7º Ano – Fundamental II valor: 10,00 3º Trimestre 2014



Baixar 20,33 Kb.
Encontro23.06.2017
Tamanho20,33 Kb.

Tela 5


GABARITO da 1ª Avaliação de História

Prof: Josmar Data: 02/09

7º Ano – Fundamental II

Valor:

10,00

3º Trimestre 2014


1)Um elemento que também agravou a crise do feudalismo foi a proliferação de doenças. No século XIV, a população europeia ficou assustada com uma epidemia devastadora que causou a morte de cerca de 25 milhões de pessoas. Esta epidemia ficou conhecida como a Peste Negra.

a)Explique como se caracterizava esta doença.

Era uma doença infecciosa, identificada como uma peste bubônica. Essa doença matou em alguns anos cerca de 25 milhões de pessoas na Europa.

b)Quais as causas que facilitaram a sua proliferação entre a população?

A população pobre tinha péssimas condições de vida, morando apinhada em bairros onde a higiene era bastante precária

2)A Inglaterra e a França se envolveram num sangrento conflito nos séculos finais da Idade Média, a Guerra dos 100 Anos (1337 – 1453). Quais foram os motivos que levaram essas nações a iniciarem esse conflito que durou, na verdade, 116 anos?

Tudo começou por causa de uma crise sucessória surgida quando Carlos IV, rei dos franceses, morreu sem deixar herdeiros diretos e o parente mais próximo era o rei da Inglaterra, que queria assumir o trono



3)A Igreja, durante a Idade Média, procurou manter sob seu controle o saber e o ensino, profundamente influenciado pela religião. Isso, entretanto começou a mudar no final desse período. Iniciava-se um processo de laicização da cultura, que continuaria por bastante tempo ainda.

Explique em que consiste esse processo de laicização?

Processo que leva à independência das antigas regras de subordinação religiosa, obtendo assim, o rompimento e o afastamento da Igreja

4)Por volta do século XIII, grupos de professores e alunos quiseram se libertar do controle do ensino que a Igreja insistia em manter. Uniram-se num tipo de corporação dedicada aos estudos, que foi chamada de universidade.

A filosofia era o assunto mais destacado nos estudos das universidades. Um mestre em Teologia da Universidade de Paris, Tomás de Aquino, fundou uma corrente filosófica característica desse período: a escolástica.

Explique a principal característica desta corrente de pensamento.

Corrente de pensamento filosófico que procurou reunir os ensinamentos bíblicos com o racionalismo grego de Aristóteles



5)A educação das crianças na Idade Média consistia na prática em que as crianças, por volta de sete anos, podiam ser encaminhadas para uma educação formal em escolas ou em casa, para qual se contratavam professores. Nem todos iam à escola, e havia diferenças nas formas de educar as crianças de acordo com o seu sexo ou posição social.

Explique a diferença entre a educação dos filhos dos camponeses e artesãos em relação aos filhos dos nobres.

Enquanto os filhos dos camponeses e artesãos eram educados no sentido de continuar o trabalho dos pais, os filhos dos nobres recebiam uma educação formal na qual aprendiam a ler e escrever.

6)Que tipo de educação era dada às mulheres na Idade Média? Que papel se esperava que elas desempenhassem na sociedade?

Eram educadas em casa e esperava-se que fossem excelentes administradoras do lar



7) O processo de transição do feudalismo para o capitalismo começou no final da Idade Média, mas continuou nos séculos seguintes, caracterizando toda a época moderna. Para a maioria dos historiadores, o desenvolvimento do capitalismo teve 4 fases: Pré-capitalismo, Capitalismo comercial, Capitalismo industrial e Capitalismo financeiro.

Explique as principais características de 2 dessas fases.

Pré-capitalismo: período em que se dá a acumulação de capital por meio das atividades comerciais

Capitalismo comercial: é marcado pela produção manufatureira e início das relações assalariadas de produção, mas os lucros são gerados pela circulação da mercadoria.

Capitalismo industrial: seu marco é a Revolução Industrial e se generalizou a trabalho assalariado, e a indústria se tornou a principal fonte de geração do capital.

Capitalismo financeiro: predomina pelo controle de grandes grupos financeiros e as empresas multinacionais.



8) “A Espanha foi, no século XVI, talvez o mais rico país do mundo. Quando os homens inteligentes de outros países perguntavam a razão disso, julgavam encontrar a respostas nos tesouros que ela recebia das colônias. (...)” (Leo Huberman).

Explique como se media a riqueza de um país naquela época.

A riqueza era medida especialmente pela quantidade de ouro e prata que o país tivesse.

9) No início dos tempos modernos, as transformações econômicas e sociais foram acompanhadas de mudanças de mentalidade. A visão teocêntrica defendida pela Igreja foi fortemente contestada por aqueles que defendiam o antropocentrismo.

Explique como se deu o debate e a contestação dessas duas mentalidades distintas.



A visão antropocêntrica buscava a valorização do homem como suprema criação de Deus e o centro do universo. Ressaltava-se a capacidade criadora do homem e sua possibilidade de agir sobre o mundo. O conhecimento era algo a ser buscado e comprovado, através da razão, e não uma verdade ditada pela igreja.




©livred.info 2019
enviar mensagem

    Página principal