A santa Igreja Gnóstica



Baixar 32,77 Kb.
Encontro12.07.2018
Tamanho32,77 Kb.


/

    1. A Santa Igreja Gnóstica


É necessário esclarecer o funcionamento das instituições gnósticas, quais são e como atuam, para que compreendamos a Pentalfa Institucional deixada pelo fundador das instituições gnósticas, Samael Aun Weor, cuja finalidade é a apresentação deste sagrado conhecimento à Humanidade de maneira organizada em diferentes níveis e formas.


A primeira instituição apresentada pelo Avatara foi o Movimento Gnóstico Cristão Universal em 9 de abril de 1948. É uma instituição de cunho filosófico-científico, que visa difundir o conhecimento gnóstico ao público em geral, sem distinções de raça, credo, cor, e dá cursos de Primeira Câmara, que duram três meses tendo por objetivo entregar o conhecimento gnóstico de uma forma clara e precisa em conferências elaboradas e organizadas de forma a serem assimiladas sabiamente. O Movimento Gnóstico é Escola de Autoconhecimento.

Mais tarde, o Avatara veio a estabelecer residência no México, e em 1956 fundou a AGEACAC, Associação Gnóstica de Estudos Antropológicos e Culturais, Arte e Ciência, visando ampliar a atuação dos estudos gnósticos. A AGEACAC é uma instituição sem fins lucrativos, de caráter cultural e científico, devidamente constituída como pessoa jurídica de direito privado, que dá conferências periódicas de entrada franca, bem como atividades referentes à temática cultural e antropológica, expondo de forma simples o conhecimento gnóstico. A AGEACAC é o órgão difusor do ensinamento gnóstico.


Visando beneficiar a humanidade em outras áreas sociais, o Samael Aun Weor criou na década de 60 o Instituto da Caridade Universal. O ICU é uma organização de sociedade civil, com personalidade jurídica de direito privado e de interesse público, de fins não lucrativos, que tem por finalidade promover, apoiar, incentivar e patrocinar ações nos campos da caridade, saúde, assistência social, cultura, recreação, desportos, educação, nutrição e combate à fome, à miséria, e em todos os aspectos que se torne imperativo dar vivência aos princípios da CARIDADE UNIVERSAL.

Funciona hoje com projetos cujo objetivo é atender crianças, adolescentes e adultos através de reforço escolar, cursos profissionalizantes, palestras educativas, e também, cestas básicas, aquisição de medicamentos não disponíveis em rede pública, mutirão social etc.

Diz um sábio aforismo que "Quem não vive para servir, não serve para viver". O voluntário é aquele que está disposto a dar de si para os outros (dar de seu tempo, de sua alegria, de seu trabalho, doações materiais, etc).

Ainda na década de 60, por meio de 3 de suas obras escritas, Samael Aun Weor lançou as plataformas do POSCLA, Partido Obreiro Social Cristão Latino Americano. Este partido objetiva atuar propagando o ensinamento gnóstico por meio da POLI-ÉTICA, ética de vida para o povo, e seu principal fundamento é a Cooperação.

Finalmente, após estabelecer as bases das instituições gnósticas, o Grande Avatara de Aquário fundou, em 1975, A Igreja Gnóstica Cristã Universal, definindo com isso os aspectos ritualísticos e místicos do trabalho gnóstico. A IGCU é uma Instituição de âmbito nacional que respeita o livre arbítrio das pessoas e não se pronuncia contra religiões, seitas ou ordens de qualquer espécie e trabalha pela Paz, pela Confraternização Universal e pela formação de cidadãos úteis a Deus, à Pátria e à Sociedade. É uma Instituição sem fins lucrativos, de caráter beneficente, cultural, filosófico e religioso voltada para o atendimento físico, anímico e espiritual das pessoas em geral, denominada Segunda Câmara. Tem os seus Estatutos, seu Regimento Interno, sua Liturgia, suas Diretrizes, suas normas e orientações.

"Nossa Igreja Gnóstica é uma Igreja Transcendida. Essa Igreja encontra-se nos mundos superiores. Também temos muitos templos no mundo físico. Ademais, temos aberto milhares de Lumisiais gnósticos onde se oficia os Santos Rituais e se estuda a Doutrina Secreta do Adorável Salvador do Mundo, Jesus, o Cristo”.

O ideal é que possamos participar diretamente da Igreja Gnóstica Transcendida, nos mundos superiores, porém para isto necessitamos ter a Consciência Desperta e termos também merecimento.

Pela Graça e pela Misericórdia de Deus, a Igreja Gnóstica tem sua cristalização no mundo físico, onde podemos participar de suas atividades, rituais, missas gnósticas, receber os seus Sacramentos, que muito nos fortalecerão para o trabalho da morte mística, necessária para o Despertar da Consciência e para a Obra do Pai.

O objetivo da Igreja Gnóstica no mundo físico é a SANTIFICAÇÃO dos seus afiliados, fortalecendo-os para que possam ter a possibilidade de lutar contra o ego que trazemos dentro de nós.

O nosso objetivo não é a Santidade e sim o Mestrado, porém para conseguirmos o Mestrado, necessitamos ser Santos.

Só com a ajuda das Divindades temos a chance de lutar contra o Ego, sozinhos somos como toras de lenha descendo rio abaixo.

Igreja Gnóstica oferece aos seus afiliados a condição de se prepararem de forma física, psicológica, e espiritual, para um dia terem a dita de entrarem nos Templos da Igreja Gnóstica Transcendida, nos Mundos Superiores.

A Igreja Gnóstica no Mundo Físico busca de todas as formas que a Obra do Cristo Triunfe na Terra, levando a Doutrina do Cristo a toda a Humanidade, para que todos tenham a oportunidade da Redenção.

Sozinhos nada somos e nada podemos. Necessitamos de uma Instituição que nos ajude neste Caminho, embora ele seja individual.



Fundamentos da Igreja Gnóstica Cristã Universal:

1 - A Doutrina de meu Senhor, o CRISTO, exaltando aquele grande Mandamento: "Amai-vos uns aos outros".

2 - O cumprimento do DECÁLOGO (Mandamentos da Lei de Deus).

3 - Promulga o Despertar da Consciência como base da transformação do indivíduo e da Sociedade.

4 - Vela para que todos os seus afiliados se façam cidadãos de bem, cumpridores da Lei, tanto humana como espiritual.

5 - Entrega a seus afiliados as chaves precisas para que através delas possam formar uma esplêndida vida interior.

6 - Aponta na Juventude e nas pessoas adultas a necessidade de eliminar todo vício, costume ou hábito que não esteja de acordo com o bom comportamento cristão.

7 - Busca conscientizar seus afiliados sobre a necessidade de lutar para impedir que seus membros caiam nos vícios como: a droga, o furto, o crime, que são aspectos degradantes para a Consciência e para a sociedade.

8 - Em nenhum momento permite que se faça negócios com seus Princípios Doutrinais.

9 - Todos seus interesses se concentram em que seus afiliados e a humanidade se façam conscientes de que só fazendo uma mudança no indivíduo se muda a sociedade e o mundo.

10 - Não tem distinção de classe, raça, credo, ou cor, porque compreende que todas as pessoas viemos da mesma fonte: DEUS e todos buscamos voltar a ELE.

11 - Mostra-nos as condições que devemos ter para compreender a todas as pessoas antes de exigir compreensão.

12 - Tem como meta entregar a "MENSAGEM CRÍSTICA" incondicionalmente à humanidade e que seja a Consciência Pública quem determine a aceitação ou negação da MENSAGEM.

A Instituição funciona como uma Grande Fogueira, que acende o fogo e mantém o calor e as brasas acesas. Quando nos afastamos da Igreja é como uma brasa que se afastou da fogueira, apesar de ter o seu calor, não recebendo mais a alimentação e a energia da fogueira, vai se esfriando e acaba como um carvão apagado.

É onde nós podemos encontrar a Força e a Ajuda das Divindades para esta parte que para nós é impossível fazer.

Dentro da Igreja é que vamos encontrar os princípios religiosos que necessitamos para nos religar com o Pai. É onde vamos desenvolver a Mística tão necessária para todo Iniciado, pois ela, por meio da Liturgia, vai nos aproximar de Deus e aproximar Deus de nós. Sem a mística a nossa obra está castrada.



Só precisamos despertar para poder participar ativamente da Igreja Gnóstica nos mundos superiores, no entanto há representação da Igreja Gnóstica no mundo físico, aonde podemos comparecer para receber os sacramentos.





©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal