Cada país participante conquistou pelo menos uma



Baixar 1,57 Mb.
Página1/32
Encontro30.07.2017
Tamanho1,57 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   32

Questão 1










As Olimpíadas são uma oportunidade para o congraçamento de um grande número de países, sem discriminação política ou racial, ainda que seus resultados possam refletir características culturais, socioeconômicas e étnicas. Em 2000, nos Jogos Olímpicos de Sydney, o total de 300 medalhas de ouro conquistadas apresentou a seguinte distribuição entre os 196 países participantes como mostra o gráfico. Esses resultados mostram que, na distribuição das medalhas de ouro em 2000,

 




A) 

cada país participante conquistou pelo menos uma.

B) 

cerca de um terço foi conquistado por apenas três países.

C) 

os cinco países mais populosos obtiveram os melhores resultados.

D) 

os cinco países mais desenvolvidos obtiveram os melhores resultados.

E) 

cerca de um quarto foi conquistado pelos Estados Unidos.







  COMENTÁRIO DO EDUCACIONAL









Conforme o enunciado, o número de medalhas de ouro conferidas foi 300. A soma das medalhas obtidas pelos EUA, pela Rússia e pela China é 100 medalhas, que é exatamente 1/3 do total de medalhas de ouro. A resposta correta é a letra B.

Autor: Taís Ribeiro Drabik de Almeida



     Questão 2









O número de atletas nas Olimpíadas vem aumentando nos últimos anos, como mostra o gráfico. Mais de 10.000 atletas participaram dos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000.

Nas últimas cinco Olimpíadas, esse aumento ocorreu devido ao crescimento da participação de



 




A) 

homens e mulheres, na mesma proporção.

B) 

homens, pois a de mulheres vem diminuindo a cada Olimpíada.

C) 

homens, pois a de mulheres praticamente não se alterou.

D) 

mulheres, pois a de homens vem diminuindo a cada Olimpíada.

E) 

mulheres, pois a de homens praticamente não se alterou.







  COMENTÁRIO DO EDUCACIONAL









Observando o gráfico, vemos que, nas últimas cinco Olimpíadas, o número de atletas mulheres cresceu a cada ano. Já o número de participantes do sexo masculino não teve variação significativa com relação ao total de atletas. Portanto, o aumento do número de participantes foi conseqüência do crescimento da participação de mulheres. 

Autor: Taís Ribeiro Drabik de Almeida



     Questão 3









Os Jogos Olímpicos tiveram início na Grécia, em 776 a.C., para celebrar uma declaração de paz. Na sociedade contemporânea, embora mantenham como ideal o congraçamento entre os povos, os Jogos Olímpicos têm sido palco de manifestações de conflitos políticos. Dentre os acontecimentos apresentados abaixo, o único que evoca um conflito armado e sugere sua superação, reafirmando o ideal olímpico, ocorreu

 




A) 

em 1980, em Moscou, quando os norte-americanos deixaram de comparecer aos Jogos Olímpicos.

B) 

em 1964, em Tóquio, quando um atleta nascido em Hiroshima foi escolhido para carregar a tocha olímpica.

C) 

em 1956, em Melbourne, quando a China abandonou os Jogos porque a representação de Formosa também havia sido convidada para participar.

D) 

em 1948, em Londres, quando os alemães e os japoneses não foram convidados a participar.

E) 

em 1936, em Berlim, quando Hitler abandonou o estádio ao serem anunciadas as vitórias do universitário negro, Jesse Owens, que recebeu quatro medalhas.







  COMENTÁRIO DO EDUCACIONAL









As primeiras Olimpíadas que aconteceram no continente asiático foram celebradas na cidade de Tóquio, a capital do Japão. Para acender a Chama olímpica, foi convidado o estudante Yoshinori Sakaï, por ter nascido em 6 de agosto de 1945 — o dia em que explodiu a bomba atômica na cidade de Hiroshima. Essa escolha foi feita para homenagear as vítimas da explosão e desejar paz ao mundo. O momento foi, sem dúvida, um dos mais emocionantes do evento, pois mostrava que um país arrasado pela guerra poderia se erguer e incentivar a paz em todo o mundo.

Autor: Equipe de História - Adriane, Ederson, Ingrid e Priscila



     Questão 4









Nos X-Games Brasil, em maio de 2004, o skatista brasileiro Sandro Dias, apelidado "Mineirinho", conseguiu realizar a manobra denominada "900", na modalidade skate vertical, tornando-se o segundo atleta no mundo a conseguir esse feito. A denominação "900" refere-se ao número de graus que o atleta gira no ar em torno de seu próprio corpo, que, no caso, corresponde a

 




A) 

uma volta completa.

B) 

uma volta e meia.

C) 

duas voltas completas.

D) 

duas voltas e meia.

E) 

cinco voltas completas.







  COMENTÁRIO DO EDUCACIONAL









No movimento circular uniforme, uma partícula percorre uma trajetória circular com velocidade de módulo constante em torno de um ponto central. No movimento de rotação uniforme, um corpo extenso gira ao redor de um eixo com velocidade de rotação constante em relação a esse eixo.

 

Tanto em um como no outro, o corpo perfaz um ângulo de 360o ao completar uma volta, 720o (2 x 360o) ao completar duas voltas e 1.080o (3 x 360o) ao completar três voltas — ou seja, n x 360o, sendo n o número de voltas ou rotações completas. O Mineirinho completou um giro de 900o em relação a um eixo passando pelo seu corpo. Pode-se determinar o número de voltas dadas pelo Mineirinho fazendo uma regra de três simples:



 

Graus — Voltas

 

360o — 1



900o — x

 

x = 900/360 = 2,5



 

A resposta ao problema é 2,5 voltas (alternativa D).



 

Link relacionado: MCU



 

Autor: Bohdan



     Questão 5







  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   32


©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal