8ª aula o mundo de atzilut



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AULA - O MUNDO DE ATZILUT

Esta é a Lei da Correção: primeiramente as partes mais fáceis são corrigidas e então, com sua ajuda, as partes seguintes são trabalhadas. Fora dos Vasos corrigidos, Rosh de SAG cria os Partzufim do Mundo de Atzilut, similar a um pequeno Mundo de Nekudim:

(i) Keter do Mundo de Atzilut, também chamado Atik 

(ii) Hochma, também chamado Arich Anpin

(iii) Bina, também chamado Abba ve Ima

(iv)   Zeir Anpin

(v)   Malchut, também chamado Nukva

O Mundo de Atzilut é uma replica do Mundo de Nekudim: Atik está localizado entre o Tabur de Galgalta e o Parsa; Arich Anpin, do Peh de Atik até o Parsa; Abba Ve Ima, de Peh de Arich Anpin até o Tabur de Arich Anpin; Zeir Anpin situa-se do Tabur de Arich Anpin até o Parsa; e Malchut está na forma de um ponto sob o Zeir Anpin (veja figura 7).





Figure 7. O Mundo de Atzilut e os Mundos de BYA

Cada Partzuf é composto de duas partes: Galgalta Ve Eynaim (GE), Vasos de Doação, e AHP, Vasos de Recepção. Após ser quebrado, o Vaso não consiste mais de duas partes, mas de quatro: GE, AHP, GE dentro de AHP e AHP dentro de GE. Tal combinação pode ser encontrada em cada um dos 320 Vasos quebrados. O objetivo aqui é quebrar cada partícula e separar os GEs (Vasos de doação) dos AHPs (Vasos de recepção).

Eis como isso acontece. As Reshimot dos estágios corrigidos levam os Kelim quebrados a extrair (retirar) Ohr Makif, que por sua vez separa a Galgalta ve Eynaim do AHP, elevando-a à espiritualidade, enquanto a AHP permanece e espera a sua vez para a correção.

Depois que o Mundo de Atzilut corrige todos os Vasos de doação, Malchut do Mundo de Atzilut ascende à Bina, isto é, sob a Rosh do Mundo de Atzilut. A Rosh do mundo de Atzilut é Atik, Arich Anpin, e Abba ve Ima. Lá Malchut executa as seguintes ações:

(i)   Zivug (acoplamento, união) no nível 2 do desejo (Bet de Aviut), criando o Mundo de Beria.

(ii) Zivug no nível 1 do desejo (Aleph de Aviut), criando o Mundo de Yetzira.

(iii) Zivug no nível 0 do desejo (Aviut Shoresh), dando nascimento ao Mundo de Assiya.

A ascensão à Bina move o Mundo de Atzilut dois níveis para cima, o qual, por sua vez, move tudo sob ele dois níveis para cima. Tudo se move junto. Agora, Malchut está no lugar de Abba ve Ima, Zeir Anpin no lugar de Arich Anpin, e Arich Anpin e Atik ascendem proporcionalmente. O Partzuf Malchut do Mundo de Atzilut, que está nesta ascensão equivalente a Bina, à Abba ve Ima, pode criar, ou “dar nascimento”.

O resultado desta ascensão é que o Mundo de Beria surge a partir de Malchut de Atzilut e ocupa um novo local em vez de Zeir Anpin do mundo de Atzilut, sob o Rosh, que lhe deu nascimento. O recém-nascido está geralmente um nível abaixo de sua mãe.

Após, o Mundo de Yetzira é trazido à vida. Suas primeiras quatro Sefirot, i.e., sua parte superior, agora ocupa o lugar de Malchut do Mundo de of Atzilut. Em sua parte inferior, seis Sefirot inferiores, estão localizadas na posição das primeiras seis Sefirot, o lugar do Mundo de Beria.

O próximo mundo, Assiya, cobre metade do Mundo de Beria e metade do mundo de Yetzira. As quatro Sefirot do Mundo de Yetzira e as dez Sefirot do Mundo de Assiya permanecem vazias. Este lugar vazio é chamado Mador ha Klipot, a Seção da Casca (concha).

Se você se sente um pouco confuso sobre os últimos parágrafos, entenda que há uma diferença entre o local onde estes mundos estavam durante a sua criação e onde estão agora. Será mais fácil “encontrar o seu caminho” se você fizer uso da figura acima.

A fim de enfatizar a sua importância nós podemos considerar todo o processo mais uma vez mais:

O Mundo de Nekudim surgiu em Katnut com uma Rosh com três partes: Keter e as outras duas Roshim (plural para Rosh) – Abba ve Ima. O ZON é seu Guf. Tudo isto é chamado Galgalta ve Eynaim e dissemina-se do Tabur ao Parsa. Após, a Gadlut (Grandeza) do Mundo de Nekudim começa a emergir, a qual tem dez Sefirot, tanto em Rosh quanto em Guf.

A Gadlut surgiu em Keter, no Abba ve Ima, mas quando ZON recebe a Gadlut, o Mundo de Nekudim se quebra. É importante lembrar que Gadlut é a disseminação da Luz não somente nos Vasos de doação, mas também nos Vasos de recepção. Mas os Vasos de recepção têm Aviut (força do desejo) do nível 4, muito maior do que a tela. Todos os Kelim do Guf se quebram em 320 porções; eles caem sob o Parsa e se misturam uns com os outros, produzindo quatro grupos:

(i)   Galgalta ve Eynaim (GE)

(ii)   AHP

(iii) Galgalta ve Eynaim em AHP

(iv) AHP em Galgalta ve Eynaim

Para corrigir os Vasos quebrados é criado o mundo de Atzilut. Primeiro, surgem os seus três Partzufim: Atik, Arich Anpin, Abba ve Ima, que correspondem inteiramente aos Partzufim: Keter e Abba ve Ima no Mundo de Nekudim.

Zeir Anpin e Malchut correspondem aos mesmos Partzufim no Mundo de Nekudim. Neste estágio, conclui-se a correção dos Vasos de Doação extraídos (Galgalta ve Eynaim) de todas as 320 partes. Além disso, nós temos Galgalta ve Eynaim dentro do AHP.

Atzilut quer fazer a correção em AHP. Malchut ascende até Bina e cria as dez Sefirot do Mundo de Beria, que estão no local de Zeir Anpin de Atzilut porque Malchut do Mundo de Atzilut está agora em Abba ve Ima. Lembre-se que Zeir Anpin está logo abaixo de Abba ve Ima.

Neste estágio as dez Sefirot do Mundo de Yetzira são criados; a última sobrepõe parcialmente o Mundo de Beria. A parte do Mundo de Yetzira está sob o Parsa, no local da metade superior do Mundo de Beria.

Finalmente, o Mundo de Assiya situa-se da metade do local do Mundo de Beria até a metade do local do Mundo de Yetzira. Começando no meio do local do Mundo de Yetzira e finalmente terminando no local do Mundo de Assiya está o vazio, Mador ha Klipot.



Logo veremos que os mundos podem subir e descer, mas sempre se movem juntos em relação a sua posição inicial. Tudo que foi discutido neste capítulo está descrito nas 2100 páginas do Talmud Eser ha Sefirot (O Estudo das Dez Sefirot) pelo Rabbi Yehuda Ashlag. Você pode imaginar quão abrangente é este trabalho, descrevendo até mesmo os mínimos detalhes. Este importante trabalho fornece diretrizes para o nosso progresso espiritual e nos ajuda a manter o foco objetivo correto. É nada menos que um projeto (planta) para alcançar o espiritual.

A nossa correção pertence à Segunda Restrição, Tzimtzum Bet. Em conseqüência nós não podemos ver além de Tzimtzum Aleph, a Primeira Restrição. Realmente, não há nada capaz de imaginar a natureza da realidade que existe naquele reino. Estes são chamados de “os segredos da Cabala.”



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