250 anos do Órgão da Sé de Mariana



Baixar 8,99 Kb.
Encontro01.08.2017
Tamanho8,99 Kb.

250 anos do Órgão da Sé de Mariana

Lançamento de site oficial e concerto no domingo, dia 20, marcam as comemorações


A catedral da Sé de Mariana guarda um precioso tesouro – um órgão construído em 1701, em Hamburgo (Alemanha), por Arp Schnitger (1648-1719), um dos maiores construtores de órgãos de todos os tempos. Enviado inicialmente a uma Igreja Franciscana em Portugal, o órgão chegou a Minas Gerais em 1753, como presente da coroa portuguesa ao primeiro Bispo de Mariana. Em 2003 comemoram-se 250 anos da chegada do órgão Arp Schnitger ao Brasil.

Trata-se de um instrumento de grande importância, tanto pela sua antigüidade e comprovada autoria, quanto por ter sido objeto de um amplo trabalho de restauração, que teve início em 1977, em Hamburgo. Em 1984 o órgão foi devolvido à cidade, mas passou por uma segunda fase de restauração entre 1997 e 2002. Entre os órgãos da manufatura Schnitger que sobreviveram até hoje, esse é um dos exemplares mais bem conservados e o único que se encontra fora da Europa.



Para comemorar os 250 anos, será realizado um concerto especial no domingo, dia 20 de julho, com a organista Elisa Freixo. Para esse concerto, foi elaborado um programa especial com obras italianas da Catedral do México e de arquivos da Bolívia e do Brasil.

Também em comemoração está sendo lançado o site oficial www.orgaodase.com.br. “Nosso objetivo com esse lançamento é que um número maior de pessoas conheça a importância musical e histórica do órgão e que venham a Mariana ouvi-lo nos concertos que fazemos regularmente”, afirma Elisa Freixo – organista da Sé de Mariana e coordenadora do site. Os concertos acontecem às sextas-feiras (11h) e aos domingos (12h15). Anualmente, de 12 a 15 mil turistas, muitos deles estrangeiros, participam dos concertos.

Site


O site do órgão Arp Schnitger contém informações e serviços importantes para os amantes da música. O conteúdo do site divide-se em cinco partes principais:

  1. Órgão: informações sobre história do instrumento, sua localização, processo de restauração, sobre o construtor Arp Schnitger e sobre as organistas da Sé de Mariana (Elisa Freixo e Josinéia Godinho).

  2. Catedral: breve histórico da Catedral da Sé de Mariana que abriga o órgão.

  3. Programação: datas de concertos regulares (com possibilidade de fazer reserva), concertos especiais, encontros em Mariana (como a Semana de Teclados), projeto Arp Schnitger para crianças.

  4. Produtos: o internauta poderá comprar produtos no site, como CDs com músicas interpretadas no órgão Arp Schnitger, livreto sobre o instrumento, poster, etc.

  5. Músicas: para download em MP3, cedidas pela Editora Paulus.

Também estão disponíveis links para consultas e formulário para contato com a equipe responsável pelo órgão da Sé.
Assessoria de Imprensa

José Eduardo Gonçalves/Sílvia Rubião e Andréa Avelar – (31) 3225-1888



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal