A eptv emissoras Pioneiras de Televisão opera com a programação da Rede Globo e atua, no estado de São Paulo, com sede em Campinas a eptv campinas e mais três emissoras



Baixar 24,83 Kb.
Encontro06.11.2017
Tamanho24,83 Kb.

O SR. LOBBE NETO (Psdb-SP) pronuncia o seguinte discurso: Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, a EPTV - Emissoras Pioneiras de Televisão – está completando 25 anos de atividades, direcionadas a divulgar a cultura e o desenvolvimento do interior paulista e mineiro.

A empresa opera com a programação da Rede Globo e atua, no estado de São Paulo, com sede em Campinas - a EPTV CAMPINAS e mais três emissoras:

  • EPTV Ribeirão, na cidade de Ribeirão Preto/SP

  • EPTV Central, na cidade de São Carlos/SP

  • EPTV Sul de Minas, na cidade de Varginha/MG

Com essa estrutura, a EPTV atinge 297 municípios, uma população de 10.129.395 habitantes e 2.890.312 domicílios com TV e um IPC ( Índice de Potencial de Consumo) total de 7,471% de representação Brasil. (base 2003).

Inaugurada, em 1979, pelo empresário JOSÉ BONIFÁCIO COUTINHO NOGUEIRA, fundador e primeiro presidente da TV CULTURA, cuja experiência no desenvolvimento de uma emissora de televisão fez que procurasse unir sua convicção de empresário à potencialidade da região de atuação, resultando na formação de um projeto de emissoras regionais de TV com qualidade.

Este projeto teve início em outubro de 1979, quando foi inaugurada a TV CAMPINAS, a primeira das emissoras EPTV. Em novembro de 1980 instalou-se a TV RIBEIRÃO.

Criou-se, na identificação com as comunidades cobertas, um serviço de jornalismo dinâmico. Além do sinal com qualidade irradiado às cidades, buscou-se apoiar as diversas atividades regionais e disponibilizar uma programação local, ao lado da fornecida pela REDE GLOBO, oferecendo oportunidades de crescimento aos anunciantes locais.

Tornou-se evidente, com o decorrer do tempo, a noção de que a TV Regional era uma realidade e, até mesmo, uma necessidade mercadológica. A partir daí, foram realizados novos investimentos, para ampliar a área de cobertura das emissoras, através de postos retransmissores, bem como da inauguração de duas outras emissoras: TV SUL DE MINAS, em Varginha ( agosto de 1988), e EPTV CENTRAL, em São Carlos (julho de 1989). O crescimento da cobertura das emissoras foi além dos municípios-sede, atendendo as cidades das micro-regiões.

A sigla EPTV, Emissoras Pioneiras de Televisão, surge da identidade entre as quatro emissoras do grupo, sendo reconhecido o pioneirismo de cada uma delas. A sua estrutura é composta pelas áreas de: Jornalismo, Programação, Engenharia e Comercial, entre as áreas de apoio Relações Externas, Marketing, Sistemas, Produção Comercial, Administrativo/Financeiro e Recursos Humanos.

Estreitado vínculos com as comunidades, através do seu jornalismo, e se fortalecendo por meio das produções especiais, que tiveram além do reconhecimento do telespectador, comprovados índices de audiência e premiação nacional e internacional. Pela evolução e o amadurecimento dos mercados regionais, a EPTV passou a investir cada vez mais nas produções locais. O programa “Terra da Gente” no ar desde Junho de 1997 e o “Caminhos da Roça” também sucesso desde Janeiro de 2002. Outras ações de ligação com a comunidade refletem o envolvimento da EPTV com os seus mercados, presentes no segundo e no terceiro maior mercado de consumo do país. Inúmeros eventos sociais, no lazer, na cultura e no desenvolvimento são realizados e apoiados como o EPTV NA ESCOLA, CIRCUITO SAÚDE, SACODE A PRAÇA, SÁBADO MANIA, DESAFIO 2000, apresentação de orquestras e quartetos, de nível nacional e internacional e exposições de telas dos artistas: Cândido Portinari, Lasar Segall, Salvador Dalli entre outros.

Em 2003, a EPTV realizou “um mergulho na história e na beleza transcendente da viola” com a produção do Chora Viola - três programas que mostram a importância de um dos instrumentos mais queridos da cultura popular brasileira. Foi feito um retrospecto de cinco séculos, desde o descobrimento do Brasil e pelo sucesso obtido, permitiu estender para as comunidades da região da EPTV, um novo produto focado para um novo segmento de público - o Festival VIOLA DE TODOS OS CANTOS que no seu primeiro ano alcançou mais de 1.700 inscritos vindos de 18 estados brasileiros, o prestígio de mais de 41 mil pessoas presentes nas etapas do Festival tocadas pelo coração sertanejo e o destaque do evento no cenário nacional.

O esporte sempre foi estimulado pelo sucesso da Taça EPTV de Futsal, que neste ano, traz sua marca consagrada pela 20ª edição em Ribeirão Preto, 15ª edição no Sul de Minas, 8ª edição na região Central do estado de São Paulo. É o evento de maior envolvimento dos municípios de cobertura da EPTV.

Outro evento esportivo de grande sucesso é a CORRIDA INTEGRAÇÃO - considerada a maior corrida de rua do interior de São Paulo e que este ano atingirá sua maioridade completando a 21ª edição. Muitas ações também estão sendo realizadas junto ao mercado publicitário. Recentemente a empresa, inspirada no programa televisivo, lançou a revista Terra da Gente.

Assim tem sido a postura do grupo EPTV: parceiro no crescimento dos seus anunciantes e de seus mercados cobertos. Como um grupo de emissoras regionais, a EPTV acredita no seu pioneirismo, na qualidade da prestação de seus serviços, nos seus profissionais e no trabalho contínuo de atender os seus telespectadores.

E nós acreditamos na EPTV.


Levando-se tudo isso em conta, é correto, nós que vivenciamos o dia a dia do grupo, afirmarmos que a visão de seu fundador, nosso saudoso José Bonifácio Coutinho Nogueira, transferida para seus filhos e para toda a família EPTV, de enaltecer a população do interior, seus hábitos, costumes, sua cultura e mostrar sua capacidade criativa e desenvolvimentista, está sendo cumprida à risca nesses 25 anos de atividades.

A todos que consolidaram a EPTV como o canal de informação e diversão de nosso interior, nossos sinceros parabéns.


Sala das Sessões, em 19 de maio de 2004.


Deputado Lobbe Neto



Programação Local:

JORNAL REGIONAL 1a EDIÇÃO

O JR 1ª Edição é exibido de segunda a sábado, às 12h00, com 44 minutos de produção. Com enfoque regional e um perfil de revista, o Jornal conta com notícias de política, economia, saúde, habitação e segurança pública, dedicando parte da divulgação de artes e culturas locais. Traz, também, seções fixas ao longo da semana: Saúde, Faça as Contas (com dicas de economia), Em Cena (agenda cultural dos principais eventos dos finais de semana), Ver e Rever (dicas de filmes e vídeo) e Encontro (bate-papo descontraído com artistas de todas as tendências e de todo o país).

JORNAL REGIONAL 2ª EDIÇÃO

O JR 2ª Edição é exibido de segunda a sábado, às 18h50, com 12 minutos de produção. Também tem enfoque regional e um perfil mais noticioso, abordando inclusive, fatos esportivos.

GLOBO ESPORTE

Globo Esporte Local é exibido de segunda à sábado, às 12h50, com cerca de três minutos, enfocando o esporte regional.

EPTV CIDADE

Três boletins diários entre 15h e 18h , exibindo fatos que estão acontecendo na região, de cada praça (Campinas, Ribeirão Preto e São Carlos).

CAMINHOS DA ROÇA

O "Caminhos da Roça" é um programa de notícias do agronegócio, com as novidades e curiosidades do campo, além de informações sobre cotação de preços de produtos, previsão do tempo e densidade hídrica. Especialistas convidados analisam a situação dos principais produtos agrícolas da região. As informações serão "temperadas" com seções de culinária, música "da terra" e conto de "causos". A cada semana, o programa é gravado em uma fazenda da região de cobertura das quatro emissoras. O "Caminhos da Roça" vai ao ar aos sábados às 8h45 da manhã.

EPTV COMUNIDADE

Semanal, exibido aos sábados às 8:00 hs da manhã, com 40 minutos de produção, é um programa de entrevistas de estúdio, que procura aprofundar diversos assuntos e repercutir o principal fato da semana na região. Apresentado nas quatro praças da EPTV (Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Varginha).

EPTV ESPORTE

Semanal, exibido aos sábados às 12:00hs é um programa que destaca o esporte local com enfoques das regiões de Campinas, Ribeirão Preto e São Carlos.

Traz os acontecimentos do mundo esportivo. Apresentado nas praças da EPTV (Campinas, Ribeirão Preto e São Carlos). Marcou estréia em 15.06.97

TERRA DA GENTE

Semanal, exibido aos sábados, às 13:45hs, com 37 minutos de produção, é um documentário jornalístico que resgata o sentimento do homem ligado à vida do interior, apresentando exemplos e levando à conscientização, através de mensagens na preservação da natureza. Apresentado nas quatro praças da EPTV (Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Varginha).





©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal