Breve História dos Jogos Paralímpicos



Baixar 40,8 Kb.
Encontro27.10.2017
Tamanho40,8 Kb.

B
reve História dos Jogos Paralímpicos


Cartaz dos jogos com mensagem:

Atletas paralímpicos: A pista é igual, a dedicação é igual. O objectivo é igual. Enfim, é tudo igual.

O caminho dos atletas portugueses rumo aos Jogos Paralímpicos Londres 2012 tem sido uma longa etapa; de facto, este é um caminho com cerca de 30 anos.

A primeira participação oficial de Portugal nos Jogos Paralímpicos deu-se em 1972, na cidade de Heidelberg da Alemanha Ocidental. Estas seriam as últimas Paralimpíadas a acolherem exclusivamente desportos dedicados a atletas em cadeiras de rodas. Após um interregno de 12 anos, a delegação portuguesa voltaria à competição nas Paralimpíadas de Nova Iorque/Stoke Mandeville 1984, realizadas pelos Estados Unidos da América e o Reino Unido. Seria a última edição dos Jogos Paralímpicos a ser realizada numa localização diferente da dos Jogos Olímpicos de verão, como sempre acontecera até então.

O ano de 1984 marcaria também o início da participação regular de Portugal nas Paralimpíadas, contabilizando atualmente  oito participações oficiais nesta competição: Heidelberg ’72, Nova Iorque/Stoke Mandeville ’84, Seul ’88, Barcelona ’92, Atlanta ’96, Sidney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008. A caminho da sua 9ª participação em Jogos Paralímpicos, Portugal conta já com 85 medalhas conquistadas pelos seus atletas: 25 medalhas de ouro, 29 de prata e 31 de bronze.



Em média, ao longo das suas participações, Portugal tem conquistado uma medalha por cada 3 atletas, colocando o país entre a elite do desporto para pessoas com deficiência. Porém, a conquista de medalhas tem-se tornado progressivamente mais difícil, quer pela crescente qualidade dos atletas paralímpicos a nível mundial, quer pelo aumento significativo do número de países participantes nos Jogos Paralímpicos: se no ano de 1984 marcaram presença 54 países, a edição de 2008 contou já com 146 comitivas.

Ao longo dos anos, a Missão Paralímpica portuguesa já marcou presença em 11 modalidades: Atletismo, Basquetebol em cadeira de rodas, Basquetebol para atletas com deficiência intelectual (enquanto modalidade de demonstração em Atenas 2004), Boccia, Ciclismo, Equitação, Futebol de 7, Natação, Remo, Ténis de mesa e Vela. A participação nacional mais vasta em Jogos Paralímpicos deu-se na edição de Pequim 2008, na qual os atletas portugueses competiram em sete modalidades distintas.



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal