade.1a ed.Rio de Janeiro: editora da UERJ, 1997, v.1, p. 55-60.



Comunicações em Congressos e Colóquios

1. LIMA, E. F. W. A case study of effective use of some Urban Conservation Charters: the regeneration of the Avenida Modelo in Rio de Janeiro historic center In: Fifth Seminar on Urban Conservation Charters, 2007, Recife. Fifth Seminar on Urban Conservation Charters- Changing Roles. Recife: ICOMOS/CECI/CNPq, 2007.

2. LIMA, E. F. W. Modernidade e tradição na obra cenográfica de Lina Bo Bardi In: XXIV CONGRESSO DA ASSOCIAÇÂO DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA, 2007, São Leopoldo. XXIVANPUH- História e multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos. São Leopoldo-RGS: UNISINOS/ANPUH/CNPq, 2007.

3. LIMA, E. F. W. The peculiar urban form of two Brazilian towns in the gold district of Minas Gerais in the eighteenth century: Vila Rica and Mariana In: ISUF- XIV INTERNATIONAL SEMINAR ON URBAN FORM, 2007, Ouro Preto. ISUF-XIV INTERNATIONAL SEMINAR ON URBAN FORM. Ouro Preto/Birmingham: ISUF- International, 2007.

4. LIMA, E. F. W. Dos tablados improvisados e do teatro de bonecos às Casas de Ópera do século XVIII (1770-1822) In: IV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas, 2006, Rio de Janeiro. IV Congresso. Rio de Janeiro: Editora 7 Letras, 2006. v.4. p.86 - 87

5. LIMA, E. F. W., GUERRA, S., HUNTER, L. The rehabilitation of the Avenida Modelo in Rio de Janeiro Historical Centre. A pilot project for Brazilian Heritage and inclusive regeneration In: World Conference on Accelerating Excellence in the Built Environment 2006, 2006, Birmingham. WCAEBE 2006- World Conference on Accelerating Excellence in the Built Environment 2006. Birmingham: WCAEBE/ University of Wolverhampton/ British Heritage, 2006. v.CD-ROM.

6. LIMA, E. F. W., SILVA, M. C. L. Scenography and architecture in the Opera House of Vila Rica (1770-1970) In: PRAGUE QUADRIENNAL, 2007, Praga. Translitteracy- Scenography and Architecture. Cambridge: PRAGUE QUADRIENNAL- Translitteracy- Scenography and Architecture, 2007.

Produção artística (no Lattes está em Produção Técnica)

1. LIMA, E. F. W., SILVA, M. C. L., ROLLIM, L. Maquete da Casa de Ópera de Vila Rica - século XVIII, 2005. (Maquete)

2. LIMA, E. F. W., SILVA, M. C. L. Fantoche manipulável do século XVIII, 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional)

3. LIMA, E. F. W., SILVA, M. C. L. Mapa Antigo da Praça Floriano - RJ em 1909, 2006. (Mapa, Cartas, Mapas ou Similares)

4. LIMA, E. F. W., SILVA, M. C. L. Mapa Antigo da Praça Tiradentes e adjacências em 1813, 2006. (Mapa, Cartas, Mapas ou Similares)

5. LIMA, E. F. W. Entrevista para a TV “Os teatros João Caetano e Carlos Gomes, sua história e a formação da Praça Tiradentes”, 2006. (Entrevista para a TV Cultura)



Trabalhos Técnicos

Produtos tecnológicos com registro ou patente

1. LIMA, E. F. W., SOUSA, M. D., STEINHAUSER, A. G. A Área Portuária do Rio de Janeiro: um projeto de revitalização, 2003 - Patente: Privilégio de Inovação n. IAB-RJ105, A área portuária:um projeto de revitalização. 07 de Agosto de 2003 (Depósito); 07 de Agosto de 2003 (Exame); 15 de Agosto de 2003 (Concessão).



Produtos tecnológicos sem registro ou patente

1. LIMA, E. F. W., GUERRA, S., RIZZO, A., ALMEIDA, D. R. Patrimônio e Comunidade: a reabilitação do complexo da Avenida Modelo, centro histórico do Rio de Janeiro, 2004.

LIMA, E. F. W., RIBENBOIM, M. Edifício sede da Universidade da Cidade (UNIVERCIDADE) na rua Humaitá, 175- 1978

Processos ou técnicas sem registro ou patente

1. LIMA, E. F. W., MARTINS, C., SILVA, M. L. Estudos do Espaço Teatral: elaboração de uma metodologia para análise da história da cena com base no método icono-semiológico, 2003



Orientações e Supervisões concluídas (Mestrado e Doutorado)
Dissertações de Mestrado : orientador principal

1. Miguel Vellinho Vieira. Ilo Krugli e a construção de um novo espaço poético do teatro infantil no Brasil. 2008. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

2. Maria Odette MonteiroTeixeira. A cenografia de Helio Eichbauer- espaços da cena rodriguiana. 2007. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

3. Luciana Liege Bonfim Brito. A Iluminação Cênica no Teatro Contemporâneo: um estudo de caso em InSônia. 2007. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

4. Ramon Santana de Aguiar. Memória e espaço: o teatro comunitário de São Gonçalo do Bação. 2006. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

5. Fabiola Fernandes Moraes). Um patrimônio imaterial a preservar: o Ticumbi de São Benedito de Conceição da Barra no Espírito Santo. 2006. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

6. Niuxa Dias Drago. Nelson Rodrigues e a cidade personagem. 2005. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

7. SANDRA MARIA SIEBRA DE ALENCAR CORDEIRO. A dramaturgia crítica de Chico Buarque de Holanda e o embate com a censura: 1968-1978. 2002. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

8. ANA CAROLINA DO REGO BARROS PAIVA. A Nau Catarineta: o drama que veio do mar. 2002. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

9. DANIEL ADJAFRE. O paradoxo do comediógrafo:o papel de Silveira Sampaio no moderno teatro brasileiro . 2002. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

10. BETTINA COLLARO GOERLICH. A harmonia da cor no espaço urbano: Santa Teresa: um estudo de caso. 1999. Dissertação (Arquitetura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Teses de Doutorado: orientador principal

1. Solange Pimentel Caldeira. O lamento da imperatriz. A linguagem em trânsito de Pina Bausch.A questão do espaço e da cidade na obra bauschiana. 2006. Tese (Programa de Pós-Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

2. Ricardo José Brugger Cardoso. A cidade como palco: o centro urbano como locus da experiência teatral contemporânea - Rio de Janeiro-1980/1992. 2005. Tese (Programa de Pós-Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

3. ROMUALDO RODRIGUES PALHANO. ENTRE TERRA E MAR: a sociogênese e os caminhos do teatro na Paraíba. 2004. Tese (Programa de Pós-Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

4) Laura Tausz Rónai

Grupo de pesquisa:

Grupo de Estudos e Pesquisa em Música Antiga IVL/UNIRIO - UNIRIO (líder)

Lattes resumido:

Possui diploma de graduação em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, Licenciatura em Música - 1977), graduação em flauta pela State University of New York (SUNY Purchase, Bachelor of Arts - 1982), mestrado flauta pela City University of New York (CUNY, Master of Arts - 1984) e doutorado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO - 2003). Atualmente é crítica da revista norte-americana Fanfare e professor adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Instrumentação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: música de câmara, flauta, música barroca, música contemporânea, apreciação e crítica musical.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0768491603813338

PRODUÇÃO MAIS IMPORTANTE:

Dissertação de mestrado:

1. Ana Paula Teixeira da Cruz. Levantamento e catalogação temática das peças brasileiras compostas para flauta transversa solo na segunda metade do século XX .. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Laura Tausz Rónai.

2. Myriam Aubin. Dawid Korenchendler - um olhar sobre sua vida e sua obra. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Co-Orientador: Laura Tausz Rónai.

5) Marcio da Silva Pereira

Grupo de pesquisa:

CEMA-Centro de Memória Musical - UNIRIO (pesquisador)

Lattes resumido:

Possui diploma de graduação em arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Bacharel em arquitetura -1971), mestrado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO - 2002) e doutorado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO - 2007).Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente nas seguintes áreas: música incidental, audiovisual, musicologia (linguagem e estruturação musical), composição e arranjo.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4225173262841911

Produção bibliográfica

Artigos completos publicados em periódicos

1. PEREIRA, M. S. . Música e Metáfora: Um estudo do discurso sobre a música. Cadernos do Colóquio (UNIRIO), v. 5, p. 125-132, 2005.

2. PEREIRA, M. S. . "O índio brasileiro na música de cinema: Hans Staden, um estudo de caso.". Em Pauta, 2004.

Capítulos de livros publicados

1. PEREIRA, M. S. ; WOLTZENLOGEL, C. . "Estudo sobre a síncopa em 3 movimentos". In: Celso Woltzenlogel (autor). (Org.). Método Ilustrado de Flauta. São Paulo: Irmãos Vitale, 1983, v. , p. -.



Produção artística/cultural

1 PEREIRA, M. S. . Vários títulos de arranjos musicais e composições para a TV Globo. 1982 a 2005. (Arranjo musical/Composição).

2 PEREIRA, M. S. ; LAGO FILHO, M. . "Jornada". 2004. .(Orquestra).

3 PEREIRA, M. S. . "Duo para Flauta e Fagote". 1986. .

4 PEREIRA, M. S. . "Suíte Barroca". 1983. .

5 PEREIRA, M. S. . "Alemanda para Vitor. 1983. .

6 PEREIRA, M. S. ; GNATALLI, R. . "Uma valsa com Radamés". 1983. .

6) Maria de Lourdes Rabetti (Beti Rabetti)

Laboratório Espaço de Estudos sobre o Teatro Cômico

Pesquisa: A civilização no Brasil principiou pelos pés: Baderna na dança-teatro (UNIRIO)

Grupo de Pesquisa:

Grupo de estudos sobre o teatro cômico - UNIRIO (líder)

CV Lattes resumido:

Graduação em História pela Universidade de São Paulo (1973) e doutorado em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo (1989). Pesquisadora 1B do CNPq, é professora associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Entre os anos de 1980 e 1983 desenvolveu pesquisa no campo da história do teatro na Università degli Studi di Pisa, em busca de indicadores da "formação" dos diretores teatrais italianos que, especialmente entre os anos 50 e 60, contribuíram para a modernização do teatro brasileiro. Membro do Juri Prêmio Shell RJ para o teatro por muitos anos, de 1985 a 1991,foi dramaturgista da Companhia de Encenação Teatral do Rio de Janeiro, dirigida por Moacyr Góes, cujas montagens mais significativas foram Baal de Brecht, Os gigantes da montanha de Pirandello e Escola de Bufões de Michel de Guelderode. Traduziu para o teatro várias peças, algumas publicadas. De 2003 a 2006 foi responsável pelo Convênio PQI -CAPES: UFU, UNIRIO, UNICAMP, na IES cooperante UNIRIO. De 1999 a 2001 coordenou o Programa de Pós-Graduação em Teatro da UNIRIO (mestrado e doutorado). No biênio 2004 - 2006 presidiu a ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Desde julho de 2007 compõe o Comitê Assessor, área de Artes, do CNPq. No campo da pesquisa acadêmica atua predominantemente na área da História e Historiografia do Teatro, especialmente do teatro cômico no Brasil e na Itália. De agosto de 2007 a julho de 2008 realiza Estágio Pós-Doutoral na UNITO - Università degli Studi di Torino, no campo da história do espetáculo, com bolsa CAPES.

Link para CV: http://lattes.cnpq.br/8036385831406537

PRODUÇÃO MAIS IMPORTANTE:

Artigos completos publicados em periódicos:

1- RABETTI, M. L. Subsídios para a história do ator no Brasil: pontuações em torno do lugar ocupado por Dulcina de Morais entre tradição popular e teatro moderno. Revista do Lume (UNICAMP). , v.2, p.31 - 55, 1999.

2- RABETTI, M. L. Memória e culturas do 'popular' no teatro: o típico e as técnicas. O Percevejo - Revista de Teatro, Crítica e Estética. , v.8, p.3 - 18, 2000.

3- RABETTI, M. L. Grupos, trupes & companhia:momentos emblemáticos da história do teatro.. Urdimento. Revista de Estudos Pós-Graduados em Artes Cênicas. , v.1, p.72 - 84, 1997



Livros publicados

1. RABETTI, M. L. Teatro e Comicidades 2: modos de produção do teatro ligeiro carioca. Rio de Janeiro 0- RJ : 7letras, 2007, v.1. p.170.

2. RABETTI, M. L. Maratona de Nova York, de Edoardo Erba - tradução. 7Letras : Rio de Janeiro, 2005, v.1. p.72.

3. RABETTI, M. L. Os gigantes da montanha, de Luigi Pirandello - tradução. Rio de Janeiro : 7Letras, 2005, v.1. p.136.



Capítulos de livros publicados

1.RABETTI, M. L. Observações sobre a prática historiográfica nas artes do espetáculo In: Metodologias de pesquisa em artes cênicas. Rio de Janeiro : 7Letras, 2006, p. 43- 58.

2. RABETTI, M. L. Ensaios (escritos) de dramaturgismo no campo do espetáculo cômico In: Teatro e Comicidades: estudos sobre Ariano Suassuna e outros ensaios ed.Rio de Janeiro : 7Letras, 2005, p. 170-196

RABETTI, M. L. 3.A figura da atriz entre commedia dell'arte e romantismo In: A transgressão do feminino: ensaios sobre o imaginário e as representações da figura feminina.1 ed.Rio de Janeiro : IDAC/ PUC-RJ, 1989, v.1, p. 61-70.


Livros organizados


1.RABETTI, M. L. Anais do IV Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas: Os trabalhos e os dias - ensinar, fazer e pesquisar dança e teatro e suas relações. Rio de Janeiro : 7Letras, 2006, v.1. p.318.

2. RABETTI, M. L..Folhetim - Cadernos Monográficos. n. 3. Rio de Janeiro : 7Letras, 2006, v.1. p.104.

3. RABETTI, M. L.Teatro e comicidades: estudos sobre Ariano Suassuna e outros ensaios. Rio de Janeiro : 7Letras, 2005, v.1. p.200.

Comunicações em Congressos e Colóquios

1. RABETTI, M. L. História de uma atuação do passado: a cena de Baderna impressa nos jornais. In: IV Congresso da ABRACE, 2006, Rio de Janeiro. (Anais do IV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Rio de Janeiro)

2. RABETTI, M. L. O sentimento encalacrado entre o dote e o divórcio: a economia das trocas amorosas no teatro ligeiro. In: III Congresso Brasileiro de Pesquisa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da ABRACE, 2003, Florianópolis. (Memória ABRACE VIII) - Anais do III Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Florianópolis: ABRACE, 2003. v.I. p.27 – 29)

3. RABETTI, M. Ariano Suassuna et l´écriture de la scène brésilienne: invention et explication”. In: Colloque Ariano Suassuna 80 ans. Paris X, Nanterre, , outubro de 2007 (convidada; texto no prelo: revista Pluriel)

Produção artística

1. RABETTI, M. L. Dramaturgismo; Espetáculo Teatral; Arlequim, servidor de dois patrões - dramaturgismo, 2002. (Direção de Luis Arthur Nunes)

2.RABETTI, M. L. Adaptação e roteiro; Dramaturgismo: Leitura - Performance; Temporada Rio de Janeiro; O presépio de Vieira: palavras para deleite e obras, 1998 (Direção de Moacyr Góes)

3. RABETTI, M. L. Dramaturgismo; Espetáculo Teatral; Temporada Rio de Janeiro; A escola de bufões, 1990. (Direção de Moacyr Góes)

Trabalhos Técnicos

Processos ou técnicas sem registro ou patente *

1- RABETTI, M.L. Membro do Comitê de Assessoramento de Artes, Ciência da Informação e Comunicação (CA-AC), do CNPq com um mandato de 03 (três) anos,correspondente ao período de 1º de julho de 2007 a 30 de junho de 2010.

2. RABETTI, M. L. Projeto e Implementação do Grupo de Pesquisas em Artes Cênicas (GPAC) da UFSJR, 1992.

3. RABETTI, M. L. Membro Comissão Artes/Música - Qualis artístico - CAPES, 2006 (Rio de Janeiro, outubro 06)

4. RABETTI, M.L. Parecerista ad hoc CAPES, CNPq, FAPERJ

(* Embora tenha orientado José Antonio Gameiro Salles na criação do BRET, considero ser de sua autoria, o projeto técnico.)

Orientações e Supervisões concluídas (Mestrado e Doutorado)

Dissertação de mestrado

1. Mariana Silva Oliveira. O jogo da cena do cavalo marinho - diálogos entre teatro e brincadeira. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria de Lourdes Rabetti.

2. Anna Maria Pereira Esteves. O teatro popular do Vale do Jequitinhonha a partir do estudo da visão de mundo e da cena do grupo Ícaros do Vale.. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria de Lourdes Rabetti.

3. André dos Santos Brilhante. O conhecimento em jogo no teatro para crianças. 2004. 369 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria de Lourdes Rabetti.

4. Andréa da Costa Carvalho. Augusta Candiani: história de uma cantora e atriz no Brasil. 2004. 165 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria de Lourdes Rabetti.

5. Martha de Mello Ribeiro. Pirandello operador da personagem teatral: o humor nas máscaras discrepantes. 2003. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense, . Co-Orientador: Maria de Lourdes Rabetti.

6. Adriana Schneider Alcure. Mamulengos dos Mestres Zé Lopes e Ze de Vina: etnografia e estudo dos personagens. 2001. 202 f. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria de Lourdes Rabetti.

7. Alessandra Vannucci. Ruggero Jacobbi ou da transição necessária:estratégias de modernização teatral entre mercado e tradição (década de 1950). 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria de Lourdes Rabetti.

8. Paulo Ricardo Meriz. O espaço cênico no circo-teatro: caminhos para a cena contemporânea. 1999. 456 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria de Lourdes Rabetti.

9. Daniel Marques da Silva. Precisa arte e engenho até: estudo sobre a composição do personagem-tipo através das burletas de Luiz Peixoto. 1998. 219 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria de Lourdes Rabetti.

10. Ana Maria Pacheco Carneiro. Espaço cênico e comicidade: a busca de uma definição para a linguagem do ator (Grupo Tá Na Rua: 1981). 1998. 243 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria de Lourdes Rabetti.

11. Maria Filomena Vilela Chiaradia. A Companhia de Revistas e Burletas do Teatro São Jose: a menina- dos- olhos de Paschoal Segreto. 1997. 241 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria de Lourdes Rabetti.

Tese de doutorado

1. Narciso Larangeira Telles da Silva. Teatro de rua: procedimentos de atuação. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado Em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria de Lourdes Rabetti.

2. Elza de Andrade. Mecanismos de comicidade na construção do personagem: propostas metodológicas para o trabalho do ator. 2005. 272 f. Tese (Doutorado em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria de Lourdes Rabetti.

3. Paulo Ricardo Merisio. Um estudo sobre o modo melodramático de interpretar: o circo-teatro no Brasil nas décadas de 1970 e 1980 como fonte para laboratórios . 2005. 0 f. Tese (Doutorado em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria de Lourdes Rabetti.

4. Daniel Marques da Silva. O palhaço negro que dançou a 'chula'para o Marechal de Ferro: Benjamim de Oliveira e a consolidação do circo-teatro no Brasil - Mecanismos e estratégias artísticas como forma de integração social na Belle Époque carioca. 2004. 451 f. Tese (Doutorado em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria de Lourdes Rabetti.

7) Maria Helena Vicente Werneck

Grupos de pesquisa:

As representações do intelectual - PUC/RJ (pesquisador)

DRAMATURGIA E CENA - UNIRIO (líder)

GT Teatro Brasileiro - UNIRIO (pesquisador)

Resumo CV Lattes:

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, onde atua em cursos de graduação e pós-graduação em teatro. Realiza pesquisa inter-institucional UNIRIO - PUC-Rio. Coordena, no Brasil, o Projeto Texto e Imagem: perspectivas críticas para a investigação em Artes Cênicas, Cooperação Internacional CAPES-GRICES, entre a UNIRIO, a USP e a Universidade de Lisboa. Tem experiência nas áreas de Letras e de Teatro, com ênfase nas especialidades: história literária, literatura brasileira, Machado de Assis, história do teatro, teatro brasileiro, teatro português e dramaturgia.

Endereço para acessar este CV:

http://lattes.cnpq.br/7665147634338120

PRODUÇÃO MAIS IMPORTANTE:

Produção bibliográfica

Artigos completos publicados em periódicos nas Revistas:. Teresa (USP). , v.6 e 7, p.497 - 503, 2006. 2005; Semear. , v.11, p.219 - 242, 2005; O Percevejo - Revista de Teatro Crítica e Estética. , v.13, p.301 - 311, 2004; Palavra. , v.10, p.159 - 169, 2004; Semear. , v.9, p.101 - 114, 2004; Semear. Revista da Cátedra Padre António Vieira de Estudos Portugueses da PUC-Rio. , v.8, p.229 - 248, 2003;;Revista Semear. , v.6, p.171 - 186, 2002; Revista Semear. , v.7, p.303 - 331, 2002; Dramaturgia e Teatro. , v.V. 01, p.135 - 140, 2000; O Percevejo - Revista de Teatro Crítica e Estética. , v.v.7, p.149 - 158, 1999; Cadernos de Pesquisa Em Teatro da Uni Rio. , v.2, p.53 - 58, 1996; Palavra Revista do Departamento de Letras da Puc Rj. , v.2, p.31 - 39, 1995; O Percevejo - Revista de Teatro Crítica e Estética. , v.2, p.40 - 43, 1994; Revista Tempo Brasileiro. , v.101, p.123 - 137, 1990.

Livros publicados

1. WERNECK, M. H. V. O Homem Encadernado. Rio de Janeiro : Ed. UERJ, 1996, v.1. p.279.



Capítulos de livros publicados

1. WERNECK, M. H. V. Ente mares e palcos: notas sobre Esther Leão (1829-1971), uma portuguesa no teatro brasileiro In: Dramaturgia em cena ed.Maceió; Salvador : Ed. da UFAl; Ed. da UFBA, 2006, p. 227-242.

2. WERNECK, M. H. V. Homens de Arquivo: o poder entre papéis e livros In: Escritura e Sociedade: o intelectual em questão.1a. ed.Assis : FCL-Assis-UNESP- Publicações, 2006, p. 21-33.

3. WERNECK, M. H. V., PEREIRA, V. H. Dramaturgies and Theatricalities: Aspects of the Twentieth-Century Brazilian Literacy Scene In: Literary Cultures of Latin America . A Comparative History ed.N. York : Oxford University Press, 2004, v.I, p. 562-574.

4. WERNECK, M. H. V. Um intelectual do Teatro Brasileiro e a pós-cena discursiva: dois atos com José Celso Martinez Correia In: O papel do intelectual hoje.1a. ed.Belo Horizonte : Editora da UFMG, 2004, v.0, p. 195-207.

5. WERNECK, M. H. V. A dor e a troça em vozes femininas: O Pranto de Maria Parda, de Gil Vicente (1522) e A Rainha do Rádio, de José Safiotti Filho (1974) In: Gil Vicente 500 anos depois..1a. ed.Lisboa : Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2003, v.02, p. 183-195.

6. WERNECK, M. H. V. Veja como ando grego, meu amigo. Os cuidados de si na correspondência machadiana In: Prezado Senhor, Prezada Senhora.1a. ed.São Paulo : Cia das Letras, 2000, v.01, p. 137-143.

Artigos em revistas (Magazine)

1. WERNECK, M. H. V. Machado de Assis, o teatro e a cena da palavra. Suplemento Literário de Minas Gerais. Belo Horizonte, p.30 - 32, 2008.



Demais produções bibliográficas

1. WERNECK, M. H. V. Teatro de Gil Vicente: palcos de festa e espaços do cotidiano. São Paulo:Ed. Peixoto Neto, 2007. (Prefácio, Prefácio, Posfácio)



Comunicações em Congressos e Colóquios

1. Realismo e palavra brutal: a volta ao lar de Harold PinterI n:Colóquio: Harold Pinter: Encontros. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 7 e 8 de maio de 2007.

2.Monólogos brasileiros: poéticas da primeira pessoa e espacialidades In: IV CONGRESSO DA ABRACE, 2006, Rio de Janeiro.

3. Uma dramaturgia devorada:textos do teatro brasileiro entre as décdas de 30 e 50 In: III Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2003, Florianópolis.

4. Escultura em baixo relevo: o texto teatral e a história do espetáculo In: I Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE, 1999, São Paulo.

Trabalhos Técnicos

1. WERNECK, M. H. V., ULHOA, M. T., PRADO, G. S., DEL-BEM, L. M., MEDEIROS, M. B., KERN, M. L. B., FARIA, S. Comissão de avaliação continuada da Área de Artes/Música - CAPES, 2003, 2004, 2006, 2007.

5. WERNECK, M. H. V. Parecerista ad hoc - FAPERJ, 2006; Parecerista ad hoc -CAPES/Teatro, 2006; FAPESP, 2005

Orientações e Supervisões concluídas

1. Vicente Carlos Pereira Júnior. Escutar o tempo: um estudo sobre Aquela Vez de Samuel Beckett. 2008. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Teatro ) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

2. Marília Coelho Sampaio. Dramaturgias em trânsito: teatro e cinema de Domingos Oliveira. 2006. Dissertação (Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

3. Francisco José Neves Arruda. O Teatro de Paulo de Magalhães no Grêmio Teatral Arthur Azevedo de São João del Rei. 2001. Dissertação (Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

4. Angela de Castro Reis. Cinira Polônio, uma divete carioca: estudo da imagem pública e do trabalho de uma atriz no teatro brasileiro da virada do século. 1999. Dissertação (Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

5. Ana Lúcia Vieira de Andrade. A cena do eu: dramaturgia brasileira em 1969.. 1997. Dissertação (Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

6. Reinaldo cotia Braga. Cerejas, Assaltos, Assassinos, Selvagens: quatro espetáculos, dois cenógrafos no Teatro Ipanema. 1996. Dissertação (Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Teses de doutorado : orientador principal

1. Maria de Lurdes Naylor Rocha. Teatro na Prisão; a dramaturgia da prisão em cena. 2006. Tese (Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

2. Angela de Castro Reis. A Tradição viva em cena: Eva Todor na Companhia Eva e seus Artistas (1940-1963). 2004. Tese (Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

3. Maria Cristina Brandão de Faria. O teatro na TV: Vestido de Noiva de Nelson Rodrigues na telecriação de Antunes Filho. 2004. Tese (Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

4. Beatriz Pinto Venâncio. Teatro de lembranças. Registro cênico-dramatúrgico da memória. 2004. Tese (Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

8) Martha Tupinambá de Ulhôa

Grupos de Pesquisa:

Música, Linguagem Audiovisual e Educação - UNIRIO (pesquisador)

Música urbana no Brasil - UNIRIO (líder)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C

CV Lattes resumido:

Diploma em Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música (Rio de Janeiro, 1972), Mestrado em Belas Artes (University of Florida, 1978) e Ph.D. em Musicologia (Cornell University, 1991). Pos-doutorado no Instituto de Música Popular da Universidade de Liverpool (1997-98). Professora titular em musicologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) lecionando no Instituto Villa Lobos e no Programa de Pós-Graduação em Música do Centro de Letras e Artes. Pesquisadora do CNPq; representante da área de Artes/Música junto à CAPES/MEC e membro do CTC (2005-2007 e 2008-2010). Membro do Conselho Superior da FAPERJ (2008). Editora (1996-1999) e secretária (1999-2003) da ANPPOM. Tesoureira e vice-presidente da IASPM Latino-americana entre 2000 e 2004. Atualmente Member-at-Large do Comitê Executivo da IASPM Internacional (biênios 2005-2007 e 2007-2009). Publicações incluem: Métrica Derramada: prosódia musical na Canção Brasileira Popular (Brasiliana); Nova história, velhos sons: Notas para ouvir e pensar a música brasileira popular (Debates); Música romântica in Montes Claros: inter- gender relations in Brazilian popular song (British Journal for Ethnomusicology); Música Sertaneja em Uberlândia na década de 1990 (ArtCultura); Let me sing my BRock: Learning to listen to Brazilian Rock (Rockin' las Américas: the global politics of rock in Latin/o America); Música Popular na América Latina Pontos de escuta (Org. com Ana Maria Ochoa). Líder do Grupo de Pesquisa Música Urbana no Brasil (http://www.unirio.br/mpb/musicaurbana/) e coordenadora do projeto Matrizes Musicais e Matrizes Culturais da Música Brasileira Popular (http://www.unirio.br/mpb/matrizes/), em finalização e do projeto A música popular gravada modinhas e lundus.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5378800627543781

PRODUÇÃO MAIS IMPORTANTE:



Artigos completos publicados em periódicos

1. ULHÔA, M. T. Música Sertaneja em Uberlândia na década de 1990. ArtCultura. , v.9, p.56 - 65, 2004.

2. ULHÔA, M. T. B Rockin’ Liverpool -- significado e competência musical. Revista Em Pauta. , v.14, p.49 - 54, 2003.

3. ULHÔA, M. T. Música romântica in Montes Claros: inter- gender relations in Brazilian popular song. British Journal for Ethnomusicology. , v.9, p.11 - 40, 2000.

4. ULHÔA, M. T. Métrica Derramada: Prosódia Musical na canção brasileira popular. Brasiliana Revista da Academia Brasileira de Música. , v.2, p.48 - 56, 1999.

5. ULHÔA, M. T. Nova História, Velhos Sons: Notas Para Ouvir e Pensar A Música Brasileira Popular. Debates. , v.1, p.78 - 101, 1997.

6. ULHÔA, M. T., CARVALHO, M. U. Canção da América: Style And Emotion In Brazilian Popular Song. POPULAR MUSIC. , v.9, p.321 - 349, 1990.

Capítulos de livros publicados

1. ULHÔA, M. T. Perdão Emilia! Transmissão oral e aural na canção popular In: Palavra cantada: ensaios sobre poesia, música e voz ed.Rio de Janeiro : 7Letras, 2008, p. 249-267.

2. ULHÔA, M. T. Let Me Sing My BRock: Learning to Listen to Brazilian Rock In: Rockin' las Américas: the global politics of rock in Latin/o America ed.Pittsburgh, Pa. : University of Pittsburgh Press, 2004, p. 200-219.

3. ULHÔA, M. T. Chiclete com Banana: Us and the Other in Brazilian Popular Music In: Musical Cultures of Latin America: Global Effects, Past and Present ed.Los Angeles : UCLA Ethnomusicology Publications, 2003, v.1, p. 205-215.

4. ULHÔA, M. T. Parlar Cantando - a relação texto-música em Monteverdi In: Ao encontro da palavra cantada - poesia, música e voz ed.Rio de Janeiro : 7Letras, 2001, p. 245-256.

5. CARVALHO, M. U., ULHÔA, M. T. Tupi Or Not Tupi Mpb: Popular Music And Identity In Brazil In: The Brazilian Puzzle: Culture on the Bordelands of the Western World ed.New York : Columbia University Press, 1995, p. 159-179.



Livro organizado

1. ULHÔA, M. T., OCHOA, A. M. Música Popular na América Latina: pontos de escuta. Porto Alegre : Editora de UFRGS, 2005, v.1. p.245.



Comunicações e Resumos Publicados em Anais de Congressos ou Periódicos (completo)

1. ULHÔA, M. T. A pesquisa e análise da música popular gravada In: VII CONGRESO LATINOAMERICANO IASPM - AL, 2006, La Habana. ACTAS DEL VII CONGRESO LATINOAMERICANO IASPM - AL. http://www.hist.puc.cl/historia/iaspm/lahabana/articulospdf/marthaulloampgravada.pdf, 2006. v.Online. p.1 - 8

2. ULHÔA, M. T. Métrica Derramada: tempo rubato ou gestualidade na canção brasileira popular In: VII CONGRESO LATINOAMERICANO IASPM - AL, 2006, La Habana. ACTAS DEL VII CONGRESO LATINOAMERICANO IASPM - AL. http://www.hist.puc.cl/historia/iaspm/lahabana/articulospdf/marthaulloametrica.pdf, 2006. v.Online. p.1 - 9

3. ULHÔA, M. T. “Urubu” – texto e contexto na música instrumental - III encontro ABET In: III Encontro Internacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2006, São Paulo. Universos da Música - Cultura, sociabilidade e a política de práticas musicais. http://www.musica.ufrj.br/abet/index.php, 2006. v.CD-ROM. p.323 - 327

4. ULHÔA, M. T. Transmissão oral e escrita: uma reflexão In: II Encontro Nacional da ABET, 2004, Salvador, Ba. Etnomusicologia: lugares e caminhos, fronteiras e diálogos. http://www.musica.ufrj.br/abet/index.php, 2004.

5. ULHÔA, M. T. Isto é bom! ou Yayá, você quer morrer? - a tradição oral e a tradição escrita no lundu In: XIV Congresso da ANPPOM, 2003, Porto Alegre. Anais do XIV Congresso da ANPPOM. Porto Alegre: ANPPOM, 2003. v.1. p.1 - 6



Orientações e Supervisões concluídas

Dissertações de mestrado : orientador principal

1. Marcílio Marques Lopes. Ai Ioiô: Elaborações rítmicas da linha melódica no samba-canção. 2007. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

2. Affonso Celso de Miranda Neto. A guitarra cigana de Pepeu Gomes. 2006. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

3. Mônica Neves Leme. . Matrizes culturais, mediações e produção musical industrial no Brasil dos anos 90: que 'Tchan'é esse?. 2002. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

4. Edésio de Lara Melo. A música da Semana Santa em quatro cidades da região de Campos das Vertentes-MG. 2001. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

5. Paulo Aragão. Pixinguinha e a gênese do arranjo musical brasileiro (1929 a 1935). 2001. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

6. Alain Pierre Ribeiro de Magalhães. O perfil de Baden Powell através de sua discografia. 2000. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

7. Luiz de França Costa Lima Neto. A música de Hermeto Paschoal e grupo (1982-1993). 1999. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

8. Pretextato Taborda. Música de Invenção. 1998. Dissertação (Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Teses de doutorado : orientador principal

1. Nícolas de Souza Barros. Tradição e inovação no estudo da velocidade escalar ao violão. 2008. Tese (Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro



2. Glaura Lucas. Concepção de tempo e experiência musical nos rituais do congado mineiro. 2005. Tese (Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

3. Roberto Murcia Moura. No princípio era a roda (um estudo sobre samba, partido-alto e outros pagodes). 2003. Tese (Doutorado Em Música) - Universidade do Rio de Janeiro.



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal