1 “Os Filhos do Silêncio” (Longa)



Baixar 47,07 Kb.
Encontro07.05.2017
Tamanho47,07 Kb.


LISTA PARA COMPRA TVEZ:

Em azul filmes para cortar – não se colocam como eixo central do nosso trabalho ou já há outro com temática semelhante

Filmes que inclui
1 - “Os Filhos do Silêncio” (Longa)
Sinopse:

James (William Hurt) é um professor de linguagem para surdos que gosta de usar métodos pouco convencionais. Numa escola para surdos onde vai trabalhar, ele conhece Sarah (Marlee Matlin), uma mulher triste e fechada que continua freqüentando o lugar apesar de já ter se formado. James tenta se aproximar da jovem e descobre seu medo do mundo. Ao mesmo tempo em que tentam se comunicar e se ajudar, eles se apaixonam. 

Inadequado para menores de 12 anos

2 - “Wall-E” (Longa)

Sinopse:


Cerca de 700 anos no futuro, a Terra está infestada por poluentes. Por isso, os humanos vivem numa nave que percorre a atmosfera do planeta. Um robô que vive na Terra coletando lixo se apaixona por uma máquina que está na companhia dos humanos, no espaço. Assim, ele sai numa jornada para se juntar a ela.

Livre


3 - “Pro dia nascer feliz” (Documentário)

Documentário sobre as diferentes situações que adolescentes de 14 a 17 anos, ricos e pobres, enfrentam dentro da escola: a precariedade, o preconceito, a violência e a esperança. Foram ouvidos alunos de escolas da periferia de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco e também de dois renomados colégios particulares, um de São Paulo e outro do Rio de Janeiro.

Livre

4- “Onde vivem os monstros” (Longa)

Max (Max Records) é um garoto travesso mandado de castigo para seu quarto depois de desobedecer a mãe. Porém, a imaginação do menino está livre e o transporta para um reino desconhecido. Encantado, Max parte para a terra dos Monstros Selvagens, onde Max é o rei.

Não recomendada para menores de 10 (dez) anos

5- “O garoto selvagem” (Longa) - (def. mental)

Em 1797, um menino selvagem é capturado numa floresta de Aveyron onde sempre viveu. Alvo de curiosidades, ele é levado ao dr. Itard, que acredita ser possível transformar o garoto selvagem num homem civilizado. O médico dá-lhe o nome de Victor e o leva para sua casa, onde possa receber um tratamento mais humano. Itard fracassa na tentativa de fazê-lo falar, mas ganha sua afeição. Baseado num fato real, a partir das anotações de Jean-Marc Gaspard Itard. Truffaut retoma os temas da educação e da infância, usando tom austero, fotografia em preto e branco, uma direção sóbria e muita sensibilidade, produzindo um filme belo e comovente.

Não achei classificação indicativa

6- “Meu filho, meu mundo” (Longa) - (Autismo)

Quando nasceu, Raun era um saudável e feliz bebê. Com o passar dos meses, seus pais começam a observar que há alguma coisa estranha com ele, sempre com um ar ausente. Um dia vem a confirmação do que suspeitavam… Raun era autista. Decidem então penetrar no mundo da criança, acreditando que somente o milagre do amor poderia salvá-lo.Então lutaram para preservalo das Discriminações da sociedade. E com muito amor e carinho Ensiram tudo que ele precisava saber.

Não achei classificação indicativa

7- “De porta em porta” (Longa)- (Paralisia cerebral)

Apesar de ter nascido com uma paralisia cerebral, que cria limitações na sua fala e movimentos, Bill Porter (William H. Macy) tem todo o apoio da sua mãe para obter um emprego como vendedor na Watkins Company. Bill consegue o emprego, apesar de certa relutância devido às suas limitações, pois teria que ir de porta em porta oferecendo os produtos da companhia. Bill só conseguiu o emprego quando disse para lhe darem a pior rota. Primeiramente Bill é rejeitado pela pessoas "normais", mas ao fazer sua 1ª venda para uma alcóolatra reclusa, Gladys Sullivan (Kathy Baker), ele literalmente não parou mais. Por mais de 40 anos Bill caminhou 16 quilômetros por dia e, para ajudá-lo nesta trajetória, além da sua mãe e Gladys, surgiu Shelly Soomky Brady (Kyra Sedgwick).

Livre
8- “Meu nome é Radio” (Deficiência mental)

Na Carolina do Sul, o técnico de futebol americano Harold Jones (Ed Harris) faz amizade com Radio (Cuba Gooding Jr.), um estudante de colegial que é deficiente mental. O relacionamento do dois dura décadas e Radio se transforma de um garoto tímido e atormentado a uma inspiração para a comunidade onde vive.


12 anos
9- “ Liberdade para as borboletas” (Longa) – Deficiência visual

Jovem músico cego decide morar sozinho, longe da mãe superprotetora. Aluga apartamento em São Francisco e envolve-se com uma vizinha, atriz. A mãe do rapaz e as exigências da profissão da moça são dois grandes obstáculos para o relacionamento deles.

(Baseado em peça homônima de Leonard Gershe).
12 anos
10 - “Óleo de Lorenzo” (Deficiência Física)

Nick Nolte e Susan Sarandon são Augusto e Michaela Odone, pais de Lorenzo. Até os sete anos, o menino viveu normalmente, saudável como todos os outros garotos de sua idade. No entanto, de repente, o menino começa a desmaiar, ter lapsos de memória e outros fenômenos nervosos. Vários médicos são consultados e chega-se à conclusão que Lorenzo apresenta ALD, uma doença extremamente rara e incurável que consiste na degeneração do cérebro. Inconformados com o destino do filho, Augusto e Michaela resolvem pesquisar em livros de medicina, por conta própria, alguma cura para a doença de Lorenzo. Baseado em uma história real.
Livre
11- “Gilbert Grape- Aprendiz de sonhador” (Deficiência Mental)

Gilbert (Johnny Depp) vive numa pequena cidade do interior. Sua família depende dele para tudo desde que o pai morreu: para sustentar a casa; para tomar conta do irmão Arnie (Leonardo DiCaprio, indicado ao Oscar de ator coadjuvante), que é retardado e vive arranjando problemas; para cuidar da mãe, que nunca sai de casa e tem um sério problema de obesidade. Ele trabalha numa mercearia e já não agüenta sua vida. Quando Becky (Juliette Lewis) e sua família aparecem na cidade, Gilbert se apaixona. Essa e outras mudanças abrem espaço para que ele veja esperança e beleza em sua vida.
12 anos
12- “Amargo regresso” (def. física)

Sinopse: Em 1968, Bob Hyde (Bruce Dern), um oficial do exército americano, embarca para o Vietnã. Sally (Jane Fonda), sua mulher, vai trabalhar em um hospital de veteranos e lá se apaixona por Luke Martin (Jon Voight), um soldado que ficou paraplégico na guerra do Vietnã. A trama se desenvolve até que, quando a verdade revelada, as conseqüências se tornam dramáticas para todos os envolvidos.
14 anos

13- “O oitavo dia” (def. mental)

Sinopse: Harry (Daniel Auteuil) é um empresário estressado, que trabalha no departamento comercial de um banco belga e foi abandonado por sua esposa e filhas há pouco tempo. Deprimido, ele se dedica ao trabalho durante os 7 dias da semana. Até que um dia ele decide vagar pelas estradas da França, sem rumo definido. Após quase atropelar Georges (Pascal Duquennes), que sofre de síndrome de Down, Harry decide levá-lo para casa mas não consegue se desvencilhar dele.
Livre

14- “A música e o silêncio” (def. auditiva)

Sinopse: Desde a mais tenra idade, Lara serviu de intérprete para seus pais surdos, ajudando-os a se comunicar com o outros. Já crescida, ela demonstra grande talento musical. É quando surge um dilema em sua vida pois, se quiser abraçar uma promissora carreira, terá que mudar-se para Berlim.
10 anos

15- “Meu pé esquerdo” (def. física)

Sinopse: Christy Brown (Daniel Day-Lewis), o filho de uma humilde família irlandesa, nasce com uma paralisia cerebral que lhe tira todos os movimentos do corpo, com a exceção do pé esquerdo. Com apenas este movimento Christy consegue, no decorrer de sua vida, se tornar escritor e pintor.


Livre


16- Frida (def. física)”

Sinopse: Frida Kahlo (Salma Hayek) foi um dos principais nomes da história artística do México. Conceituada e aclamada como pintora, ele teve também um casamento aberto com Diego Rivera (Alfred Molina), seu companheiro também nas artes, e ainda um controverso caso com o político Leon Trostky (Geoffrey Rush) e com várias outras mulheres.
14 anos

17- “Janela da alma” (def. visual)

Sinopse: Dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo. O escritor e prêmio Nobel José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o cineasta Wim Wenders, o fotógrafo cego franco-esloveno Evgen Bavcar, o neurologista Oliver Sacks, a atriz Marieta Severo, o vereador cego Arnaldo Godoy, entre outros, fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão: o funcionamento fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade, o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens e também a importância das emoções como elemento transformador da realidade ­ se é que ela é a mesma para todos.

Livre
18- Feliz ano velho” (def. física)

Sinopse: Sinopse: Baseado no livro (e na história real) do escritor Marcelo Rubens Paiva. A trama fala de Mário (Marcos Breda), um jovem estudante que dá adeus à sua adolescência ao mergulhar e bater a cabeça em uma pedra no fundo de um lago tornando-se tetraplégico. Preso à sua cadeira de rodas, o que parecia difícil fica pior e o rapaz, diante do que parecia o fim, começa a reviver e resgatar momentos importantes de seu passado, até descobrir uma nova força em sua vida.

14 anos
19- “Minha amada imortal” (def. auditiva)



Sniopse: Viena, 1827. Ludwig Von Beethoven (Gary Oldman) morre e um grande amigo do compositor, Anton Felix Schindler (Jeroen Krabbé), decide cumprir o último desejo do maestro, que deixava em testamento tudo para a "Amada Imortal", sem especificar o nome desta mulher. Assim empreende uma jornada tentando encontrá-la, encontrando em sua procura um retrato desconhecido de Beethoven.
14 anos


20- “Rain man” (Autismo)

Sinopse: Um jovem yuppie (Tom Cruise) fica sabendo que seu pai faleceu. Eles nunca se deram bem e não se viam há vários anos, mas ele vai ao enterro e quando vai cuidar do testamento fica sabendo que herdou um Buick 1949 e as roseiras premiadas do seu pai, sendo que um "beneficiário" tinha herdado três milhões de dólares. Fica curioso em saber quem herdou aquela fortuna e descobre que foi seu irmão (Dustin Hoffman), que ele desconhecia a existência. O irmão dele é autista, mas pode calcular problemas matemáticos complicados com grande velocidade e precisão. O yuppie seqüestra seu irmão autista da instituição onde ele está internado, pois planeja levá-lo para Los Angeles e exigir metade do dinheiro, nem que para isto tenha que ir aos tribunais. É durante uma viagem cheia de pequenos imprevistos que os dois se compreenderão mutuamente e entenderão o significado de serem irmãos.


Livre

21- “As chaves da casa” (def. física)

Sinopse: Paolo (Andrea Rossi) tem 15 anos e sofre de deficiências físicas e psicológicas provocadas pelo parto, que culminou com a morte de sua mãe. Criado pelos tios na Itália, Paolo precisa viajar anualmente até um hospital de Berlim para terapia de reabilitação. Seu pai, Gianni (Kim Rossi Stuart), aparece para acompanhá-lo pela 1ª vez durante a viagem, numa tentativa de se aproximar do filho. Suas vidas se transformam quando eles encontram Nicole (Charlotte Rampling), uma mulher forte que se dedica de corpo e alma aos cuidados de sua filha deficiente.


10 anos

22- “Perfume de mulher” (def. visual)

Sinopse: Frank Slade (Al Pacino), um tenente-coronel cego, viaja para Nova York com Charlie Simms (Chris O'Donnell), um jovem acompanhante, com quem resolve ter um final de semana inesquecível antes de morrer. Porém, na viagem ele começa a se interessar pelos problemas do jovem, esquecendo um pouco sua amarga infelicidade.


Livre

23- “Filhos do silêncio” (def. auditiva)
Sinopse:
James (William Hurt) é um professor de linguagem para surdos que gosta de usar métodos pouco convencionais. Numa escola para surdos onde vai trabalhar, ele conhece Sarah (Marlee Matlin), uma mulher triste e fechada que continua freqüentando o lugar apesar de já ter se formado. James tenta se aproximar da jovem e descobre seu medo do mundo. Ao mesmo tempo em que tentam se comunicar e se ajudar, eles se apaixonam. – JÁ CONSTA ANTERIORMENTE
12 anos
24- “Mar a dentro” (def. física)

Sinopse: Ramón Sampedro (Javier Bardem) é um homem que luta para ter o direito de pôr fim à sua própria vida. Na juventude ele sofreu um acidente, que o deixou tetraplégico e preso a uma cama por 28 anos. Lúcido e extremamente inteligente, Ramón decide lutar na justiça pelo direito de decidir sobre sua própria vida, o que lhe gera problemas com a igreja, a sociedade e até mesmo seus familiares. (Se não me engano, esse trabalha mais a questão bioética do "direito de escolher morrer")


12 anos


25- “O homem elefante” (def. física)

Sinopse: A história de John Merrick (John Hurt), um desafortunado cidadão da Inglaterra vitoriana que era portador do caso mais grave de neurofibromatose múltipla registrado, tendo 90% do seu corpo deformado. Esta situação tendia fazer com que ele passasse toda a sua existência se exibindo em circos de variedades como um monstro. Inicialmente era considerado um débil mental pela sua dificuldade de falar, até que um médico, Frederick Treves (Anthony Hopkins), o descobriu e o levou para um hospital. Lá Merrick se liberou emocionalmente e intelectualmente, além de se mostrar uma pessoa sensível ao extremo, que conseguiu recuperar sua dignidade. Neste momento da sua vida Sra. Kendal (Anne Bancroft), uma grande atriz, foi bem importante para Merrick, que por motivos óbvios tinha um grande problema em ver seu rosto, tanto que no hospital era terminantemente proibido que houvesse qualquer espelho próximo a John. Sra. Kendal soube como poucos fazer Merrick recuperar sua auto-estima, pois ela era realmente uma amiga dele, enquanto alguns membros da sociedade londrina iam visitá-lo só por "estar na moda". Mas por ter dois "anjos da guarda", Treves e Kendal, o drama de Merrick sensibilizou até a coroa britânica, que pediu que Merrick fosse amparado para sempre, pois haviam pessoas que eram contra a sua permanência no hospital, pois ele era um caso incurável.

10 anos
26- “Simples como amar” (def. mental)
Sinopse: Após passar alguns anos em uma escola especial, Carla Tate (Juliette Lewis) foi "graduada" e poderá voltar para casa de seus pais em São Francisco. Mas, apesar de ser intelectualmente limitada, Carla planeja morar sozinha, ter uma vida independente e também se libertar da presença da mãe, que a vigia de forma sufocante. Este desejo de ter seu próprio apartamento é aumentado quando conhece Danny McMann (Giovanni Ribisi), um jovem que como ela é mentalmente "lento", mas mora sozinho. Em pouco tempo Carla e Danny estão namorando e já pensam em se casar.
14 anos
27- “À primeira vista” (def. visual)
Sinopse: Amy (Mira Sorvino) se apaixona por Virgil (Val Kilmer), homem bonito que ficou cego acidentalmente na infância. Surge uma esperança, através de um novo tratamento experimental, e Virgil operado com sucesso. Ele recomeçará tudo de novo, aprendendo mais uma vez a enxergar a luz do dia e, quem sabe, descobrir a força do amor.
14 anos
28- “Vermelho como o céu” (def. visual)

Sinopse: Anos 70. Mirco (Luca Capriotti) é um garoto toscano de 10 anos que é apaixonado pelo cinema. Entretanto, após um acidente, ele perde a visão. Rejeitado pela escola pública, que não o considera uma criança normal, ele é enviado a um instituto de deficientes visuais em Gênova. Lá descobre um velho gravador, com o qual passa a criar estórias sonoras.


Livre


29- “Filhos do Paraíso” - Longa Iraniano

O menino Ali (Mohammad Amir Naji) leva os sapatos da irmã Zahra (Mir Farrokh Hashemian) para consertar e, na volta, os perde. Era o único par de sapatos de Zahra e ela não tem outro para usar na escola. As duas crianças são de uma família pobre, eles temem contar aos pais e decidem resolver o problema sozinhos. Ali encontra uma solução: como ele estuda à tarde e ela estuda de manhã, eles revezam os sapatos, ao mesmo tempo em que o menino procura meios de conseguir algum dinheiro ou novos sapatos. A situação mostra a confiança mútua e o carinho entre as duas crianças, numa história simpática e sensível.


Livre
30- “Up – Altas aventuras (Longa)”

Carl Fredricksen (Chico Anysio, na versão brasileira) passou toda a sua vida sonhando em explorar o planeta e viver plenamente a vida. Porém, aos 78 anos, a oportunidade parece ter passado por ele até que uma reviravolta do destino e um persistente explorador da natureza de oito anos, chamado Russell, dão-lhe uma segunda chance na vida


Livre
31- “A viagem de Chihiro” (Longa)

Uma garota de 10 anos, acompanhada pelos pais numa viagem de mudança vê-se subitamente encurralada numa situação desesperadora: seus pais, após comerem da comida de um restaurante desconhecido, transformam-se em porcos. A garota, então, deve fazer de tudo para reverter o acontecido, em um mundo bizarro e fantasioso.


Não achei classificação

  1. 32- “As Bicicletas de Belleville” (Longa)


Adotado pela sua avó, Madame Souza, Champion é um menino solitário. Reparando que o garoto fica mais feliz em uma bicicleta do que em qualquer outro lugar, Madame Souza põe Champion em um rigoroso treinamento. O tempo passa e ele se torna merecedor de seu nome, passando a fazer parte do famoso circuito de corridas de bicicleta francês, o Tour de France . Durante a disputa, dois homens misteriosos seqüestram o jovem rapaz. Madame Souza e seu fiel cachorro Bruno vão em sua busca para tentar resgatá-lo. A procura os leva além das fronteiras do oceano, em uma megalópole chamada Belleville, onde encontram o conhecido Triplets of Belleville : três estrelas musicais dos anos 30, que decidem manter Madame Souza e Bruno sob seus cuidados. Graças ao extraordinário olfato do cachorro, a brava dupla logo encontra o caminho que os levará a Champion. Mas eles conseguirão acabar com os planos diabólicos da máfia francesa?

Livre


33- “O menino de pijama listrado” (Longa)

Durante a Segunda Guerra Mundial, uma família alemã se muda de Berlim para Auschwitz, quando o patriarca é ordenado a trabalhar em um campo de concentração. Assim, Bruno, um garoto de 8 anos e filho do oficial, começa uma linda amizade com um menino judeu da mesma idade. O filme mostra o modo como o preconceito, o ódio e a violência afetam pessoas inocentes, especialmente as crianças.


12 anos
34- “Juno” (Longa)
Juno MacGuff (Ellen Page) é uma adolescente que engravida de maneira inesperada de seu colega de classe Bleeker (Michael Cera). Com a ajuda de sua melhor amiga, Leah (Olivia Thirlby), e o apoio de seus pais, Juno conhece um casal, Vanessa (Jennifer Garner) e Mark (Jason Bateman), que está disposto a adotar seu filho, que ainda nem nasceu.
10 anos.
35- “Ser e Ter” (Documentário)

O documentário acompanha os estudantes de uma escola rural da França, do jardim da infância até o último ano do primário, dos quatro aos 11 anos. O período mostra as crianças em pleno processo de formação do conhecimento e da identidade pessoal, acompanhando-as em sua transição do universo familiar para um ambiente no qual é levado em conta sua individualidade sem pressupostos.


Livre
  1. 36- “O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias” (Longa)


Em 1970, a maior preocupação na vida de Mauro (Michel Joelsas), de 12 anos, pouco tem a ver com a ditadura militar que impera no País: seu maior sonho é ver o Brasil tricampeão mundial de futebol. De repente, ele é separado dos pais e obrigado a se adaptar a uma estranha e divertida comunidade - o Bom Retiro, bairro de São Paulo, que abriga judeus, italianos, entre outras culturas.

10 anos


37- “Curtindo a vida adoiado” (Longa)

Ferris Bueller (Broderick) é um garoto esperto e cheio de truques que decidiu tirar um dia de folga. Ele, a namorada e um amigo inventam muitas mentiras para não irem à escola e saem pelas ruas de Chicago com a Ferrari do pai de Cameron (Alan Ruck). Juntos, aproveitam ao máximo o dia livre enquanto o diretor da escola e a irmã invejosa de Ferris estão atrás deles. Clássico dos adolescentes da década de 80.


Livre

- O Show de Truman- Bom para trabalhar mídia e consumo

-Muito além do Jardim- Peter Selers – Trabalhar relação com a Televisão
- Corporações- Documentário - Bom para trabalhar consumo
- Crianças Invisíveis – Fundamental termos esse filme – Podemos aborda-los em vários mementos
-As melhores coisas do Mundo – Brasileiro recente- trabalha várias temáticas relativas a adolescência
- Super Size-me A dieta do palhaço- Documentário- Consumo e Hábitos alimentares atuais.
- Pequena Miss sunshine – Muito interessante para trabalhar infância, mídia e consumo
- Entre os Muros da Escola- Ficcção sobre a realidade escolar de uma escola na periferia de Paris
(OBS Ver as sinopses)



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal