6º Dia: Deixando as ligações hereditárias para conquistar para Deus Textos Base: Gn 11: 27-31



Baixar 18,82 Kb.
Encontro23.10.2018
Tamanho18,82 Kb.

Jejum das Trajetórias de VitóriaS de Abraão

Sábado, 22 de Janeiro de 2011.

6º Dia: Deixando as ligações hereditárias para conquistar para Deus

Textos Base: Gn 11: 27-31 “São estas as gerações de Tera. Tera gerou a Abrão, a Naor e a Harã; e Harã gerou a Ló. Morreu Harã na terra de seu nascimento, em Ur dos caldeus, estando Tera, seu pai, ainda vivo. Abrão e Naor tomaram para si mulheres; a de Abrão chamava-se Sarai, a de Naor, Milca, filha de Harã, que foi pai de Milca e de Iscá. Sarai era estéril, não tinha filhos. Tomou Tera a Abrão, seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai, sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; foram até Harã, onde ficaram.”
Genesis 12:1 “Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei;”
O que é hereditariedade?

  • O nome vem do termo “herança”. Herança é algo que alguém antes de nós teve, viveu e nos deixou e nós recebemos. Existem heranças materiais e existem também as heranças espirituais. Muitas vezes a herança espiritual que recebemos é comprometida por demônios o que pode trazer traz prisões, limitações e sofrimentos. Exemplo disso: “Quantos já viram famílias em que situações se repetem inexplicavelmente – em todas as gerações os casamentos são desfeitos? Ou pessoas morrem de câncer? Ou alguém tem problema com bebida?” O que é isso? Maldição herdada (ou hereditária);

  • Vemos no caso de Abraão – Ele nascera em Ur dos caldeus (Babilônia) – pólo da maior idolatria da época. E vemos em sua família alguns traços bem marcantes:

  1. O pai de Abrão – Terá – era fabricante de ídolos (imagine a sua casa);

  2. Terá gerou três filhos: Abrão, Naor e Harã – Naor nasceu e morreu na terra do seu nascimento (Babilônia);

  3. Depois todos eles – a família toda – se propuseram ir para Canaã. Ate onde chegaram? Até Harã, ou seja, dentro das possessões da própria família (Harã era um dos filhos);



  • Aí então entra em cena o chamado de Deus na vida de Abraão (Gn 12: 1). Esse chamado vem para que? Para inverter completamente o que seria a vida de Abrão e levá-lo a ser transformado a ponto ate de mudar de nome e ser Abraão

  • Da mesma forma – o Senhor tem para cada um de nós esse chamado – para deixarmos pra trás as ligações hereditárias e vivermos o melhor que Ele tem reservado


E para deixar as ligações hereditárias e passar a conquistar para Deus é necessário:

1º) Entender que Deus tem para a sua vida algo maior, completamente diferente do que os seus antepassados viveram
É difícil para o homem imaginar-se fora de uma seqüência natural – natural para nós é seguir o “fluxo do rio”, porem, nem sempre esse fluxo vai nos levar para onde é a vontade de Deus

No Ano de Pedro vimos o momento do chamado do Senhor na vida de Pedro – onde ele estava? Na praia, pescando – era mais um dia como tantos outros – como seus pais fizeram, como ele faria a vida inteira, depois seus filhos... Jesus o chama e diz: “Segue-me e eu te farei pescador de homens” Algo que Pedro não poderia ser naturalmente

Da mesma forma com Abrão – como alguém idoso, casado com uma mulher estéril poderia ser Abraão – Pai de muitas nações? Só Deus!

E o nosso desligamento hereditário começa qdo nós entendemos isso – que o Senhor quer nos levar alem daquilo que nascemos pra ser – não só algo diferente – algo maior e mto melhor!



Isaias 1: 19 Se quiserdes e me ouvirdes comereis o melhor desta terra

Efesios 3: 20 – Ele faz infinitamente mais!
2º) Saber deixar pra trás – sem ficar preso a aspectos humanos e afetivos – aquilo que nos prende espiritualmente
O que ocorre muitas vezes é que Deus vai nos mostrando – vamos crescendo no entendimento da Palavra e da revelação – começamos a identificar algumas prisões hereditárias em nossas próprias vidas, mas não temos forças pra rompe-las. Por que? Porque vem o aspecto afetivo – que traz culpa – como se estivéssemos traindo “nossas origens” (a nossa verdadeira origem é espiritual – Jesus disse: “O que é nascido da carne é carne, o que é do Espírito é espírito!”).

Em 2Co 6: 12, o Apostolo Paulo fala que nós ficamos limitados em nossos afetos;

E se existe uma arma que o inimigo usa fortemente é a chantagem emocional – “Você virou as costas para a tua família! Você mudou com a gente...” e por aí vai!

Porem, nós temos que entender profundamente uma verdade: A nossa libertação gera libertação para toda a nossa família! Se ficamos presos como éramos, seremos apenas mais um pra fazer parte, mas se aceitamos a caminhada que o Senhor nos propõe, nos tornamos agentes de libertação para a nossa própria família – como foi Abrão – resgatador de Ló quando esse ficou preso em Sodoma (Gn 14). E se Abrão ainda estivesse em Ur, debaixo do tacão da idolatria que seus pais seguiam? Será que ele poderia se levantar pra resgatar a Ló? Não! Só quem é livre pode libertar!


3º) É necessário ter ousadia para crer e aceitar o desafio de Deus – que é grande!
O que Deus estava chamando Abrão era algo mto grande – mto alem do que se poderia planejar. E aí? Como crer em algo que parece ser tão distante da nossa realidade natural? Como manter um posicionamento de fé diante das pessoas – da família... E se não acontecer?

2Tm 1: 7 – Deus não nos deu espírito de covardia

Quem se acovarda não sai da casca – não avança – não conquista – e depois cerca a sua vida de desculpas



Deus te chamou pra coisas grandes – vá pra cima!
QUANDO ROMPEMOS AS LIGAÇÕES HEREDITÁRIAS O QUE ACONTECE:


  • Uma nova ligação se estabelece – não mais a da carne, mas a do Espírito – e passamos a nos conectar com todas as possibilidades de Deus (que são infinitas). Teve uma ligação com o Cristo, além da que teria com Jesus.







  • Passamos a ver todas as coisas cooperarem para o bem do nosso chamado (até as que parecem mais contrárias)


Oração Profética: Eu me abro hoje para quebrar com toda prisão da minha carne, todo comprometimento e ligações hereditárias que buscava impedir minha caminhada. Abandono as coisas pequenas que me prendiam e declaro que vou conquistar o grande de Deus, em nome de Jesus, amém!



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal