Carlos augusto de carvalho o livro do apocalipse: uma abordagem simplificada



Baixar 0,74 Mb.
Página1/10
Encontro02.09.2018
Tamanho0,74 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10

UNIECO: Instituto Evangélico do Centro-0este

Autor: Carlos Augusto de Carvalho

O LIVRO DO APOCALIPSE: UMA ABORDAGEM SIMPLIFICADA

Brasília, DF.2008

CARLOS AUGUSTO DE CARVALHO

O LIVRO DO APOCALIPSE: UMA ABORDAGEM SIMPLIFICADA.

Trabalho de conclusão para aprovação na graduação em Teologia do Instituto Evangélico do Centro-Oeste.

Brasília, 2008

Agradeço ao Senhor Deus pelo entendimento que me deu sobre este assunto e

Dedico este trabalho ao Reino de Deus, para edificação do povo santo e, como uma pequena luz, para um mundo que anda nas trevas.

Sumário

Introdução.........................9

Esboço.............................12

Capítulo 1,2 e 3................13

Capítulo 4.........................38

Capítulo 5.........................48

Capítulo 6.........................50

Capítulo 7.........................58

Capítulo 8.........................62

Capítulo 9.........................70

Capítulo 10.......................72

Capítulo 11.......................74

Capítulo 12.......................80

Capítulo 13.......................85

Capítulo 14.......................96

Capítulo 15......................106

Capítulo 16......................108

Capítulo 17......................114

Capítulo 18......................117

Capítulo 19......................119

Capítulo 20......................128

Capítulo 21 e 22..............139

Conclusão.......................148

Anexo 1...........................151

INTRODUÇÃO

Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve devem acontecer...”

O Livro do Apocalipse, também conhecido como o livro da revelação, refere-se as coisas que ainda vão acontecer, levando-se em consideração a época em que foi escrito e os tempos envolvidos na profecia.

Apocalipse 17.14 resume todo o Livro: “Então, guerrearão contra o Cordeiro, mas o Cordeiro os vencerá, pois Ele é o Senhor dos Senhores e o Rei dos reis; e com Ele vencerão todos os eleitos, convocados e fiéis.”

A palavra grega "apokálupsis" dá origem ao termo apocalipse, ela diz respeito a algo do qual se retira um véu para que se possa ver o que está oculto.

Por que as pessoas devem ler este Livro? Qual o motivo pelo qual o Senhor espera que os seus servos não somente o leiam, mas também o estudem com atenção e propriedade?

Existem dois fortes argumentos como respostas a essas perguntas:



  1. É o único livro de profecias do Novo Testamento que contém algo especialmente revelado por Deus a seu Filho Jesus Cristo que o transmitiu através de seu anjo ao apóstolo João;

  2. É o único livro de toda a Bíblia que promete uma benção especial aos que o lêem, ouvem e guardam a profecia contida nele.

Nos primeiros três capítulos do Apocalipse, o leitor depara-se com a revelação dos acontecimentos que envolveriam a história da igreja na terra. Este período é conhecido como a dispensação da Graça redentora.

Nos capítulos posteriores até o dezenove, será visto a revelação do arrebatamento da igreja, a descrição do trono de Deus e do Cordeiro digno de abrir o Livro que estava na mão do Todo poderoso Criador, transportando o atento leitor, a partir do sexto capítulo, ao tempo mais negro da história da humanidade: a Grande Tribulação.

Nesse ocasião, Deus estará julgando o povo de Israel e aqueles que recusaram a salvação oferecida por Ele durante o período da Graça, com o propósito de salvar os que ficaram, ainda que pela dor.

Nos capítulos finais, do capítulo dezenove até o vinte e dois, o leitor conhecerá as maravilhas que Deus preparou para aqueles que o amam, ver-se-á o período do Milênio, a Nova Jerusalém, o Rio da Vida, o Novo Céu e a Nova Terra, dentre outras coisas maravilhosas. No Livro do Apocalipse não é vista a figura do Cristo humanizado e humilhado como nos evangelhos.

É o encontro do leitor com um Cristo glorioso, coroado como Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, reinando com toda a Glória que recebeu de Deus Pai. Ver-se-á a derradeira investida de satanás contra o Senhor Jesus, em busca de impedi-lo de cumprir a promessa de inaugurar seu reino milenar na terra.

O livro mostrará a vitória final de Cristo contra todas essas forças malignas, quando irá castigar satanás e seus seguidores, jogando-os no Lago de fogo e enxofre.

O Apocalipse não é tão enigmático como muitos costumam afirmar, mas é um livro que vem desvendar, tirar o véu dos fatos que acontecerão, todavia, este descortinar é para os espirituais que com humildade se colocam aos pés de Jesus, assim como Maria, a irmã de Lázaro, para ouvi-lo e aprender Dele. Deus escondeu estas coisas dos “sábios e entendidos” deste mundo, para revelá-las aos pequeninos que crêem na Sua Palavra.

A linguagem simbólica do Livro só pode ser compreendida por aqueles que gozam de intimidade com a Palavra de Deus e conhecem um pouco da história da humanidade. Mt.11.25/ Sl.25.14

Pode-se afirmar que o leitor do Livro do Apocalipse, deparar-se-á no seu final com uma história de amor que termina com a célebre frase: “e viveram felizes para sempre.”

É o desfecho de uma história que iniciou no Jardim do Eden, com apenas dois seres criados por Deus e que terminará com uma multidão habitando uma cidade maravilhosa: a Nova Jerusalém.



A presente obra não visa sustentar teses teológicas, defendidas por diversas escolas escatológicas envolvidas na interpretação do Livro. Pretende-se, de maneira simples e leiga, levar ao leitor uma visão dessa revelação. Tendo em vista, que o público evangélico, em geral, de acordo com o ensino do arrebatamento pré-tribulacionista, crido pela maioria das igrejas deste país, não está bem esclarecido quanto a volta de Jesus e os demais acontecimentos escatológicos, como se vê na pesquisa abaixo1:
      1. Quando Ocorrerá o Arrebatamento da Igreja?


Após a Grande Tribulação 64,63%

Antes da Grande Tribulação 18,29%

Durante a Grande Tribulação 2,44%

A Qualquer Momento 12,20%

Não Sei 2,44%


  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10


©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal