01 – Christoph – 19 de agosto



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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

INSTITUTO DE LETRAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS

ÁREA DE ESTUDOS DE LITERATURA

ESPECIALIDADE: LITERATURAS ESTANGEIRAS MODERNAS

ÊNFASE: LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA

PROGRAMA DE DISCIPLINA


DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome da disciplina: CONFIGURAÇÕES DO REAL E DO IMAGINÁRIO NAS LEM: Studies on Authorship (disciplina ministrada em língua inglesa)

Código: Lit 00053

Caráter: Específica das Literaturas Estrangeiras Modernas

Linha de Pesquisa: Literatura, Imaginário e História

Créditos: 04

Professores responsáveis: Sandra Sirangelo Maggio e Rosalia Neumann Garcia + Professora convidada: Elaine Indrusiak

Horário: terças, das 8h30min às 12h
Ementa: A disciplina investiga novos paradigmas ligados às questões de autoria e de trânsito entre diferentes meios de expressão relacionados às literaturas de Língua Inglesa. Examina os limites entre o real e o imaginário e estabelece ligações através da análise das matrizes aglutinadoras entrevistas nos espaços de representação estética.
Objetivos: Conhecer as obras literárias referenciais da época e refletir sobre as diferentes abordagens teóricas disponíveis para o seu estudo. Considerar os paradigmas de criação e de crítica utilizados em diferentes momentos da fortuna das obras investigadas. Levantar hipóteses sobre o fazer estético e o ofício crítico na nossa contemporaneidade. Investigar como funcionam as traduções intermediáticas e os efeitos estéticos obtidos.

Programa da disciplina: Leitura e discussão de obras selecionadas. Discussão e reavaliação de teorizações, analisando os diferentes olhares e bases teóricas dirigidos aos textos selecionados para estudo.

Procedimentos Didáticos: A disciplina será oferecida em três módulos, cada um propondo diferentes olhares sobre o corpus selecionado. Os encontros serão pautados em discussões sobre a temática proposta e apresentação de leituras. Serão promovidas reflexões críticas a respeito das concepções apresentadas. A avaliação contempla a participação em aula (40%) e um ensaio final (60%) versando sobre algum dos aspectos tratados na disciplina.

CRONOGRAMA E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
PRIMEIRO MÓDULO

Profa. Sandra Sirangelo Maggio

Foco em: Teoria Crítica Aplicada - Forum de Pesquisa

Corpus de Aplicação: A Portrait of the Artist as a Young Man, de James Joyce

Semana 01 – Chapter 1

Recorte: Studies on Authorship

Semana 02 – Chapter 2

Recorte: Literature and History

Semana 03 – Chapter 3

Recorte: Literature and Religion

Semana 04 – Chapter 4

Recorte teórico: Literature and Philosophy

Semana 15 – Chapter 5



Seminar: Different approaches to Joyce’s novel
REFERÊNCIAS:

JOYCE, James. A Portrait of the Artist as a Young Man. New York: Norton Critical Edition, 2007.

BURGESS, Anthony. Re Joyce. New York: Norton, 2000.

CAMPBELL, Joseph. Mythic worlds, Modern Words: On the Art of James Joyce. California: New World. (Edited by Edmund L. Epstein). California: New World, 2004.

CIXOUS, Hélène. “The Artist and the Law”. In: RIQUELME, John Paul. (ed.) A Portrait of the Artist as a Young Man: A Norton Critical Edition. New York: Norton, 2007.

CIXOUS, Hélène. “The Style of the Troubled conscience.”In: WOOLAEGGER, Mark A. (ed.) James Joyce’s A Portrait of the Artist as a Young Man: A Casebook. Oxford: Oxford University Press, 2003.

DERRIDA, Jacques: “Two Words for Joyce.” In: REYNOLDS, Mary T (ed.). James Joyce: A Collection of Critical Essays. New Jersey: Prentice Hall, 1993.

ECO, Umberto. “The artist and Medieval Thought in the Early Joyce. In: RIQUELME, John Paul. (ed.) A Portrait of the Artist as a Young Man: A Norton Critical Edition. New York: Norton, 2007.

ELLMANN, Richard. James Joyce. (New and revised edition). Oxford: Oxford University Press, 1983.

GILBERT, Stuart (ed.) Letters of James Joyce. New York: The Viking Press, 1957.

KENNER, Hugh. “The Portrait in Perspective.” In: WOOLAEGGER, Mark A. (ed.) James Joyce’s A Portrait of the Artist as a Young Man: A Casebook. Oxford: Oxford University Press, 2003.

MacCABE, Colin. James Joyce and the Revolution of the Word. London: MacMillan, 1981.

MAGGIO, Sandra Sirangelo. “As Narrativas do retorno: da Odisséia ao Ulisses.” In: Textura: revista de Educação, Ciências e Letras. Canoas, ULBRA, n. 4, 2001.
REYNOLDS, Mary T (ed.). James Joyce: A Collection of Critical Essays. New Jersey: Prentice Hall, 1993.

RIQUELME, John Paul. (ed.) A Portrait of the Artist as a Young Man: A Norton Critical Edition. New York: Norton, 2007.

RIQUELME, John Paul. “Dedalus and Joyce Writing the Book of Themselves.” In: RIQUELME, John Paul. (ed.) A Portrait of the Artist as a Young Man: A Norton Critical Edition. New York: Norton, 2007.

WOOLAEGGER, Mark A. (ed.) James Joyce’s A Portrait of the Artist as a Young Man: A Casebook. Oxford: Oxford University Press, 2003.

SEGUNDO MÓDULO

Profa. Rosalia Neumann Garcia

Foco em: Teorias de Adaptação

Semanas 06, 07, 08, 09 e 10

Obras do século XIX que foram relançadas nos séculos XX e XXI utilizando conceitos como adaptação, paródia, pastiche, literatura derivativa, mash-up.

Semana 01 – Frankenstein, de Mary Shelley & Do Androids Dream of Eletric Sheep?, de Phillip K. Dick

Semana 02 – Neuromancer, by William Gibson & The War of the Worlds, de H. G. Wells

Semana 03 – The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde, de R. L. Stevenson

Semana 04 –The League of the Extraordinary Gentlement, de Alan Moore

Semana 05 – Pride and Prejudice and Zombies, de Seth Grahame-Smith


REFERÊNCIAS:

AUSTEN, Jane. Pride and Prejudice, www.gutenberg.org

BARRICELLI, Jean-Pierre. Interrelations of Literature. NY: Modern Language Association of America, 1982. 329 p.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Tradução: Plínio Dentzien. RJ: Jorge Zahar, 2001. 258 p.

DICK, Phillip K. Do Androids Dream of Electric Sheep, Doubleday, New York, 1968.

DONADA, Jaqueline Bohn. Spontaneous Overflow of Powerful Feelings. Dublin: VDM Verlang, 2009.

EAGLETON, Terry. Literary Theory: An Introduction. Minneapolis: University of Minnesota Press, , 1983.

GIBSON, William. Neuromancer, Ace Books, 1984.

GRAHAME-SMITH, Seth. Pride and Prejudice and Zombies, Quirk Books, Philadelphia,2009.

HUTCHEON, Linda. A Theory of Adaptation. NY: Routledge, 2006. 232 p.

JOHNSON, Steven . Cultura da Interface: Como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges. RJ: Jorge Zahar, 2001. 189 p.

LAZZARIS, Fabiane. Expressionistic aspects in some works by Tenessee Williams and by other american authors. Dissertação de Mestrado, UFRGS, 2009.

LOTHE, Jakob. Narrative in Fiction and Film. NY: OUP, 2000. 253 p.

Moore, Alan. League of Extraordinary Gentlemen, Vol II, Wildstorm, 2004

SARUP, Madan. An Introductory Guide to Post-Structuralism and Postmodernism. Athens:The University of Georgia Press, 1993.

SELDEN, Raman et al. A Readers Guide to Contemporary Literary Theory. London: Prentice Hall, 1997.

SHELLEY, Mary. Frankenstein. www.gutenberg.org

STEVENSON, Robert Louis. Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde. www.gutenberg.org

WELLS, H.G. The War of the Worlds, www.gutenberg.org

TERCEIRO MÓDULO

Profa. Elaine Indrusiak

Semanas 11, 12, 13, 14 e 15

Foco em: A Literatura no Cinema: Temáticas

A versão fílmica da obra literária abordada enquanto mais uma leitura feita do texto primário. O papel do crítico como o leitor dessa leitura. Aproximação com a Teoria do Cinema como instrumento para a movimentação do crítico literário. Ênfase em temáticas abordadas, e nos tratamentos intermediáticos adotados.

Discussões levantadas:

Semana 11 – O gótico nas narrativas de suspense e de horror (entram aqui Frankenstein, Poe, Hitchcock, Tim Burton)

Semana 12 – Distopia e ficção científica (Brave New World e/ou 1984, Philip Dick, Gattaca, Blade Runner, Farenheit 451)

Semana 13 – O épico na contemporaneidade (Lord of the Rings, Harry Potter, Star Wars, Matrix, Tim Burton’s Alice)

Semana 14 – Representações pós-modernas do ficcional e do histórico (Becoming Jane e/ou Lost in Austen, Shakespeare in Love, Midnight in Paris)Leituras Fílmicas das Obras de Austen

Semana 15 – Literatura e cultura de massa (Game of Thrones, BBC’s adaptations, fanfiction)Considerações sobre a Alice de Tim Burton


REFERÊNCIAS:

ALICE no País da Maravilhas. Direção: Tim Burton. Roteiro: Linda Woolverton. USA: Walt Disney Pictures / Roth Films / Team Todd / The Zanuck Company, 2010. 1 DVD (108 min), son., color., legendado. Título original: Alice in Wonderland.

BEJA, Morris. Film and Literature: An Introduction. New York: Longman, 1979.

BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na Época de Sua Reprodutibilidade Técnica. In: ADORNO, Theodore et al. Teoria da Cultura de Massa. 5.ed. Introdução, comentários e seleção: Luiz Costa Lima. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

BLOOM, Harold. The Anxiety of Influence: A Theory of Poetry. 2.ed. New York / Oxford: Oxford University Press, 1997.

ELIOT, T. S.. Tradition and the individual talent. In: KERMODE, Frank (ed). Selected prose of T. S. Eliot. New York / London: Harcourt / Farrar, Straus and Giroux, 1975.

EVEN-ZOHAR, Itamar. Papers in Culture Research. Tel Aviv: Unit of Culture Research, Tel Aviv University, 2010. 251p. Disponível em: < http://www.tau.ac.il/~itamarez/works/books/EZ-CR-2005_2010.pdf>. Data do acesso: 04 set. 2010.

EVEN-ZOHAR, Itamar. Papers in Historical Poetics. Tel Aviv: The Porter Institute for Poetics and Semiotics, 1978. 100 p. Disponível em: . Data do acesso: 04 set 2010.

FRANKENSTEIN de Mary Shelley. Direção: Kenneth Branagh. Roteiro: Steph Lady, Frank Darabont. USA / Japan: Tristar Pictures / Japan Satellite Broadcasting / IndieProd Company Productions, American Zoetrope, 1994. 1 DVD (123 min), son., color., legendado. Título original: Mary Shelley’s Frankenstein.

HAMLET. Direção: Kenneth Branagh. Roteiro: Kenneth Branagh. UK / USA: Castle Rock Entertainment / Turner Pictures / Fishmonger Films, 1996. 2 DVDs (242 min), son., color., legendado. Título original: William Shakespeare’s Hamlet.

HUTCHEON, Linda. A Poetics of Postmodernism. London / New York: Routledge, 1990.

MACDONALD G.; MACDONALD, A. Jane Austen on Screen. New York: Cambridge UP, 2003.



MAST, Gerald. “Literature and Film”, In: BARRICELLI, JP; GIBALDI, J.. Interrelations of Literature. New York: The Modern Language Association of America, 1982.

MAST, Gerald. Literature and Film. In: BARRICELLI, Jean-Pierre & GIBALDI, Joseph (eds.). Interrelations of Literature. New York: MLA, 1982.

MCFARLANE, Brian. Novel to Film: An Introduction to the Theory of Adaptation. Oxford: Clarendon Press, 1996.

METZ, Christian A Significação no Cinema. São Paulo: Perspectiva, 1972.

METZ, Christian Linguagem e Cinema. São Paulo: Perspectiva, 1980.

METZ, Christian. A Grande Sintagmática do Filme Narrativo. In: BARTHES, R.; BREMOND, C.; ECO, Umberto et al. Análise Estrutural da Narrativa. Seleção de ensaios da revista “Communications”. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1972.

ORGULHO e Preconceito. Direção: Joe Wright. Roteiro: Deborah Moggach. France / UK: Focus Features / Universal Pictures / Studio Canal / Working Title Films / Scion Films, 2005. 1 DVD (127 min.), son., color., legendado. Título original: Pride and Prejudice.

PARRILL, Sue. Jane Austen on Film and Television: A Critical Study of the Adaptations. Jefferson: McFarland & Co., 2002.

SANDERS, Julie. Adaptation and Appropriation. London: Routledge, 2006.

SINYARD, Neil. Filming Literature: The Art of Screen Adaptation. New York: St. Martin's Press, 1986.



SOLENDER, Elsa A. “Recreating Jane Austen’s Work on Film”. Persuasions, vol. 24, 2002. Available at: . 102-120.

WAGNER, Geoffrey A. The Novel and The Cinema. New Jersey: Associated University Presses, 1975.



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