A aprendizagem da História pelo computador



Baixar 6,09 Kb.
Encontro03.05.2017
Tamanho6,09 Kb.

A aprendizagem da História pelo computador
Edivaldo Boaventura
As discussões exaltadas sobre a substituição do professor pelo computador tornaram-se completamente inúteis. O ensino como a imprensa estão usando largamente a informática com rendimento crescente, respectivamente, para alunos e leitores. O professor como orientador, guia, facilitador de aprendizagem permanece e permanecerá sempre. O problema é que o professor tem que aprender a labutar com o micro e utilizá-lo no processo ensino-aprendizagem. E um dos programas mais indicados é o power point com o datashow, dentre muitos outros.

Não somente como simples exposição didática, mas penetrando com a informática no processo de ensino pelo uso das hipermídias, Alfredo Matta apresentou e defendeu a sua bem elaborada tese doutoral “ Procedimento de autoria hipermídia em rede de computadores: um ambiente mediador para o ensino-aprendizagem de História”, no programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia ( Ufba). Para tanto, reuniu uma banca examinadora de expressão internacional: Richard Lehrer, da Universidade de Wisconsin (EUA); Thèrése la Ferrière, da Universidade Laval (Québec,Canadá); Ernesto Ruiz (doutor, Universidade Northern Illinois) da Universidade Federal de Santa Catrina; do lado brasileiro entraram Robert E. Verhine ( doutor, Universidade de Hannover), Hermes T. de Melo ( doutor, Universidade do Estado da Pennsylvania). Como professor orientador, tive que conduzir as argüições em português, francês e inglês contando com a ajuda na tradução da doutoranda Antonietta d ´Aguiar Nunes. Foi um momento acadêmico solar para a nossa Ufba. O resultado só poderia ser “summa cum lade” com convite para publicação da pesquisa nos países dos examinadores.



Alfredo Matta vem de uma família de tradição universitária, de bisavô médico, avô o causídico Edgard Matta e filho do professor João Eurico Matta, quer dizer teve uma universidade em casa. Com duas graduações, História e Informática, um mestrado em História, com Consuelo Novais Sampaio, buscou e encontrou, no nosso Programa de Doutorado, o liame da Educação, tendo realizado também um sanduíche na Universidade Laval. A pesquisa tratou de investigar a aplicação de procedimentos pedagógicos de autoria hipermídia para o ensino-aprendizagem de História. Tanto o ambiente informatizado como os sistemas de suporte à hipercomposição foram vistos como mediadores na construção do conhecimento histórico. A investigação foi conduzida a observar a significância da aprendizagem do pensar histórico em uma situação experimental, na qual houve a aplicação de procedimentos de autoria hipermídia. A tese desenvolveu conceitos como mapas de cognição, pertencentes à rede reural de um ser humano que forma a organização do conhecimento sobre um dado tema em sua mente. A informática insere-se no próprio processo de ensino ocasionando a aprendizagem. Em suma, a tese teria sido aprovada com distinção, pelo nível da investigação, em qualquer universidade, comentou o doutor Lehrer.

No momento, é preciso a continuação da pesquisa com aplicação no sistema de educação, mas para tanto torna-se necessário o apoio da comunidade acadêmica baiana e das agências financiadoras de investigação, a exemplo da Capes e CNPq.



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal