A proposta de trabalho em Sociologia e Filosofia norteou-se pelas indicações presentes nos pcns, contemplando sobretudo a preparação para o mundo do trabalho, a interpretação dos fenômenos sociais e o uso da tecnologia



Baixar 18,57 Kb.
Encontro11.12.2018
Tamanho18,57 Kb.

COLÉGIO SÃO JOSÉ

PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO E USO DE MATERIAL DIDÁTICO
Disciplinas:

Filosofia

Sociologia
A proposta de trabalho para a confecção do material didático de Sociologia e Filosofia norteou-se pelas indicações presentes nos PCNs, contemplando sobretudo a preparação para o mundo do trabalho, a interpretação dos fenômenos sociais e o uso da tecnologia.

Os conteúdos estão divididos em bimestres, ficando a “Apostila Zero” indicada como equalizadora mínima para todas as séries diante das especificidades da aplicação à grade horária da escola e a implantação das disciplinas de forma simultânea nas três séries do Ensino Médio.

A ênfase do material está nas aplicações práticas das duas ciências, bem como a abordagem dos vestibulares e do ENEM, deixando – se um espaço relativamente menor para o arcabouço teórico, reduzindo – se ao mínimo necessário à interlocução o espaço para os aspectos históricos, tendo em vista o tempo disponível previsto para as aulas semanalmente ( uma aula por semana por disciplina em cada série ).

Os exercícios serão acrescentados ao longo do curso à medida que as turmas progredirem em seu processo amadurecimento diante dos temas propostos. Os trabalhos de campo e pesquisas bibliográficas de apoio serão incentivados como forma privilegiada de fixação de conteúdo.

Toda a parte teórica de sala de aula ( lousas ) será disponibilizada no “site” do colégio sob a forma de apresentação do “Power Point” para agilizar as explicações e permitir ao aluno acesso antecipado aos conteúdos que serão trabalhados.

Ainda quanto ao site do colégio, alguns dos livros que serão objeto de estudo durante as aulas, já estão disponíveis para “download” na seção ESTANTE VIRTUAL, cabendo ao aluno acesssá – lo, reduzindo os custos e democratizando o uso dos mesmos.

A bibliografia que embasa cada uma das unidades encontra – se nos finais dos respectivos capítulos para que o aluno a consulte. Na composição das unidades, além dos clássicos, utilizou – se o acervo da Biblioteca do Colégio São José para facilitar a consulta dos alunos quando solicitado algum trabalho de aprofundamento. As obras mencionadas são aquelas pertencentes às coleções: OS PENSADORES e OS ECONOMISTAS.

Por tratar – se de um material flexível, que pode (e deve) sofrer alterações periódicas optou – se por fazê – lo “enxuto” , sem grandes veleidades intelectuais para que de fato tenha serventia para os alunos e possa constantemente passar por processos de atualização, utilizando como “plataforma auxiliar” o “site” do colégio para aquisição da teoria de sala de aula e livros para os trabalhos de aprofundamento, dando um caráter prático e ligado à realidade específica do corpo discente.



Sinteticamente:


  1. Princípios norteadores:

  1. PCNs.

  2. Clássicos das disciplinas.

  3. Materiais didáticos de comprovada eficácia.

  4. Vestibulares e ENEM.

  1. Condicionantes:

  1. Carga horária semanal.

  2. Implantação simultânea das disciplinas nas três séries do EM.

  3. Caracterização dos anseios da clientela quanto às disciplinas.

  1. Objetivos:

  1. Material flexível e prático, com suporte na Internet.

  2. Diálogo com as demais áreas das ciências humanas e integração entre as duas disciplinas.

  3. Abordagem de problemas e características do mundo contemporâneo, como suporte para a construção de conceitos e análises de cunho sociológico e filosófico.

  4. Aplicação imediata no mundo do trabalho para a 3ª série do EM para facilitar a interpretação dos seus fenômenos pelos alunos.

  1. Distribuição das unidades:

  1. Unidades bimestrais seguindo um fio condutor para orientação e aprofundamento dos estudos.

  2. Construções conceituais na 1ª Série; Aplicação e aprofundamento e teórico na 2ª Série; Aplicação na interpretação do mundo,(em especial do mundo do trabalho) na 3ª Série.

  1. Forma básica de trabalho:

  1. Explicações em sala de aula dos tópicos do programa (teoria disponibilizada antecipadamente no “site” do colégio).

  2. Exercícios de aplicação e reflexão envolvendo problemas cotidianos e atualidades.

  3. Trabalhos de campo (observação sociológica / filosófica seguida de relato) nos ambientes freqüentados pelos alunos em seu dia – a – dia.

  4. Trabalhos de aprofundamento com leitura e reflexão orientada de clássicos já disponíveis no “site” do colégio (Estante Virtual).



Professor Márcio Primac






©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal