1º encontro o poder transformador do evangelho comentário inicial comentarista



Baixar 84,66 Kb.
Encontro13.07.2018
Tamanho84,66 Kb.

APRESENTAÇÃO

“A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída” é o tema da Campanha Missionária de 2017. O Papa Francisco nos lembra que “a alegria do Evangelho enche o coração e a vida daqueles que se encontraram com Jesus (EG 1). Essa alegria é missionária, precisa ser anunciada a todos os povos em todos os tempos e lugares.

As comunidades precisam ser motivadas para participar da missão da Igreja em todo o mundo e este é o objetivo dos Círculos Bíblicos deste mês.

ENCONTRO

O PODER TRANSFORMADOR DO EVANGELHO

COMENTÁRIO INICIAL

COMENTARISTA – A grande consequência do trabalho evangelizador é tornar o Reino de Deus presente e atuante no meio de nós para que todos sintam o poder transformador do Evangelho. Este será o nosso assunto de hoje.

CANTO INICIAL

1 – Venham trabalhar na minha vinha, dilatar meu Reino entre as nações. Convidar meu povo ao banquete. Quero habitar nos corações.



Ref. – Unidos pela força da oração, ungidos pelo espírito da missão, vamos juntos construir, uma Igreja em ação.

2 – Venham trabalhar na minha vinha, espalhar na terra o meu amor. Muitos não conhecem a Boa Nova, vivem como ovelhas sem pastor.

3 – Venham trabalhar na minha vinha, com fervor meu Reino proclamar. Que ninguém se queixe ao fim do dia: “Ninguém me chamou a trabalhar”.

ORAÇÃO INICIAL

ANIMADOR (A) – Em nome do Pai...

TODOS – Amém.

ANIMADOR – O Deus que nos quer a serviço da missão evangelizadora que foi confiada à Igreja esteja no coração e na vida de cada um de nós.

TODOS – Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

CONVERSANDO SOBRE O ASSUNTO

ANIMADOR (A) – O Papa Francisco, na sua mensagem para o Dia Mundial das Missões de 2017, nos números 1 e 2, nos diz o seguinte:

LEITOR (A) – A missão da Igreja, destinada a todas as pessoas de voa vontade, funda-se sobre o poder transformador do Evangelho. Este é uma Boa Nova portadora de uma alegria contagiante, porque contém e oferece uma vida nova; a vida de Cristo ressuscitado, o qual, comunicando o seu Espírito vivificador, torna-se para nós Caminho, Verdade e Vida, que é plena comunhão com Deus Pai na força do Espírito Santo, liberta-nos de toda forma de egoísmo e torna-se a fonte de criatividade no amor. Deus Pai quer esta transformação existencial dos seus filhos e filhas; uma transformação que se expressa como culto espiritual e verdadeiro (cf. Jo 4,23-24), ou seja, em uma vida animada pelo Espírito Santo à imitação do Filho Jesus para a glória de Deus Pai. “A glória de Deus é o homem vivo” (Santo Irineu, Adversus haereses IV, 20,7). Assim, o anúncio do Evangelho torna-se palavra viva e eficaz que realiza o que proclama (cf. Is 55,10-11), isto é, Jesus Cristo, que incessantemente se faz carne em cada situação humana.

ANIMADOR (A) – O que podemos dizer sobre este assunto?

Colocações espontâneas

PALAVRA DE DEUS

COMENTARISTA – A Palavra de Deus tem uma força transformadora em si mesma e, por isso, devemos fazer com que ela chegue ao coração de todas as pessoas. Cantemos aclamando a Palavra de Deus.

CANTO DE ACLAMAÇÃO

Ref. – Envia tua Palavra,/ Palavra de salvação,/ que vem trazer esperança,/ aos povos libertação.

1 – Tua Palavra de vida é como a chuva que cai,/ que torna o solo fecundo e faz nascer a semente;/ é água viva da fonte, que faz florir o deserto,/ é uma luz no horizonte, é novo caminho aberto.



LEITURA BÍBLICA (Is 55,10-11)

REFLEXÃO

ANIMADOR (A) – Vamos refletir sobre a Palavra que acabamos de ouvir respondendo às seguintes perguntas:

1 – Por que Deus nos envia a sua Palavra?

2 – Por que a Palavra tem tamanha força?

3 – Por que não vemos o poder transformador da Palavra acontecendo hoje?



Respostas espontâneas

PRECES COMUNITÁRIAS

ANIMADOR (A) – Considerando as nossas reflexões e iluminados pela Palavra que acabamos de ouvir, vamos apresentar nossas orações comunitárias.

Preces espontâneas

ANIMADOR (A) – Agora, rezemos todos juntos a oração que Jesus rezou e nos ensinou a rezar.

TODOS – PAI NOSSO...

CANTO

1 – Por escutar uma voz que disse que faltava gente pra semear,/ Deixei meu lar e saí sorrindo, e assobiando pra não chorar./ Fui me alistar entre os operários que deixam tudo pra te levar./ E fui lutar por um mundo novo, não tenho lar mais ganhei um povo.



Ref. – Sou cidadão do infinito, do infinito, do infinito,/ e levo a paz no meu caminho, no meu caminho, no meu caminho.

2 - Eu procurei semear a paz e onde fui andando falei de Deus,/ abençoei quem fez pouco caso e espalhou cizânia onde eu semeei./ Não aceitei condecoração


por haver buscado um país irmão./ Vou semeando por entre o povo
e vou sonhando este mundo novo.

Colocações espontâneas

GESTO CONCRETO

ANIMADOR (A) – Neste mês, vamos pensar numa atividade para arrecadar fundos para as missões. Vamos planejar a nossa atividade.

Inicialmente, precisamos escolher um secretário ou uma secretária que anote as conclusões de cada reunião.

Escreva o nome da pessoa escolhida: ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­______________________________________

Agora vamos levantar ideias para pensar nossa atividade. Vamos apresentar quatro sugestões, que serão discutidas na próxima reunião.

Sugestão 1: __________________________________________________________

Sugestão 2: ­­­­­­­­­­­­­­­­­__________________________________________________________

Sugestão 3: __________________________________________________________

Sugestão 4: __________________________________________________________



ORAÇÃO FINAL

ANIMADOR (A) – Deus de infinita bondade, que através da vossa Palavra nos conduzis até Vós, aumentai em nós o desejo de conhece-la e anunciá-la. Por Cristo, nosso Senhor.

TODOS – Amém.

ANIMADOR (A) – O Senhor nos abençoe e nos guarde. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

TODOS – Amém.

CANTO FINAL

1 – Senhor, eu quero te agradecer / de todos os dias a gente poder conversar./ Senhor, o mundo precisa te conhecer / mas eu te prometo que vou evangelizar.



Ref. – Eu quero te dizer agora / que eu já vou embora, evangelizar.

2 – Senhor, às vezes me ponho a rezar / E peço o fim da violência e da fome do irmão./ Senhor, que chegue a todos os povos / A graça, o perdão, o anúncio da salvação.


2º ENCONTRO

PRESENÇA ATUANTE DE CRISTO

COMENTÁRIO INICIAL

COMENTARISTA Sem Jesus, nada podemos fazer. Por isso é importante que o conheçamos e que vivamos sempre em comunhão com Ele, pois somente assim produziremos frutos para a vida eterna.

CANTO INICIAL

1 – Sem fronteiras é teu Reino,/ não conhece raça e nação./ Tua cruz libertadora / é semente, vida em todo chão./ Mas tu queres mensageiros./ Eis a nossa vocação. Que proclamem teu amor, construam tua paz, convertam corações.

2 – Sem fronteiras é teu Reino,/ Cabe a cada um o construir./ Para que um mundo novo/ mais humano e justo possa vir./ Quero ser teu missionário / e por ti me decidir / em favor de meus irmãos, no pobre e sofredor, o apelo teu sentir.

ORAÇÃO INICIAL

ANIMADOR (A) – Em nome do Pai...

TODOS – Amém.

ANIMADOR – O Deus esteja no coração e na vida de cada um de nós.

TODOS – Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

CONVERSANDO SOBRE O ASSUNTO

ANIMADOR (A) – O Papa Francisco, na sua mensagem para o Dia Mundial das Missões de 2017, no número 3, nos diz o seguinte:

LEITOR (A) – A missão da Igreja não é a propagação de uma ideologia religiosa, nem mesmo a propagação de uma ética sublima. No mundo, há vários movimentos capazes de apresentar ideais elevados ou expressões éticas notáveis. Diversamente, pela missão da Igreja, é Jesus Cristo que continua a evangelizar e, por isso, ele representa o tempo propício da salvação na história. Por meio da proclamação do Evangelho, Jesus torna-se sem cessar nosso contemporâneo, consentindo à pessoa que o acolhe com fé e amor experimentar a força transformadora do seu Espírito de Ressuscitado que fecunda o ser humano e a criação, como faz a chuva com a terra. “A sua ressurreição não é algo do passado, contém uma força de vida que penetrou o mundo. Onde parecia que tudo morreu, voltam a parecer por todo lado os rebentos da ressurreição. É uma força sem igual” (EG 276).

ANIMADOR (A) – O que podemos dizer sobre este assunto?

Colocações espontâneas

PALAVRA DE DEUS

COMENTARISTA – Somente unidos em Cristo teremos vida e levaremos a verdadeira vida para o mundo. Cantemos aclamando a Palavra de Deus.

CANTO DE ACLAMAÇÃO

1 – Buscai primeiro o Reino de Deus / e a sua justiça./ E tudo mais vos será acrescentado./ Aleluia! Aleluia!

2 – Não só de pão o homem viverá,/ mas de toda Palavra / que procede da boca de Deus./ Aleluia! Aleluia!

3 - Se vos perseguem por causa de mim,/ não esqueçais o porquê./ Não é o servo maior que o Senhor./ Aleluia! Aleluia!



LEITURA BÍBLICA (Jo 15,1-5)

REFLEXÃO

ANIMADOR (A) – Vamos refletir sobre a Palavra que acabamos de ouvir respondendo às seguintes perguntas:

1 – Por que Jesus é a videira verdadeira?

2 – Por que devemos produzir frutos?

3 – Por que sem Jesus nada podemos fazer?



Respostas espontâneas

PRECES COMUNITÁRIAS

ANIMADOR (A) – Considerando as nossas reflexões e iluminados pela Palavra que acabamos de ouvir, vamos apresentar nossas orações comunitárias.

Preces espontâneas

ANIMADOR (A) – Agora, rezemos todos juntos a oração que Jesus rezou e nos ensinou a rezar.

TODOS – PAI NOSSO...

CANTO

Ref. – Tu és o Rei dos reis!/ O Deus do céu deu-te Reino, Força e Glória,/ e entregou em Tuas mãos a nossa história,/Tu és Rei, e o amor é Tua lei!

1 – Sou o primeiro e o derradeiro,/ fui ungido pelo amor!/ Vós sois Meu povo; Eu, Vosso Rei/ e Senhor Redentor!

2 – Vos levarei ás grandes fontes,/ dor e fome não tereis!/ Vós sois Meu povo; Eu, Vosso Rei:/ Junto a Mim vivereis!



GESTO CONCRETO

ANIMADOR – Na reunião passada, levantamos quatro sugestões de atividades para arrecadar fundos para as missões. Vamos recordar quais foram as quatro sugestões.

O secretário ou secretária faz a leitura das quatro atividades levantadas na reunião anterior

ANIMADOR (A) – Agora vamos escolher qual atividade iremos realizar.

O grupo discute e define qual atividade será realizada

ANIMADOR (A) – Devemos também marcar o dia, a hora e o local da nossa atividade.

Atividade: ___________________________________________________________

Dia: ___________ Hora: _____________ Local: _____________________________

O secretário ou secretária anota tudo para apresentar na próxima reunião

ORAÇÃO FINAL

ANIMADOR (A) – Senhor Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Nós vos pedimos que nos abençoeis e que a vossa presença seja constante em nossas vidas para que possamos produzir frutos para a vida eterna. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo.

TODOS – Amém.

ANIMADOR (A) – O Senhor nos abençoe e nos guarde. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

TODOS – Amém.

CANTO FINAL

1 – Quero ouvir teu apelo, Senhor, ao teu chamado de amor e responder./ Na alegria te quero servir, e anunciar o teu Reino de amor.



Ref. – E pelo mundo eu vou. Cantando o teu amor./ Pois disponível estou para sevir-te, Senhor.

2 – Dia a dia, tua graça me dás; nela se apoia o meu caminhar./ Se estás ao meu lado, Senhor, o que, então, poderei eu temer?



3º ENCONTRO

A IGREJA PEREGRINA

COMENTÁRIO INICIAL

COMENTARISTA – Estamos caminhando pelas estradas da vida em direção ao Reino definitivo. Esta caminhada deve ser marcada pelo serviço a Deus e à Igreja, com destaque para o trabalho evangelizador.

CANTO INICIAL

1 – Pelo batismo recebi uma missão/ Vou trabalhar pelo Reino do Senhor/ Vou anunciar o Evangelho para os povos/ Vou ser, profeta, sacerdote, rei, pastor./ Vou anunciar a Boa Nova de Jesus/ Como profeta recebi esta missão/ Onde eu for serei fermento, sal e luz/ Levando a todos a mensagem de cristão.


2 – O Evangelho não pode ficar parado/ Vou anunciá-lo, esta é a minha obrigação/ A messe é grande e precisa de operários/ Vou cooperar na evangelização/ Onde houver trevas eu levarei a luz/ Também direi a todos que Deus é Pai/ Anunciando a mensagem de Jesus.



ORAÇÃO INICIAL

ANIMADOR (A) – Em nome do Pai...

TODOS – Amém.

ANIMADOR – O Deus que nos chama constantemente para estarmos no serviço a Ele e aos nossos irmãos e irmãs esteja no coração e na vida de cada um de nós.

TODOS – Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

CONVERSANDO SOBRE O ASSUNTO

ANIMADOR (A) – O Papa Francisco, na sua mensagem para o Dia Mundial das Missões de 2017, no número 6, nos diz o seguinte:

LEITOR (A) – A missão da Igreja é animada por uma espiritualidade de êxodo contínuo. Trata-se de “sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho” (EG 20). A missão da Igreja encoraja a uma atitude de peregrinação contínua pelos vários desertos da vida, por meio das experiências de fome e sede de verdade e justiça. A missão da Igreja inspira uma experiência de exílio contínuo, para fazer sentir a condição de exilado a caminho da pátria definitiva, pendente entre o “já” e o “ainda não” do Reino dos Céus.

ANIMADOR (A) – O que podemos dizer sobre este assunto?

Colocações espontâneas

PALAVRA DE DEUS

COMENTARISTA – Deus tem um projeto para todos nós que irá se consumar na eternidade. Cantemos aclamando a Palavra de Deus.

CANTO DE ACLAMAÇÃO

1 – Eu vim para escutar.



Ref. – Tua Palavra, tua Palavra, tua Palavra de amor.

2 – Eu gosto de escutar.

3 – Eu quero entender melhor.

4 – O mundo ainda vai viver.



LEITURA BÍBLICA (Ef 1,3-10)

REFLEXÃO

ANIMADOR (A) – Vamos refletir sobre a Palavra que acabamos de ouvir respondendo às seguintes perguntas:

1 – Por que Deus nos cumulou de bênçãos e graças?

2 – Por que Deus nos deu a redenção em Jesus Cristo?

3 – Por que devemos contribuir para que todos possam chegar à vida eterna?



Respostas espontâneas

PRECES COMUNITÁRIAS

ANIMADOR (A) – Considerando as nossas reflexões e iluminados pela Palavra que acabamos de ouvir, vamos apresentar nossas orações comunitárias.

Preces espontâneas

ANIMADOR (A) – Agora, rezemos todos juntos a oração que Jesus rezou e nos ensinou a rezar.

TODOS – PAI NOSSO...

CANTO

1 – Antes que eu te formaste dentro do seio de tua mãe, / antes que tu nascestes, te conhecia e te consagrei / para ser meu profeta entre as nações eu te escolhi: / irás onde enviar-te e o que te mando proclamarás!



Ref. – Tenho de gritar, tenho de arriscar: / ai de mim, se não o faço! / Como escapar de Ti, como calar, / se tua voz arde em meu peito?

2 – Não temas arriscar-te, porque contigo eu estarei; / não temas anunciar-me: em tua boca eu falarei. / Entrego-te, meu povo, vai arrancar e derrubar: / para edificar, destruirás e plantarás.

3 – Deixa os teus irmãos, deixa teu pai e tua mãe; / deixa a tua casa, porque a terra gritando está. / Nada tragas contigo, pois a teu lado eu estarei: / é hora de lutar, porque meu povo sofrendo está.

GESTO CONCRETO

ANIMADOR - Na nossa última reunião, decidimos que ação iremos realizar e marcamos a data, o horário e o local do nosso evento. Agora, precisamos convidar outras pessoas para participar da nossa ação. Vamos fazer uma lista de convidados e distribuir esta lista entre nós para divulgar.

ORAÇÃO FINAL

ANIMADOR (A)Pai de bondade, que nos criastes para vivermos eternamente ao vosso lado, dai-nos a graça de colaborar com o vosso plano de amor. Por Cristo, nosso Senhor.

TODOS – Amém.

ANIMADOR (A) – O Senhor nos abençoe e nos guarde. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

TODOS – Amém.

CANTO FINAL

1 – Nós somos testemunhas do que Jesus falou, / nós somos missionários do Reino que deixou.



Ref. – Pois é nossa Missão: profetas da alegria, / amar o nosso irmão, viver da Eucaristia. / Feliz é quem habita a casa do Senhor, / feliz é quem revive ali o seu amor! (bis).

2 – Aqui, agora, somos profetas do amanhã, / artífices da paz, vivendo a fé cristã.

3 – Nós somos os herdeiros da ressurreição, / pois Cristo é a meta da nossa vocação.

4 – Cristo, nossa páscoa, foi quem nos escolheu. / Pra difundir o Reino e o amor que o Pai nos deu.



4º ENCONTRO

A JUVENTUDE E A MISSÃO

COMENTÁRIO INICIAL

COMENTARISTA – Os jovens são a garantia do futuro da Igreja e devem contribuir para que este futuro aconteça através da participação na missão que lhes foi confiada pelo próprio Deus.

CANTO INICIAL

Ref. – Eu vim para que todos tenham vida,/ que todos tenham vida plenamente. (bis)

1 – Reconstrói a tua vida em comunhão com teu Senhor,/ reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão./ Onde está o teu irmão, eu estou presente nele.



ORAÇÃO INICIAL

ANIMADOR (A) – Em nome do Pai...

TODOS – Amém.

ANIMADOR – O Deus que quer os jovens como missionários do seu Reino esteja no coração e na vida de cada um de nós.

TODOS – Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

CONVERSANDO SOBRE O ASSUNTO

ANIMADOR (A) – O Papa Francisco, na sua mensagem para o Dia Mundial das Missões de 2017, no número 8, nos diz o seguinte:

LEITOR (A) – Os jovens são a esperança da missão. A pessoa de Jesus e a Boa Nova proclamada por Ele continuam a fascinar muitos jovens. Estes buscam percursos onde possam concretizar a coragem e os ímpetos do coração ao serviço da humanidade. “São muitos jovens que se solidarizam contra os males do mundo, aderindo a várias formas de militância e voluntariado. (...) Como é bom que os jovens sejam ‘caminheiros da fé’, felizes por levarem Jesus Cristo a cada esquina, a cada praça, a cada canto da terra” (EG 106).

ANIMADOR (A) – O que podemos dizer sobre este assunto?

Colocações espontâneas

PALAVRA DE DEUS

COMENTARISTA – Deus confia na juventude e quer que ela seja atuante na Igreja e no mundo. Cantemos aclamando a Palavra de Deus.

CANTO DE ACLAMAÇÃO

1 – Como são belos os pés do mensageiro que anuncia a paz. Como são belos os pés do mensageiro que anuncia o Senhor.



Ref. – Ele vive, Ele reina, Ele é Deus e Senhor. (bis)

2 – O meu Senhor chegou com toda a glória, vivo Ele está, Ele está bem junto a nós, seu corpo santo a nos tocar, e vivo eu sei, Ele está.



LEITURA BÍBLICA (1Tm 4,12-16)

REFLEXÃO

ANIMADOR (A) – Vamos refletir sobre a Palavra que acabamos de ouvir respondendo às seguintes perguntas:

1 – Por que os jovens devem tornar-se modelos para o mundo?

2 – Por que os jovens devem dedicar-se à missão?

3 – Por que os jovens devem ser perseverantes?



Respostas espontâneas

PRECES COMUNITÁRIAS

ANIMADOR (A) – Considerando as nossas reflexões e iluminados pela Palavra que acabamos de ouvir, vamos apresentar nossas orações comunitárias.

Preces espontâneas

ANIMADOR (A) – Agora, rezemos todos juntos a oração que Jesus rezou e nos ensinou a rezar.

TODOS – PAI NOSSO...

CANTO

1 – Se calarem a voz dos profetas, as pedras falarão./ Se fecharem uns poucos caminhos, mil trilhas nascerão.



Ref. – Muito tempo não dura a verdade nestas margens estreitas demais / Deus criou o infinito pra vida ser sempre mais!/ É Jesus este Pão de igualdade, viemos pra comungar/ com a luta sofrida de um povo que quer ter voz, ter vez, lugar./ Comungar é tornar-se um perigo, viemos pra incomodar / com a fé e união nossos passos um dia vão chegar

GESTO CONCRETO

ANIMADOR (A) – Agora que já sabemos o que vamos fazer, marcamos a data, o horário e o local e já convidamos as pessoas para participarem do nosso evento, precisamos organizar tudo direitinho para que o trabalho seja o melhor possível. Por isso, vamos ver tudo o que precisa ser providenciado e distribuir as tarefas entre os membros do nosso grupo.

ORAÇÃO FINAL

ANIMADOR (A) – Senhor, que chamastes os jovens para o vosso serviço, cumulai-os de bênçãos e graças para que sejam constantes na missão e fieis a Vós. Por Cristo, nosso Senhor.

TODOS – Amém.

ANIMADOR (A) – O Senhor nos abençoe e nos guarde. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

TODOS – Amém.

CANTO FINAL

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz./ Onde houver ódio, que eu leve o amor./ Onde houver ofensa, que eu leve o perdão./ Onde houver discórdia, que eu leve a união./ Onde houver dúvida, que eu leve a fé./ Onde houver erro, que eu leve a verdade./ Onde houver desespero, que eu leve a esperança./ Onde houver tristeza, que eu leve a alegria./ Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, fazei que eu procure mais:/ consolar que ser consolado;/ compreender que ser compreendido;/ amar que ser amado./ Pois é dando que se recebe,/ é perdoando que se é perdoado,/ e é morrendo que se vive para a vida eterna.

LEITURAS BÍBLICAS

PRIMEIRO ENCONTRO (Is 55,10-11)

Tal como a chuva e a neve caem do céu e para lá não volvem sem ter regado a terra, sem a ter fecundado, e feito germinar as plantas, sem dar o grão a semear e o pão a comer, assim acontece à palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão.



SEGUNDO ENCONTRO (Jo 15,1-5)

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará; e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto. Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.



TERCEIRO ENCONTRO (Ef 1,3-10)

Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do céu nos abençoou com toda a bênção espiritual em Cristo, e nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos. No seu amor nos predestinou para sermos adotados como filhos seus por Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua livre vontade, para fazer resplandecer a sua maravilhosa graça, que nos foi concedida por ele no Bem-amado. Nesse Filho, pelo seu sangue, temos a Redenção, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça que derramou profusamente sobre nós, em torrentes de sabedoria e de prudência. Ele nos manifestou o misterioso desígnio de sua vontade, que em sua benevolência formara desde sempre, para realizá-lo na plenitude dos tempos - desígnio de reunir em Cristo todas as coisas, as que estão nos céus e as que estão na terra.



QUARTO ENCONTRO (1Tm 4,12-16)

Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade. Enquanto eu não chegar, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino. Não negligencies o carisma que está em ti e que te foi dado por profecia, quando a assembleia dos anciãos te impôs as mãos. Põe nisto toda a diligência e empenho, de tal modo que se torne manifesto a todos o teu aproveitamento. Olha por ti e pela instrução dos outros. E persevera nestas coisas. Se isto fizeres, salvar-te-ás a ti mesmo e aos que te ouvirem.



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal