A adoração que Agrada a Deus



Baixar 260,82 Kb.
Página1/13
Encontro22.02.2019
Tamanho260,82 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   13

Tornando-se Amigo de Deus. 11

“Com tivemos restaurada a nossa amizade com Deus pela morte de seu Filho enquanto éramos seus inimigos, certamente seremos libertos da punição

eterna por meio de sua vida” Romanos 5:10



Deus quer ser o seu melhor amigo.

O seu relacionamento com Deus tem muitos e variados aspectos: Deus é seu Autor, Criador, Senhor e Mestre, Juiz, Redentor, Pai, Salvador e muito mais. Porém, a mais espantosa verdade é que o todo-poderoso anseia ser seu amigo. No Éden, vemos o relacionamento ideal de Deus para conosco. Adão e Eva desfrutaram de uma amizade íntima com Deus.





  • Antigo Testamento:

Fomos feitos para viver continuamente na presença de Deus, mas após a queda do homem aquele relacionamento ideal foi perdido. Quais alguns exêmplos do Antigo Testamento de pessoas que tiveram o privilégio de uma amizade com Deus?


  • Novo Testamento:

Jesus mudou tudo e facilitou a amizade com Deus. Quando pagou nossos pecados na cruz, o véu do Templo, que simbolizava nossa separação de Deus, foi rasgado de cima para baixo; indicando que o acesso direto a Deus estava novamente disponível.

Rom. 5:11



  • Somos chamados amigos de Deus. É difícil imaginar uma amizade íntima com um Deus perfeito, invisível e onipotente e um ser humano limitado e pecador. Não é tão difícil compreender um relacionamento de Mestre para servo, Criador para criatura ou mesmo de Pai para filho; mas o que quer dizer o fato de Deus me querer como amigo? II Cor. 5:18


Dois (de seis) segredos da amizade com Deus:


  1. Conversando constantemente. Uma amizade com Deus é construída ao partilharmos com ele todas as nossas experiências. Além de um tempo diário com Deus ele quer ser incluído em todas as atividades, todas as conversas, todos os problemas e até mesmo em todos os pensamentos. Você pode manter uma conversa com ele ao longo do dia, conversando sobre o que você esteja fazendo ou pensando no momento. “Orem contínuamente” (“sem cessar”) I Tess. 5:17

    • Tempo com Deus não é somente tempo a sós com ele.

    • Tempo com Deus é quando o convidamos para tomar parte daquilo que fazemos.

      1. Ilustração: Irmão Lourenço (cozinheiro de um monastério françês)

      2. Devemos criar o hábito de praticar a presença de Deus

      3. Não devemos confundir isso com religiosidade (ilus.: músicos e prática)




  1. Através da meditação contínua. Além de praticar a presença de Deus devemos pensar na Palavra durante todo o dia. É impossível ser amigo de Deus deixando de lado o conhecimento do que ele diz. Você não pode amar a Deus a não ser que você o conheça, e não pode conheçê-lo sem conhecer a sua Palavra.

    • A meditação é freqüentemente mal-interpretada como algo misterioso e complicado. Mas meditar é concentrar os pensamentos. Ilus.: Preocupação - Se você sabe se preocupar, você sabe meditar.


Pergunta: O que posso fazer para me lembrar mais sobre Deus e falar com ele durante o dia?

Desenvolvendo a amizade c/ Deus. 12

“Ele oferece a sua amizade ao justo” Provérbios 3:32




Você está tão perto de Deus quanto escolher estar. A exemplo de qualquer amizade, você deve se esforçar para desenvolver sua amizade com Deus. Isso não acontecerá por acidente. É necessário querer, ter tempo e energia. Vamos ver mais algumas maneiras de garantir isso.




Mais quatro segredos da amizade com Deus:





  1. Devo optar por ser sincero com Deus. Você deve ser absolutamente sincero com Deus – a respeito de suas falhas e sentimentos. Deus não espera que você seja perfeito, mas insiste em que você seja absolutamente sincero.




    1. Abraão: Deus permitiu que ele o questionasse e desafiasse a respeito da destruição de Sodoma. Abraão importunou a Deus sobre quantas pessoas justas teriam na cidade.

    2. Daví: Deus também pacientemente escutou a Daví, as muitas acusações de injustiça, traição e abandono.

    3. Jó: Deus defendeu Jó por ser sincero e repreendeu os amigos de Jó por serem falsos. Jó 42:7b

    4. Moisés: Moisés falando como “amigo” de Deus, respondeu com muita sinceridade: Êxodo 33:12-17




  1. Devo optar por obedecer a Deus na fé. Todas as vezes que você confia na sabedoria de Deus e faz tudo que ele diz, mesmo sem compreender, você aprofunda sua amizade com ele. A obediência é uma condição para obter intimidade com Deus. É interessante notar como Deus se preocupa com a nossa felicidade pelo caminho da obediência. João 15:9-11,14

      • Somos freqüentemente desafiados a fazer “grandes coisas” para Deus. Na realidade, Deus fica satisfeito quando fazemos pequenas coisas para ele por amor.




  1. Devo optar por valorizar o que Deus valoriza. A vida cristã inclui uma busca de entender o que Deus, o nosso amigo valoriza. Tentamos então valorizar as mesmas coisas e a priorizar o que ele prioriza. Paulo é o melhor exemplo de alguem que teve as prioridades e desejos de Deus. II Cor. 11:2

  • Será que valorizamos a salvação dos perdidos como Deus a valoriza?




  1. Mais do que qualquer coisa, devo desejar ser amigo de Deus. Os salmos estão cheios de exemplos desse desejo. Daví desejou apaixonadamente conhecer a Deus; ele usou palavras como “anelo”, “anseio”, “sede”, “fome”. Salmo 27:4


Pense Nisso:

  • Você pode ter sido apaixonado por Deus no passado, mas perdeu aquele desejo. Pense em resolver isso!

  • O Sofrimento é o combustível da paixão. C. S. Lewis disse: “O sofrimento é o megafone de Deus”.

  • Deus não está louco com você, ele está louco por você.

  • Que Filipenses 3:10 seja o nosso alvo!





  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   13


©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal