11 de setembro



Baixar 309,92 Kb.
Página1/4
Encontro29.05.2017
Tamanho309,92 Kb.
  1   2   3   4

11 de setembro

11 de setembro é uma co-produção Inglaterra/França onde 11 cineastas de 11 países diferentes, cada um com 400.000 dólares de orçamento, apresentam 11 curtas com seus próprios pontos de vista sobre o 11 de setembro.

Áudio: diverso

Legenda: português/inglês

Duração: 128 min
35 - O assalto ao poder

O ano de 1935 estava chegando ao fim quando três levantes militares, em três diferentes capitais brasileiras, tentaram derrubar o governo de Getúlio Vargas. O governo de Getúlio foi implacável com os insurretos. Vários deles foram brutalmente torturados. Em poucos dias o movimento foi inteiramente dominado e esse foi um dos primeiros passos para a escalada autoritária de Getúlio Vargas que se manteria no poder até 1945. 35 - O Assalto ao Poder, documenta todos os lances da insurreição comunista. De 2002.

Áudio: português

Legenda: português/inglês

Duração: 97 min
150 anos do Manifesto Comunista

Palestra de 1998 de Jacob Gorender na PUC-SP sobre o Manifesto Comunista.

Duração: 122 min
300

300 é um filme baseado na banda desenhada (história em quadrinhos) homônima de Frank Miller sobre a Batalha das Termópilas, em qual 300 soldados espartanos, sob a direção do rei Leônidas enfrenta um gigantesco exército persas, liderado pelo rei Xerxes (Rodrigo Santoro).

Áudio: inglês/português/espanhol

Legenda: inglês/português/espanhol

Duração: 117 min
1492 – A conquista do paraíso

Um épico grandioso que narra toda a trajetória do navegador genovês Cristovão Colombo e a descoberta da América em 1492. O filme de 1992 de Ridley Scott, com Gerard Depardieu e Sigourney Weaver.

Áudio: inglês

Legenda: português

Duração: 148 min
1808 - A corte no Brasil

Um dos mais completos documentários sobre o antes o durante e o depois da chegada da Corte ao Brasil.

Duração: 254 min
1984

Depois da guerra atômica, o mundo foi dividido em três estados e Londres é a capital da Oceania, dominada por um partido que tem total controle sobre todos os cidadãos. Winston Smith é um humilde funcionário do partido e comete o atrevimento de se apaixonar por Julia, numa sociedade totalitária onde as emoções são consideradas ilegais. Eles tentam escapar dos olhos e dos ouvidos do "Big Brother", sabendo das dificuldades que teriam que enfrentar. Adaptação do famoso livro 1984, escrito em 1948 por George Orwell.

Áudio: inglês

Legenda: português

Duração: 105 min
Novo: A batalha da China – A batalha da Rússia

Dois documentários produzidos pelo Departamento de Guerra do governo Americano durante a Segunda Guerra Mundial, com imagens de cenas impressionantes. De 1943 e 1944.

Áudio: inglês

Legenda: português

Duração: 63 min (China) e 83 min (Rússia)
A batalha de Argel

A Batalha de Argel descreve eventos decisivos da guerra pela independência da Argélia. A ação concentra-se entre 1954 e 1957 (a guerra só terminaria em 1962), mostrando como agiam os dois lados do conflito: enquanto o exército francês recorria à política de eliminação e tortura, a Frente de Libertação Nacional (FLN) desenvolveria técnicas baseadas na guerrilha e no terrorismo. Gillo Pontecorvo mistura nesse filme técnicas de documentário e de ficção. De 1996.

Áudio: francês e árabe

Legenda: português

Duração: 121 min
A batalha do Chile

Considerado um dos melhores e mais completos documentários latino-americanos, A Batalha do Chile é o resultado de seis anos de trabalho do cineasta Patrício Guzmán. Dividido em três partes (A insurreição da burguesia, O golpe militar e O poder popular), o filme cobre um dos períodos mais turbulentos da história do Chile, do governo de Salvador Allende até as brutais conseqüências do golpe de estado de Augusto Pinochet, em 1973. Essa edição especial se completa com outros dois documentários no quarto disco: Patrício Guzmán: um história chilena, sobre a trajetória única do autor de A Batalha do Chile, e A resistência final de Salvador Allende, uma reconstituição dos últimos momentos de Allende antes do golpe.

Áudio: espanhol

Legenda: português

Duração: 272 min + 148 min extras
ABC da greve

Documentário de Leon Hirszman sobre o movimento grevista de 150 mil metalúrgicos do ABC paulista em 1979.

Duração: 85 min
Abolição

Documentário de Zózimo Bulbul de 1988 que aborda a condição do negro no Brasil, 100 anos após a proclamação da Lei Áurea, enfocando temas como o padrão de vida dos negros, sua luta e sua realidade. Rodado em cores, apresenta também fotos históricas em preto-e-branco - as imagens descrevem as muitas situações enfrentadas pelos escravos negros, traçando um paralelo de seus descendentes nos dias atuais. O filme traz depoimentos de personalidades negras de todo o país.

Duração: 150 min
A cidade está tranqüila

Marselha, cidade do sul da França; ano 2000: Michèle é operária no mercado dos peixes e tenta desesperadamente salvar sua filha da droga. Ao seu redor gravitam personagens, cada um com suas particularidades. Há um jovem rapaz da periferia pobre que luta para subir na vida, militantes racistas de extrema-direita, o misterioso patrão de um bar, um motorista de táxi que procura o amor em vão, um jovem pianista superdotado e um casal de aposentados. As histórias de cada um acabam entrelaçando-se.

Áudio: francês

Legenda: português/inglês/espanhol

Duração: 133 min
A classe operária vai ao paraíso

Lulu é um operário padrão que desperta a ira dos colegas devido a sua alta produtividade, servindo de exemplo pela direção da empresa. Depois de sofrer um acidente de trabalho, rebela-se contra a fábrica em que trabalha e se aproxima de líderes estudantil radicais. O processo de engajamento político do operário é acompanhado de conflitos familiares, questionamentos sobre a vida de operário e pelos constante presença de sindicalistas e estudantes na porta da fábrica discursando para os trabalhadores.

Esse filme de Elio Petri de 1971 é um dos clássicos do cinema político italiano.

Áudio: italiano

Legenda: português

Duração: 110 min


Acorda Raimundo... acorda

Poderíamos afirmar que este filme já se tornou um clássico para discutir a inversão de papéis. Raimundo se vê na condição de mulher, fazer o café da manhã, almoço, janta, costurar a roupa, cuidar do filho, em quanto a mulher vai para o trabalho, toma cachaça no boteco e debocha da “burrice” do marido.

Duração: 16 min
A culpa é do Fidel

Anna tem nove anos e vive uma vida tranqüila e confortável com seus pais, sua babá e seu irmão caçula. Mas sua vida bem organizada irá se complicar com a prisão e morte de um tio espanhol, que era comunista convicto, e uma visita ao Chile do recém-eleito Salvador Allende. De 2006.

Áudio: francês

Legenda: português

Duração: 87 min
Adeus, Lênin

Adeus, Lênin! é um filme alemão de 2003 dirigido por Wolfgang Becker. A mãe de Alex, leal ao regime stalinista, sofre um ataque e entra em estado de coma durante as manifestações que levou à queda do regime da antiga Alemanha Oriental.A mãe de Alex recupera-se, mas o muro de Berlim já havia caído.Para que a mãe não sofresse um choque emocional que debilitasse sua saúde, Alex recria em um quarto de seu apartamento a extinta Alemanha Oriental.

Áudio: português/alemão

Legenda: português/alemão

Duração: 121 min
A greve

Primeiro longa metragem de Sergei Eisenstein, de 1925. O filme retrata uma greve na Rússia antes da revolução, e sua subseqüente supressão.

Filme mudo. Legenda: português

Duração: 82 min


A guerra do fogo

Filme francês de 1981 de Jean-Jacques Annaud sobre a descoberta do fogo na pré-história.

Duração: 100 min
A história oficial

Buenos Aires. Professora de história desconfia que a menina que adotou seja filha de desaparecida política vítima da ditadura militar. O filme argentino mais premiado em todos os tempos. De 1985.

Áudio: espanhol

Legenda: português/inglês

Duração: 113 min
A idéia colônia e Lênin e a grande ruptura

Dois capítulos na série de documentários “A era da incerteza” com John K. Galbraith. “A idéia colônia” mostra a prática do colonialismo desde as Cruzadas até a aventura colonial norte-americana no Vietnã: suas motivações, seus mitos, seus resultados desastrados e trágicos. “Lenin e a grande ruptura” trata da Europa antes da Primeira Guerra Mundial, a Revolução Russa e suas consequências no mundo, a URSS e os problemas econômicos e sociais a serem enfrentados.

Duração: 120 min
A invenção da psicanálise

A Invenção da Psicanálise é um documentário francês de 1997, dividido em duas partes: As Origens e A Conquista. Mostra, detalhadamente, a trajetória da psicanálise, desde seu nascimento até as direções tomadas no período após a morte de Freud, associando-a aos fatos históricos de cada época. Todo o filme é comentado por Elisabeth Roudinesco e Peter Gay, biógrafo de Freud.

Áudio: francês e português

Legenda: português

Duração: 115 min
A lista de Schindler

História real e emocionante do empresário alemão Oskar Shindler, que num gesto humanitário de extrema ousadia salvou a vida de milhares de judeus, ao mesmo tempo em que contava com o apoio dos nazistas. Aparentando desinteresse pela política, e fingindo explorar o baixo custo da mão-de-obra judia, o que Schindler fazia era empregar inocentes que de outra forma morreriam nos campos do Holocausto. De 1993.

Áudio: português

Legenda: português/inglês

Duração: 195 min
A missão

A Missão retrata a guerra estabelecida por portugueses e espanhóis contra jesuítas idealistas que catequisavam os índios nos Sete Povos das Missões, na América do Sul no século XVIII. De Niro faz um violento mercador de escravos indígenas, que arrependido pelo assassinato de seu irmão, realiza uma auto-penitência e acaba se convertendo em missionário jesuíta. Ele ajuda o líder dos catequisadores, Gabriel (Jeremy Irons) a criar um novo mundo em Sete Povos das Missões, mas os portugueses e espanhóis têm outros planos para aquele lugar. Quando Gabriel se recusa a deixar o que construiu, o exército é mandado para tirá-los de lá a força.

Áudio: português/inglês

Legenda: português/inglês/espanhol

Duração: 124 min
Amistad

No século XIX, um navio espanhol é capturado na costa americana, contendo 53 escravos negros amotinados a bordo. Ao chegar em território americano, eles são levados a um grande julgamento que cria polêmica entre os abolicionistas e os conservadores do país. Dirigido por Steven Spielberg e com Morgan Freeman, Anthony Hopkins e Matthew McConaughey.

Áudio: inglês

Legenda: português/inglês/espanhol

Duração: 153 min
A morte do profeta – Os últimos dias da vida de Malcolm X

Numa mistura de documentário e drama, esse filme de 1981 narra os trágicos eventos que marcaram o último dia na vida do ativista negro Malcom X, em 21 de fevereiro de 1965. Malcom X (interpretado por Morgan Freeman) foi um dos maiores batalhadores pelos direitos civis da história americana, ao lado de Martin Luther King, com quem compartilhou também a morte de maneira trágica e violenta.

Áudio: inglês

Legenda: português

Duração: 59 min
A mulher do cangaço

Documentário de Hermano Penna de 1976 sobre mulheres cangaceiras, feito a partir de conversas com Cila, Dadá e Adília. O cangaço da liberdade, da explosão da contracultura, do movimento de resistência e de renovação cultural. Hermano Penna mistura contemporâneas questões da liberação sexual feminina com arquétipo de força feminina contemplada na figura da mulher sertaneja.

A narração tenta dar conta do perfil dessas mulheres, dos motivos de sua entrada no grupo e na força de suas participações no cangaço.

Duração: 60 min


Ao encontro de Fidel

Documentário de Oliver Stone de 2004, baseado em entrevistas com Fidel Castro, discutindo os problemas e perspectivas para Cuba.

Áudio: inglês e espanhol

Legenda: português

Duração: 60 min
Apocalypse Now redux

A história é sobre uma missão que o Capitão Willard (Martin Sheen) recebe: matar um insano desertor, o Coronel Kurtz (Marlon Brando), que preparou uma tropa para atacar os próprios americanos. Esse clássico de 1979 sobre a Guerra do Vietnam é uma obra-prima de Francis Ford Copolla, o mesmo diretor da trilogia Poderoso Chefão.

Áudio: inglês

Legenda: português/inglês/espanhol

Duração: 202 min
A Queda! - As Últimas Horas de Hitler

Abril de 1945, Adolf Hitler, sua amante e seus principais assessores estão escondidos em um abrigo subterrâneo construído em Berlim. Os soviéticos avançam tomando a cidade com fúria. Doente, louco e irritado, acompanhamos seu aniversário, decisões insanas de destruição, seu casamento e seu suicídio. Sob os olhos da secretária do ditador, temos uma visão de quem foi este homem que mudou a história pra sempre. A Queda tem roteiro baseado em relatos de Traudl Junge, secretária pessoal de Hitler, e no livro do escritor Joachin Fest, a maior autoridade mundial em nazismo. 

Áudio: português/alemão

Legenda: português/inglês/alemão

Duração: 155 min
Araguaya - conspiração do silêncio

Junção de documentário e ficção que narra episódio da História brasileira, quando o exército, com o argumento de manter a segurança nacional, decide acabar com um partido de esquerda dissidente formado por jovens militantes, que contavam com a ajuda de inocentes camponeses. Conhecida como Guerrilha do Araguaia, este e violento acontecimento deixou muitos mortos. Entrecortando a história, depoimentos de alguns dos poucos sobreviventes, como o petista José Genoino. De 2004.

Áudio: português

Legenda: português/inglês

Duração: 105 min
A revolução dos bichos

“Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais do que outros.”

Esse filme de 1999 é uma adaptação do livro de George Orwell, em qual ele em forma de sátira faz uma dura crítica ao stalinismo.

Áudio: inglês/português

Legenda: inglês/português/espanhol

Duração: 80 min


A revolução não será televisionada

Documentário irlandês (Chávez: inside the coup), filmado e dirigido por Kim Bartley e Donnach O’Brian, a respeito do golpe de estado em abril 2002 contra o presidente eleito da Venezuela, Hugo Chávez.

Áudio: espanhol e inglês

Legenda: português

Duração: 74 min
Arquitetura da destruição

Arquitetura da Destruição está consagrado internacionalmente como um dos melhores documentários já feitos sobre o nazismo. O filme de Peter Cohen lembra que chamar a Hitler de artista medíocre não elimina os estragos provocados pela sua estratégia de conquista universal. O nazismo tinha como um dos seus princípios fundamentais a missão de embelezar todo o mundo. Nem que se, para tanto, destruísse todo o mundo. De 1989.

Áudio: alemão

Legenda: português

Duração: 121 min
As invasões bárbaras

é um filme de drama do Canadá e da França de 2003, realizado por Denys Arcand (O Declínio do Império Americano). À beira da morte devido ao cancro, e com dificuldades em aceitar o seu passado, Rémy procura paz nos seus últimos momentos de vida. O filme retrata um drama pessoal para representar a desconstrução de ideologias nas mudanças do todo. De 2003.

Áudio: francês/português

Legenda: português

Duração: 194 min
A solução final

Um filme de 2007 baseado nas confissões finais feitas por Adolf Eichmann, antes de sua execução em Israel. Capturado pelo serviço secreto da Argentina quinze anos após o final da Segunda Guerra Mundial, Eichmann, era o homem mais procurado do mundo. Em suas confissões Eichmann relata que foi o arquiteto do plano chamado de Solução Final de Hitler.

Áudio: inglês/português

Legenda: inglês/português

Duração: 100 min
Atlântico Negro – na rota dos orixás

Na rota dos orixás apresenta a grande influência africana na religiosidade brasileira. No documentário de 1998, Renato Barbieri mostra a origem das raízes da cultura jêje-nagô em terreiros de Salvador, que virou candomblé, e do Maranhão, onde a mesma influência gerou o Tambor de Minas.

Um dos momentos mais impressionantes deste documentário é o encontro de descendentes de escravos baianos que moram em Benin, um país africano desconhecido para a maioria do brasileiros, mantendo tradições do século passado.

Duração: 54 min


A Tumba de Tutancâmon

Este documentário mostra a história do achado arqueológico mais espetacular de todos os tempos e dos homens que tornaram possível, Howard Carter e Lord Carnavon. Em 1992, suas escavações no Vale dos Reis conduziram à descoberta do túmulo inviolado de Tutancâmon, onde foi encontrado um tesouro fabuloso que desde então, tem fascinado o mundo.

Áudio: português

Duração: 45 min


A vida de Brian

A Vida de Brian é um filme dos Monty Python realizado em 1979. O filme conta a história de um sujeito Brian da Judéia que vive uma vida paralela a de Jesus Cristo e se alia a grupos contra o domínio romano. O filme mostra, de uma forma irônica, a questão da alienação da massa, pois o povo segue Brian o tempo todo, repetindo tudo o que ele diz, e sátiras são feitas à religião e seitas.

Áudio: inglês

Legenda: português/inglês/espanhol/chinês/thai

Duração: 94 min
A vida dos operários

Documentário da BBC de 1993 sobre a obra e idéias do fotógrafo Sebastião Salgado.

Áudio: inglês e francês

Legenda: português

Duração: 52 min
A vida é bela

Na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, Guido, filho de judeus, é mandado para um campo de concentração, juntamente com seu filho, o pequeno Josué. Guido é um homem simples, inteligente e espirituoso, um pai amoroso, e graças a isso consegue fazer com que seu filho acredite que ambos estão participando de um jogo, sem que o menino perceba o horror no qual estão inseridos. "A Vida é Bela" de Roberto Benigni é uma ousadia de um dos cineastas cômicos mais aclamados do mundo.

Áudio: italiano/português

Legenda: italiano/inglês

Duração: 116 min
Baixio das bestas

Zona da Mata de Pernambuco. Auxiliadora é uma menina explorada pelo velho avô, Seu Heitor, um moralista ambíguo que em tudo vê falta de autoridade, mas ganha dinheiro explorando sua neta. Cícero é um jovem de uma conhecida família local que assiste ao drama da menina e cria por ela uma paixão insustentável. Do enfrentamento dos dois será decidido o destino de Auxiliadora. De 2007.

Áudio: português

Legenda: português/inglês/espanhol/francês

Duração: 84 min
Batismo de sangue

No final dos anos 60 o convento dos frades dominicanos de São Paulo é uma trincheira de resistência à ditadura militar no Brasil. Movidos por ideiais cristãos, os freis Betto, Oswaldo, Fernando, Ivo e Tito apóiam o grupo guerrilheiro ALN, comandado por Carlos Marighella.

Duração: 103 min
Ben-Hur

Na Judéia invadida pelos conquistadores romanos, o príncipe Ben-Hur (Charlton Heston) tenta conduzir seu povo rumo à liberdade. Mas isso gera um conflito de interesses com o seu amigo de infância, Messala, agora um severo comandante dos exércitos de Roma. Preso, o príncipe é enviado para trabalhar como escravo. De 1959.

Áudio: inglês/francês

Legenda: português/inglês/espanhol/francês

Duração: 212 min (dois discos)
Bicho de sete cabeças

Uma viagem ao inferno manicomial. Esta é a odisséia vivida por Neto (Rodrigo Santoro), um jovem de classe media baixa que leva uma vida comum até o dia em que o pai o interna em um manicômio depois de encontrar um cigarro de maconha em seu bolso. Filme de 2001.

Áudio: português

Legenda: português/espanhol/inglês

Duração: 74 min
Bolívia: a guerra do gás

Em outubro de 2003, no meio de uma crise social e econômica agravada pelo modelo neoliberal, Bolívia viveu um fato histórico de profundo significado para o continente: a denominada guerra do gás, que deixou 80 mortos e mais de 400 feridos. A decisão do governo de exportar gás aos EUA provocou uma insurreição popular contra o Estado que acabou ocasionando a renuncia do presidente Gonzalo Sanchez de Lozada , a derrota militar do exército e dos assessores da Embaixada norte-americana. Documentário de Carlos Prozato, de 2004.

Áudio: espanhol

Legenda: português

Duração: 59 min
Braços Cruzados Máquinas Paradas

“Braços Cruzados Máquinas Paradas”, documentário de Roberto Gervitz e Sérgio Segall, acompanha a greve dos metalúrgicos paulistas de 1978 e da luta da Oposição Metalúrgica pela direção pelega do sindicato.

Duração: 76 min
Cabra-cega

Setembro de 1971, anos de chumbo. A organização clandestina está debilitada e discute o abandono da estratégia armada. Escondidos no apartamento de um simpatizante, os jovens militantes Thiago e Rosa vivem o sonho e o pesadelo do projeto revolucionário. 

Thiago é o comandante de um "grupo de ação" que enfrenta a ditadura militar. Ferido à bala em uma emboscada da polícia, confinado num "aparelho", ele recebe os cuidados da enfermeira Rosa, seu contato com o mundo e a fantasia. Do lado de fora, Mateus, o dirigente da organização, trabalha sem descanso para salvar o que restou dos seus quadros. De 2005.

Áudio: português

Legenda: português/espanhol/inglês/francês

Duração: 108 min


Cabra marcado para morrer

Esse filme de Eduardo Coutinho é uma narrativa semidocumental da vida de João Pedro Teixeira, um líder camponês da Paraíba, assassinado em 1962. Foi interrompido em 1964, em razão do golpe militar e recomeçado 17 anos depois, recolhendo os depoimentos dos camponeses que trabalharam nas primeiras filmagens.

Conta a história das Ligas camponesas de Galiléia e de Sapé e a vida de João Pedro através das palavras de sua viúva, Elizabeth Teixeira, que conta sobre a sua vida nesses vinte anos, assim como a de seus filhos, separados dela desde dezembro de 1964. De 1984.

Duração: 117 min


Capitães de Abril

Na noite do 24 ao 25 de Abril de 1974, a radio difusa uma canção proibida: Grândola Vila Morena. Esse foi o sinal que deu início a Revolução dos Cravos que derrubou a ditadura militar em Portugal.

O filme retrata as primeiras 24 horas da revolução, vividas por três personagens principais: dois capitães e uma mulher que é professora de literatura e jornalista.

Áudio: português

Legenda: português/inglês/espanhol

Duração: 124 min


Carandiru

Carandiru é a adaptação cinematográfica do livro Estação Carandiru de Dráuzio Varella. Trata-se de um retrato poderoso da diversidade humana narrado através do ponto de vista de um médico que freqüentou a Casa de Detenção semanalmente ao longo de 12 anos consecutivos e testemunhou o massacre de 1992, em que 111 foram mortos. De 2002.

Áudio: português

Legenda: português/inglês/espanhol

Duração: 146 min
Che Guevara

Documentário de Patrícia Hargreaves sobre Che Guevara, com entrevistas com amigos e companheiros da guerilha. De 2006.

Áudio: espanhol

Legenda: português

Duração: 52 min
Che Guevara e Mahatma Gandhi

Dois documentários da A&E biografias: Che Guevara – revolucionário incansável (91 min) e Mahatma Gandhi – peregrino da paz (44 min).

Áudio: espanhol, inglês

Legenda: português

Duração: 135 min
Che – O Argentino

Primeira parte do filme épico de Steven Soderbergh sobre Che Guevara, que descreve a participação de Che na Revolução Cubana (1959) e avança até seu discurso na ONU, em 1964. De 2008.

Áudio: espanhol

Legenda: português

Duração: 128 min
Chico Mendes - eu quero viver



  1   2   3   4


©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal