Atividades referentes a problemas de coerência



Baixar 12,71 Kb.
Encontro15.07.2018
Tamanho12,71 Kb.

ATIVIDADES REFERENTES A PROBLEMAS DE COERÊNCIA
Para que um texto seja coerente, é preciso que, no seu interior, acrescentem-se novas informações àquelas já mencionadas. No texto abaixo, nota-se uma circularidade de informações, ou seja, o texto “não anda”, não progride. Identifique em que trechos as informações se repetem.


Sem drogas e sem Legião

Eu já não agüento mais ver tantos jovens ouvindo as músicas do Legião Urbana, uma banda fraca, com um tom musical repetitivo e letras idiotas que tentam e, infelizmente, conseguem atrair o interesse dessa juventude “Kids”. Não é possível que tantos jovens sejam idiotas para ouvir tais músicas, que são tão banais e irreais.

Como jovens tão cheios de vida podem ouvir as músicas escritas por um homossexual e drogado como o Renato Russo? Um pseudo-poeta (sic) que só escreveu porcarias em forma de músicas. Será que essa juventude pode ser tão estúpida para ter em casa todos os discos dessa banda de gays? É, realmente, essa juventude, que é capaz de ouvir músicas do Legião, é realmente uma geração inútil e que certamente fará do futuro do Brasil um lixo.

Graças a Deus existem os sábios que não ouvem Legião Urbana, não se drogam e que poderão melhorar o mundo de amanhã.

Maria Silveira, Poá, SP. (Folha de São Paulo, 10/3/97)

O mesmo problema de repetição, com a conseqüente falta de progressão ocorre no trecho abaixo. Reescreva o trecho corrigindo a falha.




Gera-se, assim, o círculo vicioso do pessimismo. As coisas não andam porque ninguém confia no governo. E porque ninguém confia no governo as coisas não andam. (Gilberto Dimenstein, Folha de São Paulo, 22/11/90)

Outro critério para que um texto seja considerado coerente é que, ao afirmar X, ele não pode afirmar o contrário de X. Observe que, no trecho a seguir, ocorre esse tipo de incoerência na fala do Secretário. Aponte onde está o problema.




Numa entrevista concedida ao programa “Bom Dia Rio Grande”, transmitida pela televisão, em 1994, o repórter indagou ao então Secretário dos Transportes:

- Muito se tem criticado o péssimo estado em que se encontram as estradas do RS: há trechos praticamente intrafegáveis e que ocasionam, por vezes, acidentes de trânsito. O que o senhor pretende fazer para reverter esse quadro?

- Realmente, o estado das estradas aqui no RS é impecável. Pretendo, assim que for possível, negociar verbas com o governo federal a fim de recuperá-las.

Às vezes, a incoerência é utilizada como recurso em piadas.

A história transcrita a seguir contrasta dois mundos, dois estados de coisas: o dia-a-dia cansativo do carregador e a situação imaginária em que ele se torna Presidente da República. Que situação do mundo real ele transfere para o mundo irreal de suas fantasias?


Dois carregadores estão conversando e um diz: “Se eu fosse presidente da República, eu só acordava lá pelo meio-dia, depois ia almoçar lá pelas três, quatro horas. Só então é que ia fazer o primeiro carreto.”

Muitas vezes, o nosso conhecimento de mundo nos permite perceber a incoerência de um texto com o mundo que ele representa. Nos textos a seguir, corrija os trechos que podem levar a interpretações absurdas:




Carmem Cynira nos pediu orações para que sua mudança seja abençoada e Jurema também nos pediu para rezarmos pelo sucesso de uma pequena cirurgia a que vai se submeter. No sábado, dia 3, estaremos presentes no casamento do Eduardo, filho da Maria Amélia Bruno com Ana Paula Gama Souto. (Diário Popular, 4/5/97)




Com Silverado, seu primeiro filme, o ator Kevin Costner chamou a atenção de muita gente. Logo, seu brilhante trabalho em The Untouchable lhe valeu elogios da crítica e a adoração de milhões de mulheres. Agora, com No Way Out, se transformou no mais cotado galã romântico de Hollywood. Por enquanto, é a maior simpatia e marido dedicado de Cindy e de suas duas filhinhas.

(Revista Cláudia, dez./92)




Fonte bibliográfica: RODRIGUES, L.M.P., BARBOSA, M.E. de O., BRANDÃO, T. dos S. Maneiras do dizer: língua portuguesa no ensino médio. Pelotas: Escola de Ensino Médio Mário Quintana, 1998.



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal