Belo Horizonte, 07 de julho de 2006



Baixar 43,93 Kb.
Encontro07.08.2017
Tamanho43,93 Kb.


| Credibilidade em Gestão Pública e de Negócios



Belo Horizonte, 10 de novembro de 2014

À

Comissão Fiscalizadora do Concurso Público


Câmara Municipal de Muriaé

Muriaé - MG


Ref: Recurso Administrativo contra questões da Prova - Edital nº 01/2014.
Prezados Senhores,
Apresentamos a V. Sas., parecer sobre recurso impetrado administrativamente contra questões da Prova e Gabarito Oficial:
Prova: 05 - Portugues

Questão: 05


Candidato(a) devidamente inscrito no processo apresenta recurso com o seguinte fundamento:
Solicita a retificação do gabarito da letra B para a letra A. De acordo com o dicionário o termo Maniqueísmo significa: P.ext. Religião. Doutrina de acordo com a qual o mundo teria sido criado e tem sido dominado, basicamente, por dois princípios: o bem (Deus) e o mal (Diabo). Assim como encontrado no texto base “Ainda que sejam antagônicos, oprimidos e opressores (...)”. Dessa forma o termo Maniqueísmo está ligado a dualidade sejam quais forem os termos de comparação. O antônimo, o contrário como mencionado na questão é unicidade ou ainda unidade.
A Banca Examinadora responde:

Verifica-se um equívoco por parte da candidata, já que ogabarito oficial apresenta como resposta correta a opção “A” como requer a candidata: “retificação do gabarito da letra B para a letra A.”
A questão pede:
Representa uma característica do “Maniqueísmo”, retratada no texto, que o autor considera o contrário de opressor e oprimido:
Assim, a questão pede uma característica do Maniqueísmo , que o autor considera como o contrário de opressor e oprimido, pelo que temos:
O maniqueísmo foi a essência do princípio do absoluto Dualismo: conflito entre o primitivo Deus, representada por luz e do espírito, e Satanás, representado pela escuridão e ao mundo material. Ou seja, o dualismo representa uma das principais características do Maniqueísmo, retratao pelo bem e pelo mal.
No texto o autor deixa claro que opressor e oprimido são o contrários do maniqueísmo, ou seja, do dualismo, senão vejamos:
Ainda que sejam antagônicos, oprimidos e opressores não devem ser encarados como “anjos e demônios”, uma vez que “quase não existem em estado puro”, observa o livro sobre os diferentes papéis sociais que temos de assumir no dia a dia. “Se formos olhar, opressor e oprimido são o contrário do maniqueísmo.
Ou seja, não opressor e oprimido não podem ser vistos sob a ótica do maniqueísmo, do bem e do mal, como anjos e demônios, são portanto o contrário do dualismo maniqueísta.
A questão apresenta uma única resposta possível, que inclusive é a que requer a candidata, a opção “A” – dualismo:

Recurso Improcedente.
Atenciosamente,

_______________________

Regiane Márcia dos Reis

Sócia-Diretora

Reis e Reis Auditores Associados


www.reisauditores.com.br




Rua da Bahia, 1004 | Cj 904 |

Centro | 30.160-011 |Belo Horizonte | MG

Tel.: 31 | 3213-1742

Fax: 31 | 3213-0060









©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal