Biologia Questão 1



Baixar 1,7 Mb.
Página1/14
Encontro09.07.2018
Tamanho1,7 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   14

Biologia
Questão 1:
Como as fibras de esclerênquima não são digeridas pelos animais, ao comer os frutos que as possuem, sementes viáveis são eliminadas junto com as fezes, podendo germinar em local distante da planta inicial, promovendo a dispersão da espécie.

Questão 2:
A fração A contém mitocôndrias, visto que há uma grande produção de ATP e um concomitante consumo de oxigênio, o que indica a ocorrência de fosforilação oxidativa ao longo da cadeia respiratória
Questão 3:

As células dos tecidos alvo apresentam proteínas especiais, presentes geralmente na membrana das células: os receptores hormonais, onde se ligam as moléculas do hormônio. Cada tipo de hormônio adapta-se apenas aos tipos de células cujos receptores têm forma complementar à do hormônio. Desse modo fica garantida a especificidade da ação hormonal.


Questão 4:


Casos

Pai Impossível




Fenótipo (s)

1

B e O

2

0

3

AB



Questão 5:
Como os coliformes naturalmente fazem parte da flora intestinal, sua presença na água indica contaminação por esgotos, uma grande quantidade de coliformes indica também a possível presença de parasitas intestinais.

Questão 6
Os chitas ou guepardos, pois sua baixa heterozigose indica reduzida variabilidade genética. Essa reduzida variabilidade pode dificultar a adaptação a um novo ambiente

Questão 7:
O CO­2 é um dos gases atmosféricos que contribui para o efeito estufa, pois retém grande quantidade de radiação infra-vermelha na atmosfera terrestre. O aumento de áreas florestadas vai retirar CO2 da atmosfera pois este é usado na fotossíntese para formar a matéria orgânica de que são constituídas as árvores.

Questão 8:
Ao bloquear a proteína CatSper a motilidade dos espermatozóides seria reduzida em cerca de 80%, diminuindo assim a probabilidade de que fertilizassem o óvulo
Questão 9:
Os tecidos epitelial e hematopoético. Estes tecidos têm normalmente, alta taxa de mitose, ao contrário dos tecidos nervoso e muscular cujas células não se dividem ou dividem-se com com menos freqüência.
Questão 10:
Saneamento básico (esgoto), controle do vetor (caramujo), ou educação sanitária.


Matemática

Questão 1:
Seja x a distância entre as cidades C e D no mapa, medida em centímetros. Então:


Resp: 2 cm
Questão 2:

Observe a figura abaixo:



















































































































































O número total de azulejos necessários para cobrir a parede é portanto



6  8 = 48.
Resp: 48 azulejos

Questão 3:
Sejam N, F e T, respectivamente, os conjuntos dos associados do clube que se inscreveram para as aulas de natação, tênis e futebol.

Sejam x e y os números de associados inscritos simultaneamente para futebol e natação e para tênis e natação, respectivamente, isto é, e .

Como nenhum associado poderá freqüentar simultaneamente as aulas de tênis e futebol, temos que . Portanto, os três conjuntos podem ser representados pelos diagramas abaixo:


Como o total de inscritos em natação é 85, temos:

Como o número de inscritos só para futebol excede em 10 o de inscritos só para tênis, temos:



Logo:



Resp: 23 associados

  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   14


©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal