A cidade de Seropédica onde está a Universidade Rural recebeu esse nome devido ao grande desenvolvimento da sericicultura na região há muito tempo atrás



Baixar 60,55 Kb.
Encontro19.08.2017
Tamanho60,55 Kb.

Data

___/___/2011





DNA

colegiodna2011@hotmail.com


Tá com Dúvida? Faça DNA


Série:

Turma:














Professor:

Disciplina:

Aluno (a)




01) A cidade de Seropédica onde está a Universidade Rural recebeu esse nome devido ao grande desenvolvimento da sericicultura na região há muito tempo atrás. As larvas do bicho-da-seda 'Bombyx mori', produtoras da seda, atacavam as folhas da amoreira, comuns na região.Sob o ponto de vista ecológico, um predador dessas larvas se comporta como:
a) produtor.

b) decompositor.

c) consumidor primário.

d) consumidor secundário.

e) consumidor terciário
02) Sobre o romance romântico no Brasil, analise as proposições abaixo.


( ) Não houve influência dos autores europeus na criação de uma narrativa romântica no Brasil, pois, além dos temas e das linguagens diferirem muito, as obras estrangeiras não eram divulgadas, nem traduzidas no Brasil.
( ) Em 1844, surgiu o primeiro romance brasileiro, "A Moreninha", de Joaquim Manuel de Macedo, o qual ultrapassou a condição das narrativas européias, pela temática e pela adaptação a cenários brasileiros.
( ) Inserido na linha nacionalista do Romantismo, José de Alencar lança, em 1856, seu primeiro romance, "Cinco Minutos". Daí em diante, procurou construir uma obra romanesca que abrangesse todo o Brasil. Escreveu romances históricos, regionalistas e indianistas - a maioria situados na era colonial - e romances urbanos, em torno do cotidiano do Rio de Janeiro, entre os quais se situa "Iracema" (1865).
( ) Manuel Antonio de Almeida, autor de "Memórias de um Sargento de Milícias" (1853), seguiu a tradição sentimental do tipo de narrativa praticado na época. Nos seus textos, adota a estética romântica na proposta de uma narrativa de costumes.
( ) Entre os objetivos do movimento romântico no Brasil, estava o de revelar o país, pela criação de uma literatura de expressão nacional e pela valorização de uma língua brasileira.

03) Por uma pirâmide quadrangular regular passa um plano par alelo à base, o qual determina uma secção transversal de 20,25m2, cuja distância ao vértice é de 6m. Se a altura da pirâmide é 8m, a aresta da base mede.
a) 8m.

b) 4,5m.


c) 6m.

d) 4m.
04)Um trocador de calor consiste em uma serpentina, pela qual circulam 18 litros de água por minuto. A água entra na serpentina à temperatura ambiente (20ºC) e sai mais quente. Com isso, resfria-se o líquido que passa por uma tubulação principal, na qual a serpentina está enrolada. Em uma fábrica, o líquido a ser resfriado na tubulação principal é também água, a 85 ºC, mantida a uma vazão de 12 litros por minuto. Quando a temperatura de saída da água da serpentina for 40 ºC, será possível estimar que a água da tubulação principal esteja saindo a uma temperatura T de, aproximadamente.


a) 75 oC

b) 65 oC

c) 5 oC

d) 45 oC

e) 35 oC
05) A chamada "sociedade patriarcal", característica do Brasil Colonial,assentava-se em dois elementos essenciais, que eram:
a) livre comércio e isenção de taxas;

b) mão-de-obra assalariada e monocultura;

c) pequena propriedade e exportação;

d) senhores e escravos;

e) comércio e lavoura.
06) Com relação às populações indígenas brasileiras, NÃO é correto afirmar:
a) para praticar a agricultura, os tupis derrubavam árvores e faziam à queimada, técnica que seria posteriormente incorporada pelos colonizadores.

b) quando os europeus chegaram aqui, encontraram uma população ameríndia homogênea em termos culturais e lingüísticos, distribuída ao longo da costa e da bacia dos Rios Paraná-Paraguai.

c) ao longo do período colonial, em várias ocasiões os aimorés, tupis, xavantes, tupiniquins, tapuias e terenas uniram-se para enfrentar os invasores europeus.

d) feijão, milho, abóbora e mandioca eram plantadas pelas nações indígenas, sendo que a farinha de mandioca tornou-se um alimento básico na Colônia.

e) uma forma de resistência dos índios à presença do homem branco consistiu no seu contínuo deslocamento, para regiões cada vez mais pobres.
07)(Fuvest-SP) Entende-se por literatura informativa no Brasil:
a) o conjunto de relatos de viajantes e missionários europeus, sobre a natureza e o homem brasileiros.

b) a história dos jesuítas que aqui estiveram no século XVI.

c) as obras escritas com a finalidade de catequese do indígena.

d) os poemas do Padre José de Anchieta.

e) os sonetos de Gregório de Matos.
08)(UF-RO) A Literatura brasileira do período colonial:
a) sofreu grande influência da França.

b) foi mero instrumento da política lusitana.

c) foi uma continuação da literatura portuguesa.

d) apresenta já bons ficcionistas.

e) tem em Basílio da Gama seu poeta maior
09)Numa certa população 18% das pessoas são gordas, 30% dos homens são gordos e 10% das mulheres são gordas.Qual é a porcentagem de homens na população?
10)Suponha que a cada três meses o número de cabeças de gado aumentado em quatro.Em quantos trimestres serão obtidas 340 reses a partir de uma dúzia?




Para quem faz DNA, a seleção é natural!






©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal