A figura de Jesus Cristo: a missão de são josé



Baixar 19,45 Kb.
Encontro30.07.2017
Tamanho19,45 Kb.

A figura de Jesus Cristo

Curso de introdução à cristologia bíblica

Sessão de 16 de Fevereiro de 2006
VISÕES
UMA FIGURA VISTA DE PERTO: A MISSÃO DE SÃO JOSÉ
1. A família de José
Mt 1,6.15c-16: «6David gerou, daquela que era de Urias, Salomão (...) 15cMattan gerou Jacob, 16Jacob gerou José, esposo de Maria, da qual foi gerado Jesus, chamado Cristo».

Lc 3,23.31c: «23Jesus tinha cerca de trinta anos quando começou o seu ministério público e era filho, como se pensava, de José, filho de Heli, filho de Mattat (...) 31cfilho de Natan, filho de David».

Jo 6,42: «42Diziam: "Não é Este aquele Jesus, filho de José, de quem nós conhecemos o pai e a Mãe? Como é que Ele diz: desci do céu?"».
David Aaronitas


Salomão Natan

Mattan A Mattat

Joaquim Ana Isabel Zacarias

C Jacob B Heli
Maria Alfeu José Maria

Tiago José Simão Judas Jesus João


2. Origem geográfica
Lc 1,26b-27: «26bfoi enviado por Deus o Anjo Gabriel a uma cidade da Galileia, cujo nome era Nazaré, 27a uma virgem desposada com um homem da casa de David, cujo nome era José, e o nome da virgem era Maria».

Lc 2,4: «4José foi também, da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judeia, à cidade de David, que se chamava Belém».

Lc 2,39: «39Depois de cumprirem tudo, segundo o que mandava a Lei do Senhor, regressaram para a Galileia, para a sua cidade de Nazaré».
3. Carácter
Mt 1,18-19: «18A concepção de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, a sua Mãe, desposada com José, antes de coabitarem, achou-se grávida por obra do Espírito Santo. 19José, o seu esposo, como era justo e não a queria expor a difamação, resolveu deixá-lai secretamente».

Mt 1,24-25: «24Levantando-se do sono, José fez como lhe tinha mandado o Anjo do Senhor e recebeu em sua casa Maria, a sua esposa. 25E não a conheceu até que deu à luz um Filho e pôs-Lhe o nome de Jesus».

Mt 2,13-14.19-23: «13Tendo elesii partido eis que um Anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e lhe disse: "Levanta-te, toma o Menino e a sua Mãe e vai para o Egipto e fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o Menino para O matar". 14E ele, levantando-se de noite, tomou o Menino e a sua Mãe e retirou-se para o Egipto. (...) 19Morto Herodes, o Anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, no Egipto, 20e disse-lhe: "Levanta-te, toma o Menino e a sua Mãe, e vai para a terra de Israel, porque morreram os que procuravam tirar a vida ao Menino". 21E ele, levantando-se, tomou o Menino e a sua Mãe e voltou para a terra de Israel. 22Mas ao ouvir dizer que Arquelau reinava na Judeia, no lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá e, avisado por Deus em sonhos, retirou-se para a região da Galileia, 23e foi habitar numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que tinha sido anunciado pelos Profetas: "Será chamado Nazarenoiii"».

Lc 2,48: «Quando O viram admiraram-se e a sua Mãe disse-Lhe: "Filho, porque fizeste assim connosco? O teu pai e eu há três dias que Te procurávamos aflitos"».


4. Missão
Mt 1,21: «21Dará à luz um Filho, e tu Lhe darás o nome de Jesus, porque Ele salvará o seu povo dos seus pecados».

Mt 13,55a: «55aNão é Este o Filho do artesão?».

Lc 2,33a.41: «33aSeu pai e sua Mãe estavam admirados...(...) 41Os seus pais íam todos os anos a Jerusalém pela festa da Páscoa».

Jo 1,45: «45Filipe encontrou Natanael e disse-lhe: "Encontrámos Aquele de quem escreveu Moisés na Lei, e os Profetas: é Jesus de Nazaré, Filho de José"».


30-I-06


i O verbo grego usado – apolyô – poderia significar «deixar», «abandonar» ou «despedir».

ii «Eles», os Magos.

iii A expressão grega é nazôraios klethêsetai. Não se usa aqui o vocábulo nazarenos mais comum em Mt.




©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal