1° Fórum de Educação Musical fladem brasil Data: 15 de maio de 2014



Baixar 451,63 Kb.
Encontro26.10.2017
Tamanho451,63 Kb.

1° Fórum de Educação Musical FLADEM - Brasil

Data: 15 de maio de 2014

Local: FEUC



Horário: 18:30h



A formação integral dos educadores musicais latino-americanos

Análises, propostas e desafios nas duas décadas desde a fundação do FLADEM


O FLADEM - Brasil (Fórum Latino Americano de Educação Musical) e a FEUC promovem o 1° Fórum FLADEM - Brasil com a presença dos educadores musicais: Adriana Rodrigues (Presidente FLADEM - Brasil), Leonardo Moraes (Vice-Presidente FLADEM-Brasil), Eliete Vasconcelos (Secretária FLADEM-Brasil), Thaís Bezerra (Tesoureira FLADEM-Brasil) e Elza Greif (Coordenadora Acadêmica FLADEM - Brasil) e Leonardo Fucks (Professor da Escola de Música da UFRJ).
FLADEM - Brasil (Fórum Latino Americano de Educação Musical) e a FEUC promovem o 1° Fórum FLADEM - Brasil com a presença dos educadores musicais:


  1. Adriana Rodrigues (Presidente FLADEM - Brasil),

  2. Leonardo Moraes (Vice-Presidente FLADEM-Brasil),

  3. Eliete Vasconcelos (Secretária FLADEM-Brasil),

  4. Thaís Bezerra (Tesoureira FLADEM-Brasil)

  5. Elza Greif (Coordenadora Acadêmica FLADEM - Brasil) e

  6. Leonardo Fucks (Professor da Escola de Música da UFRJ).


PROGRAMAÇÃO
18:30h- Abertura no Pátio – Orquestra Ecos Sonoros da FEUC -Maestro- David de Souza
19:00h- Mesa Redonda - Adriana Rodrigues/ Leonardo Moraes/ Eliete Vasconcelos/ Thaís Bezerra/ Elza Greif
A formação continuada do educador musical na perspec tiva da Educação Básica
O debate tem como objetivo apresentar o FLADEM e seu tema internacional para o XX Seminário, que será realizado em Heredia na Costa Rica, tecendo pesquisas e reflexões, sobre a formação continuada de professores que trabalham com a música nas escolas, propondo ainda de forma reflexiva e prática metodologias significativas que permitam (re)definir  possíveis caminhos para a educação musical no contexto da Educação Básica.
20:30 h- Palestra - Leonardo Fucks

Música e Tecnologia na Educação Básica: empregando gadgets, brinquedos, celulares e computadores 

As práticas musicais, nas inúmeras culturas humanas, através do mundo e dos tempos, demandaram e continuam demandando contínuos desenvolvimentos e aplicações tecnológicas. Além disso, vivemos em um meio com abundantes recursos tecnológicos e outros objetos "não musicais" que podem ser utilizados como instrumentos sonoros. Nesta palestra prática serão realizadas demonstrações de produção sonora em instrumentos artesanais eletrônicos, de sopro e de percussão. Serão propostas técnicas e estratégias para a construção e uso de instrumentos artesanais e de práticas artísticas na escola.
 21:30h- Encerramento com o Coro Ecos Sonoro da FEUC.(???)
CURRICULUM DOS PALESTRANTES
Adriana Rodrigues

Diretora Técnico-Cultural e Coordenadora da Licenciatura do Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário. Mestre em Música e Educação pela UNIRIO, graduada em Musicoterapia e licenciada em Música pelo CBM CEU. Professora do Centro Universitário do Conservatório Brasileiro de Música nas disciplinas de Prática de Ensino em Educação Musical, Processos em Educação Musical e Supervisão de Estágios. Coordenadora do Centro de Estudos Liddy Mignone do Conservatório Brasileiro de Música, onde promove cursos de curta duração, palestras, mesas redondas e cursos de extensão universitária. Coordenadora do curso de Pós graduação em Educação Musical do CBM CEU. Representante Nacional do FLADEM - Fórum Latino Americano de Educação Musical. É coautora de livros dedicados à Educação Musical, tais como Música, cultura e educação - Os múltiplos espaços de educação musical (2012) org. Regina Márcia Simão Santos e Sons & Expressões (Editora Rovelle, 2013). Integra a equipe do Curso Livros e Leituras desde o berço parceria da SME do RJ e da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ. Professora e autora das apostilas dos cursos do programa Orquestra em Sala da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira. Tem colaborado com as Secretarias de Educação de diversos municípios pelo Brasil como conferencista e ministrando cursos de educação musical. Faz parte da equipe que desenvolve o material didático e o livro do professor do Nova Eja (CM Arte) para a Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC - CECIERJ).Cantora com experiência em canção popular, música coral e no uso da voz na prática educacional.


Leonardo Moraes

Licenciado em Música e Especialista em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário e (CBM-CeU). Mestrando em Educação Musical no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pesquisa no campo da ação de projetos sociais que desenvolvem atividades pedagógicas musicais em áreas de vulnerabilidade social. Atualmente é Coordenador Nacional de Educação Musical do Serviço Social do Comércio Sesc, no qual desenvolve trabalho de formação continuada em Educação Musical para Professores Licenciados em Música e/ou Pedagogos responsáveis por desenvolver o trabalho de música no cotidiano da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA). Na mesma instituição promove trabalho formação e coordenação dos Regentes de Corais que trabalham especificamente com Idosos, no Trabalho Social com Idosos que o Sesc desenvolve nos estados brasileiros. É docente no curso de Pós-Graduação em Educação Musical da Fundação Educacional Unificada Campograndese -FEUC. Atualmente é Vice-Presidente do Fórum Latinoamericano de Educação Musical FLADEM Brasil (2013 - 2015).
Eliete Vasconcelos

Graduada em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003). Pós-graduada em Arteterapia com especialização em saúde e educação (2011). Tendo participado de diversos workshops e cursos especializados sobre práticas e vivencias metodológicas musicais. Também atuante no cenário musical como pianista, fez seus estudos de aperfeiçoamento na Musik Akademie der Basel Stadt – Suíça (2003). É secretária-geral do FLADEM Brasil (Fórum Latinoamericano de Educação Musical). Trabalha na Secretaria Municipal de Educação como Professor I de Educação Musical desde 2006 e atualmente atua como Coordenadora Musical da Escola Municipal Chile - Ginásio Experimental do Samba no Rio de Janeiro. Docente na Fundação Educacional Unificada Campograndense (FEUC) nas disciplinas de Percepção Musical Integrada, Educação Musical Infantil, Musicalização para bebês e Pesquisa e Publicação Orientada. Desenvolve pesquisas no meio musical relacionadas à educação, práticas pedagógicas e psicologia da música.
Thaís Bezerra 

Formada em Licenciatura em Música e Pós Graduada em Educação Musical, ambos no Conservatório Brasileiro de Música (CBM-CEU) onde atualmente é professora de Didática musical. Realizou ainda o Orff Course level 1 (The San Francisco School) na California, EUA em 2012. Atualmente é professora concursada de música na Rede Municipal do RJ (4a CRE), onde também é educopedista da área de música, e professora de ritmos populares do Grupo Zanzar (Circo Voador). É a MESTRA da Bateria e DIRETORA musical do Multibloco desde sua criação (2008). e publicou, gravou e produziu 8 apostilas acompanhadas de CD para o Multibloco. No mês de abril de 2012 coordenou a Oficina de Percussão e ritmos populares no Projeto Rio Música para Crianças que aconteceu no Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola e em Junho de 2012 ministrou essa oficina para professores de Música da UniMontes - MG. Integrou a Companhia Folclórica da UFRJ, como percussionista e também "corista", sob a direção de Eleonora Gabriel. Fez parte por 4 anos do Projeto Batucadas Brasileiras Orquestra de Percussão Robertinho Silva e Carlos Negreiros, que já se apresentou na Sala Cecília Meireles, Fundição Progresso, Teatro João Caetano, Teatro Rival e dividiu o palco com Wagner Tiso, Carlos Malta, Ivan Lins, Raul de Sousa e Roberto Mendes; tocou no Musical Um Lugar Chamado Recanto do Diretor Fred Mayrink no Teatro Clara Nunes.
Elza Greif

Possui graduação em Fundamentos da Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1961), graduação em Piano pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1961),Mestrado em Música - Conservatório Brasileiro de Musica-CEU (1994) e Doutorado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é Professora nos cursos de Licenciatura em Música e Musicoterapia e Coordenadora do Núcleo de Pesquisa José Maria Neves no Conservatório Brasileiro de Musica-CEU. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, música, educação musical e filosofia.


Leonardo Fuks

Professor da Escola de Música da UFRJ, PhD em Acústica Musical, docente das disciplinas de acústica e biologia aplicadas à música, fisiologia da voz e construção de instrumentos musicais. Músico oboísta e experimental possui também formação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado na Suécia, Royal Institute Of Technology-KTH (1999). Tem experiência na análise acústica, projeto e manufatura de instrumentos de sopro, atuando nas seguintes áreas: acústica musical, acústica de salas para aplicações musicais, projeto de exposições educacionais, oficinas educacionais para crianças e adolescentes, direção e curadoria musical, fisiologia da voz, desempenho musical, música contemporânea, design de bocais e boquilhas de flauta, clarineta, saxofone, fagote e trombone, divulgação científica e pesquisa em voz humana, particularmente em contextos étnicos e de técnicas estendidas.



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal