Caros leitores(as)



Baixar 172,13 Kb.
Página1/2
Encontro30.07.2017
Tamanho172,13 Kb.
  1   2


JORNAL DO SEMINÁRIO

INSTITUTO MENINO DEUS nº 08 Ano 2002
CAMINHANDO


Editorial
Caros leitores (as)

É

com satisfação que apresento a vocês, o Jornal CAMINHANDO. Esta é uma publicação do seminário Instituto Menino Deus, pertencente à Congregação do Santíssimo Redentor ou Missionários Redentoristas.

Nesta edição, estaremos abordando diversos assuntos da realidade e do cotidiano dos seminaristas, dando especial ênfase á vocação, já que no mês de agosto comemoramos o mês vocacional.

Falaremos, especificamente, da vocação redentorista, como é a pastoral que desenvolvemos e a história de nosso fundador. Também daremos atenção ao dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, pedindo para que Ela interceda por todos nós brasileiros, especialmente agora que estaremos decidindo o futuro do nosso país, no dia 6 de outubro.

E por fim, resumiremos a história da “independência” do Brasil, colocando questionamentos sobre, que país queremos: Uma soberania libertadora, ou, uma soberania, que é regida pelas leis do mercado e do capital.



Fiquem com Deus e boa leitura!

Paulo de Lima – 2° Ano

Setembro de 2002


Jornal CaminhandoCSsR.

Responsável: Paulo de Lima

Diagramação: Vitalino Pitt

Revisão Textual: Pe. Márcio Hamelschlager e Professora Mirian Carard


Afonso Maria de Liguori

Uma vida em serviço do Reino de Deus




No dia 1° de agosto comemoramos o dia de Santo Afonso Maria de Liguori, Fundador da Congregação do Santíssimo Redentor (CSsR).

Afonso nasceu no dia 27 de setembro de 1696, em Marianella, na Itália. Era o mais velho de oito filhos de José Liguori e Ana Cavallieri, assim gozava do privilégio de ser o primogênito, o herdeiro.

O pai era um nobre Almirante da Armada real de Nápoles. Sua mãe era filha de um ministro da Corte Suprena de Justiça, descendente da nobreza espanhola.

Afonso estudou em casa com os melhores professores. Foi um artista, pintando quadros e compondo canções. Da família recebeu boa formação intelectual e religiosa.

Era um jovem ativo, praticava esportes nobres como esgrima e equitação. Jogava baralho em sua adolescência, mas, sobretudo, tinha uma imensa fé em Jesus Cristo Sacramentado e na Virgem Maria.

Aos dezesseis anos formou-se em direito civil e eclesiástico. Em oito anos não perdera uma só causa. Mas, esta profissão fora escolhida por seu pai, que era quem mais queria que seu filho fosse rico e poderoso.

Com 18 anos, motivado por retiro espiritual que fez com os jesuítas, decide não casar-se e fixa para si um código profissional. Seu pai, não sabendo de nada, tentava casá-lo com as mulheres mais importantes da época, mas Afonso escapava dos seus planos.

Aos vinte e três anos passa boa parte do seu tempo diante do Santíssimo Sacramento e no hospital dos incuráveis, em Nápoles.

Afonso perde um processo importante e abandona os tribunais entregando-se unicamente a obra redentora de Cristo. De dentro de si, falava uma voz que lhe dizia: “Deixa o mundo e entregá-te a mim!”. Assim ele fez. O pai de Afonso fica bravo quando sabe que o filho resolve entrar em um seminário de Nápoles. Mas não adianta, Afonso é ordenado sacerdote.

Afonso passa a fazer parte dos padres diocesanos, pregando especialmente as missões. Era fervoroso pregador e organizador do povo. Como conseqüência das missões, em 1734 funda a Congregação do Santíssimo Redentor(CSsR), mas conhecida no mundo como missionários redentoristas, onde estão presentes em mais de 76 países nos cinco continentes com especial dedicação as missões populares, onde propagam a Boa Nova de Jesus Cristo.

Além dessa enorme fé, foi um escritor bem sucedido, escrevendo cento e onze obras, entre eles sua maior obra: A TEOLOGIA MORAL, que o reconheceu como Doutor da Igreja e Padroeiro dos Confessores e Moralistas.

No dia 1 de agosto de 1787 morre, com 93 anos de idade, por este motivo, neste dia comemora-se o dia de SANTO AFONSO MARIA DE LIGUORI.

Caetano Augusto Morlin – 2° ano

Maico André Battisti – 2° ano
Venha ser Missionário Redentorista

Instituto Menino Deus

Rua Angélica Otto 160 - Boqueirão

Passo Fundo/RS - F

one: (54) 314-4415




  1   2


©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal