1. Designação do imóvel/conjunto Fortificações de Monsaraz



Baixar 5,21 Mb.
Página1/6
Encontro21.07.2017
Tamanho5,21 Mb.
  1   2   3   4   5   6

 1. Designação do imóvel/conjunto

 Fortificações de Monsaraz

 2. Localização

 Évora, Reguengos de Monsaraz, Monsaraz

 3. Implantação



 


 4. Situação e envolvente

 Situada num promontório que se destaca na planície, como marco dominante da paisagem.

 5. Paisagem envolvente/ Vegetação relevante

 É predominantemente constituída por conjuntos compartimentados, com excepção do quadrante sudoeste onde a dominância é de esteval pontuado por azinheiras.  
A vegetação relevante de maior interesse é a rupícola, das muralhas e muros velhos, caracterizada pela presença da endémica europeia ruínas, acompanhada pelo meimendro-branco, umbigos-de-vénus e campânulas.


 6. Descrição e dados históricos do edificado

 

O castelo alcáçova de Monsaraz, considerado monumento nacional, implantado numa crista rochosa, tem uma disposição trapezoidal orientada sensivelmente no sentido norte-sul, na sua maior dimensão, apresentando uma das suas faces mais extensas virada para nascente, lado que, desde sempre, lhe exigiu maior esforço defensivo.

É construído de granito e xisto em rude opus incertum, com muro de grande altura, constituído por quatro torres quadradas nos extremos e tendo ao centro a torre de menagem.

A barbacã, de muro menos robusto, abraçava o castelo mas foi sacrificada em muita da sua extensão em especial na área dos baluartes a oriente.



Manteve-se a portada gótica na entrada principal tendo sido eliminados outros elementos arquitectónicos, nomeadamente portas no século XVII. Foram seus arquitectos Nicolau de Langres – sistema de fortificações de 1644; Jean Gillot – sistema de fortificações de 1644.


 7. Tipologia

 A fortificação enquadra-se na arquitectura militar (nas tipologias estudadas neste trabalho), e no seu recinto podem-se encontrar diversificados exemplos de arquitectura religiosa e civil, num vasto espectro que vai do gótico ao barroco. Constitui-se como um aglomerado urbano fortificado, de carácter unificado.

 8. Estado de Conservação

 Variável.

 9. Classificação/Protecção

 Monumento – MN, Dec. Nº 35 443, DG 1 de 02 Janeiro 1946, ZEP, DG 187 de 14 Agosto 1951 e Dec. Nº 516/71, DG 274 de 22 Novembro 1971.

 10. Proprietário

 Pertence ao Estado.

 11. Elementos gráficos e fotografias





  1   2   3   4   5   6


©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal