Ano Lectivo 2006/2007



Baixar 10,7 Kb.
Encontro26.11.2017
Tamanho10,7 Kb.

Ano Lectivo 2006/2007
Análise de Sistemas

Trabalho

Descrição do Problema
O cinema municipal "7ª ARTE" deseja automatizar o sistema de venda de bilhetes e pediu-lhe para apresentar uma solução para a sua implementação. Foi-lhe fornecida a seguinte descrição do sistema pretendido.
O sistema deve guardar informação sobre os filmes, as salas de cinema (e respectiva lotação), as sessões de cinema disponíveis e os bilhetes vendidos ou reservados. Sempre que um cliente pretenda comprar um bilhete deve indicar a sessão a que pretende assistir (data, hora, filme ou sala). O sistema verifica a disponibilidade de lugares e cria o bilhete para aquela sessão e para um dado lugar da sala (fila, nº), marcando-o como vendido.
O sistema deve permitir também a reserva de bilhetes por telefone, bem como o cancelamento de reservas. Para efectuar a reserva de um bilhete, o sistema verifica a disponibilidade de lugares e cria o bilhete para aquela sessão e para um dado lugar da sala (fila, nº), marcando-o como reservado.

Quando o cliente levantar (e pagar) o bilhete, este deve ser marcado como vendido.


O cinema garante as reservas até 30min antes da respectiva sessão. Passado esse prazo, qualquer cliente que se dirija à bilheteira pode reclamar o lugar.
O cinema tem acordos com algumas empresas com o objectivo de dar descontos aos utentes ou funcionários dessas empresas. Um cliente com direito a desconto deve apresentar o seu cartão de funcionário ou utente (o cinema não tem um cartão próprio) no momento em que levanta o bilhete e faz o respectivo pagamento. O funcionário da bilheteira deve registar no sistema quais os bilhetes vendidos com desconto, o valor do desconto e a empresa respectiva.
É necessário também que o sistema permita à direcção gerir as sessões disponíveis, introduzindo novos filmes e criando novas sessões de exibição desses filmes em datas, horas e salas determinadas. Para introduzir um novo filme no cinema, o distribuidor desse filme é contactado e são comprados direitos de exibição para um determinado período de tempo e número máximo de exibições. Caso o período ou o número de exibições seja excedido, o cinema terá de devolver o filme ao distribuidor, ou contratar uma extensão do prazo e do número de exibições.

Em filmes com grande êxito de bilheteira, a direcção do cinema pode querer exibir o mesmo filme simultaneamente em mais de uma sala. Nesses casos, é efectuado com a distribuidora um contrato por cada cópia do filme.


A direcção do cinema pretende obter listagens diárias de ocupação das salas de maneira a gerir melhor a entrada e saída de cena dos filmes, ou a sua mudança de sala.

Ocasionalmente, a direcção consulta também as bases de dados das várias distribuidoras para se informar dos novos filmes, preços e disponibilidade.

A direcção pretende saber os filmes cujos contratos estão a chegar ao fim com alguma antecedência. Para o efeito, é pedido ao sistema para listar os filmes com menos de N dias para o fim da exibição prevista.

O sistema deve enviar diariamente para a base de dados de um servidor de internet, as sessões de cinema previstas para os próximos 7 dias. O servidor de internet, desenvolvido noutro projecto, encarrega-se de servir páginas usando a informação disponível na sua pŕopria base de dados.


Formato da entrega do trabalho
Cada uma das fases do trabalho deve ser entregue em formato digital e em papel.

A entrega em formato digital pode ser efectuada por email para mjsb@di.uevora.pt com o subject “AS fase X 11111 22222 33333”, onde os números correspondem aos números dos alunos do grupo.


O trabalho é entregue em duas fases.
Fase 1


  • Modelo Ambiental: Objectivos do sistema, Lista de eventos, Diagrama de Contexto.

  • Modelo Comportamental: DFD Preliminar, Dicionário de Dados (1ª versão).

Prazo de entrega: 24 de Abril de 2007


Fase 2


  • Diagrama de Entidades e Associações (DEA)

  • Dicionário de Dados (2ª versão)

  • Especificação dos processos:

  • Comprar bilhete normal;

  • Listar os filmes com menos de N dias para o fim da exibição prevista;

Prazo de entrega: 5 de Junho de 2007



Os trabalhos entregues depois do prazo não serão aceites.



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal