Camille Flammarion a morte e o seu Mistério



Baixar 1,39 Mb.
Página1/6
Encontro23.05.2018
Tamanho1,39 Mb.
  1   2   3   4   5   6

www.autoresespiritasclassicos.com

Camille Flammarion
A Morte e o seu Mistério
(obra em 3 volumes)



Volume 2

Durante a Morte





John Constable

Carro de feno

Conteúdo resumido
Editada em três volumes, A Morte e o seu Mistério é um extenso e precioso repositório de narrações sobre fenômenos extrafísicos, expostos e comentados por Camille Flammarion com o rigor da metodologia científica.

Conforme as próprias palavras do autor, a obra visa demonstrar por fatos de observação, fora de toda crença religiosa e em completa e imparcial liberdade de julgamento, a existência da alma, a sua independência do organismo corpóreo e a sua sobrevivência à desagregação deste último.

Em síntese, são abordados neste trabalho os seguintes temas:


  • o 1º volume, “Antes da Morte”, prova que a alma existe e independe do corpo carnal;

  • o 2º volume, “Durante a Morte”, demonstra a veracidade do aparecimento de fantasmas dos vivos, as aparições e manifestações de moribundos e os fenômenos de premonição;

  • o 3º volume, “Depois da Morte”, oferece-nos a certeza da sobrevivência da alma após a morte, sua existência num outro plano e a possibilidade de se comunicar com os Espíritos encarnados.

Estas duas obras: “A Morte e o seu Mistério”, juntamente com “O Desconhecido e os Problemas Psíquicos”, escrita anteriormente pelo mesmo autor, formam a maior coleção de casos de fenômenos psíquicos já reunidos em obra literária, nos últimos séculos. Daí a sua grande importância como documentos históricos para as ciências psíquicas e, em decorrência, para as pesquisas sobre os fenômenos mediúnicos.

– – 0 – –


“Ninguém sabe o que é a morte nem se ela será o maior dos benefícios para o homem. Apesar disso, tememo-la como se fora o pior de todos os males.

Atenienses, acabais de me condenar à morte. A voz divina, que nunca deixou de fazer-se ouvir por mim durante todo o curso da minha vida, manteve-se hoje silenciosa, e eu não me defendi das vossas acusações. É porque o que me sucede é um bem.

Vou sofrer a sorte a que vós me condenastes; mas a iniqüidade e a infâmia ficarão para sempre amarradas à memória dos meus juízes. Submeto-me à minha condenação e eles à sua. É deste modo que as coisas devem passar-se e, no meu entender, tudo acontece para melhor.

Quando a morte se aproxima do homem, o que nele existe de mortal desagrega-se; o que nele há de imortal e de incorruptível retira-se intacto.”



Sócrates
– – 0 – –
Sumário


Capítulo I Os fatos expostos no primeiro volume provam irrefutavelmente a existência da alma? 6

Capítulo II Os “duplos” de vivos 35

Capítulo III O pensamento produtor de imagens projetadas a distância – As aparições de vivos. – Mortos que aparecem vestidos como quando viviam. – Cinematografia psíquica. – Transmissões telepáticas sensoriais. 83

Capítulo IV As aparições de moribundos algum tempo antes da morte 109

Capítulo V As manifestações de moribundos algum tempo antes da morte (diferentes das aparições) 130

Capítulo VI Vistas de cenas de moribundos e de mortos a distância. – Audições da mesma ordem 155

Capítulo VII Advertências diversas a precederem a morte ou a anunciá-la – Previsões pessoais de mortes em datas fixas. – Sonhos premonitórios associados a aparições. – Visões singulares. – Intersinais. – Advertências de acidentes que parecem feitas por seres invisíveis. 184

Capítulo VIII Sensações mentais, a distância, de mortes ou de acidentes (sem fenômenos físicos) 221

Capítulo IX Mortes anunciadas por barulhos, pancadas, ruídos inexplicáveis e fenômenos físicos – A eletricidade e a faísca 248

Capítulo X Entre a vida e a morte – Fatos intermediários, em que os vivos podem estar ainda em ação. – Moribundos que vêm dizer: “vou partir” ou “estou morto”. – Chamamentos telepáticos no momento da partida. 279

Capítulo XI As manifestações de moribundos no momento da morte (além das aparições) 300

Capítulo XII As aparições de moribundos no momento da morte 342







  1   2   3   4   5   6


©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal