Catequese 1: o diálogo – Condição de Relação Êxodo 20, 2-17



Baixar 26,94 Kb.
Encontro24.07.2018
Tamanho26,94 Kb.

Catequese 1: O Diálogo – Condição de Relação


Êxodo 20, 2-17:

2«Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te fiz sair da terra do Egipto, da casa da servidão.

3Não haverá para ti outros deuses na minha presença.

4Não farás para ti imagem esculpida nem representação alguma do que está em cima, nos céus, do que está em baixo, na terra, e do que está debaixo da terra, nas águas. 5Não te prostrarás diante dessas coisas e não as servirás, porque Eu, o SENHOR, teu Deus, sou um Deus zeloso, que castigo o pecado dos pais nos filhos até à terceira e à quarta geração, para aqueles que me odeiam, 6mas que trato com bondade até à milésima geração aqueles que amam e guardam os meus mandamentos.

7Não usarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não deixa impune aquele que usa o seu nome em vão.

8Recorda-te do dia de sábado, para o santificar. 9Trabalharás durante seis dias e farás todo o teu trabalho. 10Mas o sétimo dia é o sábado consagrado ao SENHOR, teu Deus. Não farás trabalho algum, tu, o teu filho e a tua filha, o teu servo e a tua serva, os teus animais, o estrangeiro que está dentro das tuas portas. 11Porque em seis dias o SENHOR fez os céus e a terra, o mar e tudo o que está neles, mas descansou no sétimo dia. Por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e santificou-o.

12Honra o teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias sobre a terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.

13Não matarás.

14Não cometerás adultério.

15Não roubarás.

16Não responderás contra o teu próximo como testemunha mentirosa.

17Não desejarás a casa do teu próximo. Não desejarás a mulher do teu próximo, o seu servo, a sua serva, o seu boi, o seu burro, e tudo o que é do teu próximo.»
Deuteronómio5, 6-21:

6 ‘Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te fez sair da terra do Egipto, da casa da escravidão. 7Não terás nenhum outro deus além de mim. 8Não farás para ti nenhuma imagem esculpida, seja do que está no alto do céu, ou em baixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra. 9Não te prostrarás diante delas e não as adorarás, porque Eu, o SENHOR, sou o teu Deus, um Deus ciumento, que castigo a iniquidade dos pais nos filhos, até à terceira e quarta geração dos que me ofendem, 10mas uso de benevolência até à milésima geração com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.

11Não invocarás em vão o nome do SENHOR, teu Deus, porque o SENHOR não deixará impune aquele que tiver invocado o seu nome em vão.

12Guarda o dia de sábado para o santificar, como te ordenou o SENHOR, teu Deus. 13Trabalharás durante seis dias e neles farás todos os teus trabalhos; 14mas, o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus: não farás trabalho algum, nem tu, nem os teus filhos e filhas, nem o teu escravo ou escrava, nem o teu boi, o teu jumento ou qualquer outro animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas, para que o teu servo e a tua serva descansem como tu. 15Lembra-te que foste escravo na terra do Egipto, donde o SENHOR, teu Deus, te fez sair com mão forte e braço estendido. Por isso te ordenou o SENHOR, teu Deus, que guardasses o dia de sábado.

16Honra o teu pai e a tua mãe, como te ordenou o SENHOR, teu Deus, a fim de prolongares os teus dias e viveres feliz na terra que o SENHOR, teu Deus, te há-de dar.

17Não matarás.

18Não cometerás adultério.

19Não roubarás.

20Não prestarás falso testemunho contra o teu próximo.

21Não cobiçarás a mulher do teu próximo e não desejarás a sua casa, nem o seu campo, nem o seu escravo, nem a sua escrava, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem nada que lhe pertença.’
Fórmula da Catequese:
Eu sou o Senhor teu Deus:




Adorar a Deus e amá-lo sobre todas as coisas.



Não invocar o santo nome de Deus em vão.



Santificar os Domingos e festas de guarda.



Honrar pai e mãe (e os outros legítimos superiores)



Não matar (nem causar outro dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo)



Guardar castidade nas palavras e nas obras.



Não furtar (nem injustamente reter ou danificar os bens do próximo)



Não levantar falsos testemunhos (nem de qualquer outro modo faltar à verdade ou difamar o próximo)



Guardar castidade nos pensamentos e desejos

10-

Não cobiçar as coisas alheias

Estes dez mandamentos resumem-se em dois que são:

Amar a Deus sobre todas as coisas

E ao próximo como a nós mesmos.


In: Catecismo da Igreja Católica, Compêndio. Braga, 2005, p. 177.

Somos +




©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal